Trucks

A Volvo Trucks apresenta o novo Volvo FM – Concebido para atrair motoristas com uma nova cabina e melhor visibilidade

A Volvo Trucks lançou a nova geração do Volvo FM, repleta de melhorias no ambiente do motorista e inovações que proporcionam um nível mais elevado de conforto, segurança e produtividade. "Espaçoso e com excecional visibilidade, o novo camião pesado Volvo FM foi concebido para ser o derradeiro local de trabalho sobre rodas em todos os segmentos", afirma Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks.
08A3740 FM 4x2 trator com reboque
O novo camião pesado Volvo FM foi concebido para ser o derradeiro local de trabalho sobre rodas em todos os segmentos.

"Os motoristas são um dos ativos mais importantes na indústria dos transportes", continua Roger Alm. "Com o novo Volvo FM, estamos a introduzir uma ferramenta de trabalho versátil que é também um paraíso de conforto, permitindo aos nossos clientes atrair e reter os melhores motoristas que manterão as respetivas operações a avançar com sucesso.”

Um escritório móvel construído para motoristas
"O novo Volvo FM é o cavalo de batalha versátil da nossa gama – ágil e apto para servir o seu propósito de ser espaçoso, seguro e confortável para os motoristas", diz Carina Byström, Designer Principal de Interior da Volvo Trucks. "Também conseguimos uma visibilidade muito boa através de uma linha de porta rebaixada, novos espelhos retrovisores e uma câmara de canto do passageiro."

Para isso, a nova cabina elevou os pilares A que lhe dão até um metro cúbico extra de espaço e mais luz. Também dispõe de tecnologia inteligente que sustenta o foco da Volvo em criar um escritório móvel de topo para motoristas.

O interior é realçado por um novo painel de instrumentos que oferece mais espaço de arrumos, novas cores e um moderno display dinâmico. O painel de instrumentos inclui um display de instrumentos de alta resolução de 12 polegadas com uma interface intuitiva em que o motorista pode ver facilmente informações importantes e selecionar entre quatro vistas de ecrã diferentes, dependendo da situação de condução. O display de instrumentos, que é fornecido já preparado para futuras atualizações e serviços conectados, foi concebido para simplificar as interações do motorista e minimizar as distrações ao aceder a informações fundamentais.

O novo Volvo FM tem um display lateral opcional de 9 polegadas para Infotainment, suporte de navegação, informações de transporte e monitorização da câmara. O display permite a interação de várias formas: com os botões posicionados de forma intuitiva no volante, com controlo por voz ou diretamente através do ecrã tátil e do painel de controlo do display. O display de instrumentos e o display lateral funcionam com vários idiomas. Além disso, uma nova opção de ajuste da coluna de direção proporciona uma posição de condução mais ergonómica.

Área de habitabilidade atualizada para aumentar o conforto
A nova cabina longa foi melhorada com uma cama elevada e melhores possibilidades de arrumação que incluem um grande compartimento de arrumos por baixo da cama e arrumos na parte superior traseira com painéis LED nos divisores dos compartimentos. Passar do banco para a cama é mais fácil do que nunca com o novo seletor de velocidades I-Shift, mais fino e ergonómico. O conforto da cabina é ainda melhorado através de um isolamento reforçado que ajuda a manter o frio, o calor e o ruído afastados.

O exterior tem um aspeto novo e arrojado
O exterior do Volvo FM da próxima geração tem uma nova forma aerodinâmica, com linhas distintas na dianteira e uma linha de carateres única e elegante que percorre o lado da nova cabina. Além disso, os faróis em forma de V estão posicionados para uma aerodinâmica ótima, com o painel de identidade de marca maior e a grelha dianteira superior com um novo padrão de malha a conferir ao camião um aspeto arrojado e confiante.

