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A Volvo Trucks lança a nova geração de camiões pesados a pensar no motorista

A Volvo Trucks está a introduzir quatro novos camiões, fortemente focados no ambiente do motorista, na segurança e na produtividade. "Estamos muito orgulhosos deste grande investimento virado para o futuro. O nosso objetivo é ser o melhor parceiro de negócios dos nossos clientes, tornando-os ainda mais competitivos e ajudando-os a atrair os melhores motoristas num mercado cada vez mais difícil", diz Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks. Os quatro camiões pesados, Volvo FH, FH16, FM e FMX, representam cerca de dois terços das entregas da Volvo Trucks.
R2A8182 A nova gama de camiões pesados Volvo Trucks
A Volvo Trucks está a lançar quatro novos camiões pesados, fortemente focados no ambiente do motorista, na segurança e na produtividade.

Um esperado aumento crescente da procura de transportes está colocar pressão ao nível da disponibilidade de motoristas qualificados em todo o mundo. Na Europa, por exemplo, as estimativas mostram que cerca de 20% de todos os postos de trabalho de motoristas estão vagos. Para ajudar os clientes a recrutar e reter os melhores motoristas, a Volvo Trucks tem-se concentrado fortemente no desenvolvimento de novos camiões para os tornar mais seguros, eficientes e atrativos para motoristas qualificados.

"Os motoristas que conduzem um camião de forma segura e eficiente são um ativo inestimável para qualquer empresa de transportes. Um comportamento de condução responsável pode ajudar a reduzir as emissões de CO2 e os custos de combustível, bem como a reduzir o risco de acidentes, lesões e paragens não planeadas. Os nossos novos camiões ajudarão os motoristas a trabalhar de forma ainda mais segura e produtiva e darão aos nossos clientes argumentos mais fortes ao competir para atrair os melhores motoristas", continua Roger Alm.  

Os vários modelos de camiões da gama Volvo Trucks estão disponíveis com muitos modelos de cabinas diferentes e podem ser otimizados para uma vasta gama de aplicações. Nos camiões de longo curso, a cabina é muitas vezes a segunda casa do motorista. Em camiões de transporte regional, a cabina ser normalmente como escritório móvel, enquanto no setor da construção os camiões são ferramentas de trabalho robustas e práticas. Assim, visibilidade, conforto, ergonomia, nível de ruído, capacidade de manobra e segurança foram fundamentais ao desenvolver todos os novos modelos de camião. O exterior do camião também foi melhorado para refletir as propriedades dos novos camiões e criar um design global atrativo.

Nova cabina, oferecendo mais espaço e visibilidade melhorada – Volvo FM e Volvo FMX
Os novos Volvo FM e Volvo FMX têm uma cabina totalmente nova, bem como muitas das mesmas funções do display de instrumentos dos seus homólogos Volvo maiores. O volume interior foi aumentado até um metro cúbico, proporcionando maior conforto e mais espaço de trabalho. A visibilidade é agora ainda melhor devido a janelas maiores, uma linha de porta rebaixada e novos espelhos.

O volante está equipado com uma função de ajuste da coluna de direção que permite um maior ajustamento individual da posição de condução. A cama inferior da cabina longa está posicionada mais acima do que anteriormente, proporcionando maior conforto e criando espaço para arrumos adicional por baixo. A cabina curta tem um novo compartimento para arrumos de 40 litros com iluminação interior na parede traseira. O conforto da cabina é ainda melhorado através de um isolamento reforçado que ajuda a afastar o frio, calor e ruído, enquanto uma unidade climática controlada por sensores com um filtro de carbono promove uma boa qualidade do ar em todas as condições.

Todos os modelos equipados com uma nova interface de motorista
A área do motorista tem agora uma interface completamente nova para informações e comunicações, com o objetivo de facilitar a visualização e gestão de diferentes funções, criando menos stress e distração. O display de instrumentos é totalmente digital, com um ecrã de 12 polegadas que facilita ao motorista a escolha das informações necessárias em qualquer altura. Ao alcance fácil do motorista, existe um display lateral suplementar de 9 polegadas disponível para Infotainment, navegação, informações de transporte e monitorização das câmaras. As funções podem ser controladas através de botões no volante, controlo por voz ou através do ecrã tátil e do painel de controlo do display.

Sistemas de segurança melhorados para ajudar a evitar acidentes
A segurança foi ainda melhorada com funções como máximos adaptativos no Volvo FH e Volvo FH16, uma solução que a Volvo Trucks é o primeiro fabricante de camiões a lançar. O sistema aumenta a segurança para todos os utentes da estrada ao desativar automaticamente segmentos selecionados dos máximos LED quando o camião se aproxima do tráfego em sentido contrário ou de outro veículo por trás.

A condução também é facilitada por um Cruise Control Adaptativo (ACC) melhorado para velocidades até 0 km/h e cruise control em descida que ativa automaticamente os travões das rodas quando é necessária força de travagem adicional para manter uma velocidade constante em descida. O sistema de travagem controlado eletronicamente (EBS), um pré-requisito para funcionalidades de segurança como o Aviso de Colisão com Travagem de Emergência e o Controlo Eletrónico da Estabilidade, é agora equipado de série no novo camião. A Direção Dinâmica Volvo, com os sistemas de segurança Auxílio à Manutenção na Faixa de Rodagem e Assistência à Estabilidade, também está disponível como opção. Um sistema de reconhecimento de sinalização rodoviária deteta sinais de trânsito, como restrições de ultrapassagem, tipo de estrada e limites de velocidade, apresentando-os no display de instrumentos.

A visibilidade pode ser melhorada adicionando uma câmara de canto do passageiro que permite uma visão complementar da parte lateral do camião no display lateral.

Motores eficientes e linhas motrizes alternativas
O ambiente e a economia são fatores importantes para as empresas de transportes. Como não existirá uma fonte de energia única que resolva todos os problemas relacionados com alterações climáticas, e uma vez que diferentes segmentos e serviços de transporte exigirão uma variedade de soluções, continuarão a coexistir vários tipos de linhas motrizes num futuro previsível.

Em muitos mercados, o Volvo FH e o Volvo FM estão disponíveis com motor GNL movido a gás compatível com Euro 6, que proporciona eficiência de combustível e desempenho ao nível dos camiões a diesel equivalentes da Volvo, mas com um impacto ambiental muito menor. O motor a gás pode funcionar com biogás, que reduz o CO2 até 100%, ou com gás natural, que reduz as emissões de CO2 até 20% quando comparado com camiões a diesel equivalentes da Volvo. Isso está relacionado com as emissões do veículo durante a utilização, conhecido como do depósito às rodas.

O novo Volvo FH também pode ser personalizado com um novo e eficiente motor diesel Euro 6, incluído no pack I-Save, que permite poupanças significativas de combustível e CO2. Em operações de longo curso, por exemplo, o novo Volvo FH com I-Save combina o novo motor D13TC com um pack de funcionalidades e pode conseguir poupanças até 7%*. Também se verificaram melhorias para as versões Euro 3 e 5, com funcionalidades como a Assistência ao Binário Volvo.

*A melhoria do combustível é calculada comparando os custos do diesel e AdBlue para o D13TC Euro 6 Step D com o Pack de Combustível de Longo Curso (I-Save) com o D13 eSCR Euro 6 Step D sem o Pack de Combustível de Longo Curso. A economia real de combustível pode variar dependendo de muitos fatores, tais como a experiência do motorista, a utilização do cruise control, especificações do veículo, carga do veículo, topografia real, manutenção do veículo e condições meteorológicas.

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