A I-Shift é a gama de caixas de velocidades automatizadas da Volvo Trucks concebida para tornar a condução mais fácil, segura e confortável. Cada mudança de velocidade é perfeitamente temporizada – de forma automática – e a última geração oferece passagens de caixa mais rápidas e suaves do que nunca. Uma gama de packs de software permite-lhe personalizar I-Shift segundo as suas necessidades. A I-Shift dispõe de funcionalidades que permitem conduzir apenas com um pedal em determinadas situações. E, dependendo do modelo do camião, existem versões da I-Shift que abrem novas possibilidades, como a I-Shift com velocidades super-lentas e a I-Shift Dual Clutch.
A I-Shift baseia-se numa caixa de velocidades manual não sincronizada "clássica" – o que explica o design compacto e a elevada eficiência. A magia acontece na unidade de controlo eletrónica, que gere a embraiagem e as mudanças. Avaliando constantemente informações sobre velocidade, peso, inclinação da estrada e exigência de binário, aplica uma precisão extrema em cada mudança. O sistema também está em comunicação com o motor, permitindo ajustar as rotações e os travões para proporcionar o máximo desempenho.
A I-Shift está disponível para Volvo FH, Volvo FH16, Volvo FM, Volvo FMX e Volvo FE.
Se conduzir em terrenos difíceis a baixas velocidades e necessitar de um controlo preciso tanto do binário do motor como da potência de travagem, a Travagem no terreno será uma opção útil. Este sistema oferece ao seu camião uma funcionalidade de condução com um pedal, permitindo-lhe controlar tanto o acelerador do motor como os travões das rodas utilizando apenas o acelerador. Este sistema ajuda-o a parar e a posicionar o seu camião com uma roda em cima de uma rocha ou outro obstáculo sem escorregar. A Travagem no terreno está disponível para o Volvo FH16 e Volvo FMX, e permanecerá ativa até 4 km/h.
Ao realizar manobras e passagens de caixa entre marcha para a frente e marcha-atrás com frequência, a funcionalidade Mudança de direção para a I-Shift passará a ser a sua melhor amiga. Esta funcionalidade permite-lhe conduzir em marcha para a frente, engrenar a marcha-atrás e controlar a potência de travagem com o acelerador sem utilizar o pedal do travão. Como é evidente, também funciona ao contrário ao passar de marcha-atrás para a condução em marcha para a frente. Esta funcionalidade está ativa a velocidades até 20 km/h.
A I-Shift oferece um avançado sistema de tração que melhora o desempenho da tração e da capacidade de arranque, tanto em estrada como fora de estrada. Isto é possível através do rápido ajuste do binário do motor no sentido de reduzir a derrapagem das rodas. O sistema funciona tanto em eixos traseiros com bloqueio de diferencial como em eixos traseiros sem bloqueio de diferencial.