Novas funcionalidades de segurança automáticas
Para além da visibilidade melhorada para os motoristas, outros avanços ao nível da segurança do novo Volvo FM incluem o cruise control em descida, que define uma velocidade máxima para ajudar a evitar acelerações indesejadas em descidas, e o Cruise Control Adaptativo (ACC) que funciona agora a todas as velocidades, mesmo até zero km/h.

O sistema de travagem controlado eletronicamente (EBS), um pré-requisito para funcionalidades de segurança como o Aviso de Colisão com Travagem de Emergência e o Controlo Eletrónico da Estabilidade, é agora equipado de série no novo camião. A Direção Dinâmica Volvo, com os sistemas de segurança Auxílio à Manutenção na Faixa de Rodagem e Assistência à Estabilidade, também está disponível como opção.

O Volvo FM também inclui um sistema de reconhecimento de sinalização rodoviária apresentado no display de instrumentos para alertar o motorista. O sistema é capaz de detetar sinais como restrições de ultrapassagem, tipo de estrada e limites de velocidade.

A câmara de canto do passageiro opcional proporciona uma vista complementar da parte lateral do camião no display lateral.

Eficiência de combustível e produtividade
A variedade de configurações de linha motriz e chassis disponíveis significa que o novo Volvo FM pode ser adaptado para proporcionar maior produtividade e economia de combustível numa ampla gama de aplicações. Melhorias nos ângulos de direção dos eixos mortos e pusher também proporcionam ao camião uma excelente capacidade de manobra que pode ser totalmente utilizada, por exemplo, no tráfego urbano intenso.

Em muitos mercados, o Volvo FM está disponível com o motor GNL movido a gás compatível com Euro 6, que proporciona eficiência de combustível e desempenho ao nível dos camiões a diesel equivalentes da Volvo, mas com um impacto ambiental muito menor. O motor a gás pode funcionar com biogás, que reduz o CO2 até 100%, ou com gás natural, que reduz as emissões de CO2 até 20% quando comparado com camiões a diesel equivalentes da Volvo. Isso está relacionado com as emissões do veículo durante a utilização, conhecido como do depósito às rodas.

Novo contrato de assistência ajuda os clientes a aumentarem o fluxo de caixa
O rápido desenvolvimento de serviços conectados proporciona aos transportadores formas completamente novas de aumentar o período operacional e otimizar a utilização do veículo.

A Volvo Trucks apresenta o Contrato Volvo Flexi-Gold que oferece a mesma cobertura que o Contrato Volvo Gold, com os mesmos custos previsíveis, mas com muito mais flexibilidade para se adaptar às necessidades comerciais em constante mudança. As mensalidades variam, graças a uma flexibilidade de 40% para a quilometragem anual estimada. Isso proporciona aos transportadores maior flexibilidade para adaptarem as suas operações às mudanças sazonais e às flutuações da procura.

"Muitas empresas de transporte exprimem a necessidade de maior flexibilidade no que se refere aos contratos de assistência. Agora temos a tecnologia para tornar possíveis soluções dinâmicas e conectadas como esta", diz Thomas Niemeijer, Diretor de Desenvolvimento Comercial, Contratos de Assistência, Volvo Trucks.

O Contrato de Assistência Volvo Flexi Gold está disponível em mercados específicos e será gradualmente implementado em novos mercados.

Factos sobre o novo Volvo FM

  • Cabinas: Cabina curta, Cabina curta baixa, Cabina longa baixa, Cabina longa, Cabina Globetrotter, Cabina dupla. Packs de acabamento exterior e interior para design individual.
  • Motores: Os motores diesel estão disponíveis com diferentes padrões de emissões. O Volvo FM também está disponível com o motor GNL movido a gás Step D Euro 6 em mercados específicos.
  • Sistema de mudança de velocidades: I-Shift com pack de software para diferentes áreas de aplicação.
  • Luzes: Faróis de halogéneo ou LED.

LIGAÇÃO para filme
LIGAÇÃO para imagens de alta resolução
LIGAÇÃO para outros produtos; Volvo FH16FM e FMX