Trucks

Sistemas de apoio ao motorista

Os ambientes de tráfego podem representar uma interação intensa entre os motoristas e outros utentes da estrada. Num camião Volvo, o motorista tem acesso a uma série de sistemas de apoio para ajudar a evitar acidentes. Leia mais abaixo ou consulte um concessionário se tiver questões.

Segurança para motoristas e outros utilizadores da estrada

Os nossos sistemas foram concebidos para ajudar os motoristas a melhorar a segurança num vasto leque de situações. Seja a alta velocidade na autoestrada, a conduzir lentamente no trânsito urbano ou parado com outros utentes da estrada nas proximidades.

    Camião e motorista em forma

    Um motorista atento e um camião em forma são um bom ponto de partida para conduzir em segurança. O Sistema de monitorização da pressão dos pneus controla a pressão de todos os pneus da combinação do veículo – e alerta-o para uma baixa pressão de ar, para uma fuga rápida ou para uma temperatura elevada. Oferece uma maior proteção contra acidentes provocados pelo rebentamento de pneus. O Detetor de Sonolência deteta sinais de sonolência ou uma condução desatenta. Se tal for detetado, o motorista será alertado e aconselhado a fazer uma pausa. Tudo em nome da segurança.

    Melhor visibilidade para todos

    A visão direta do motorista é um fator valioso para conduzir em segurança. Os Máximos adaptativos foram concebidos para detetar outros veículos à frente do camião, permitindo conduzir em condições de escuridão com os máximos acesos quando, de outra forma, tal seria inadequado. Esta funcionalidade altera o feixe de luz de forma dinâmica de modo a proporcionar uma iluminação otimizada sem perturbar os condutores de outros veículos, o que melhora a segurança tanto do motorista do camião como dos outros utentes da estrada.

    Garantir a margem de segurança

    A alta velocidade, a distância equivale a margens de segurança. O Aviso de Colisão com Travagem de Emergência foi concebido para detetar veículos que circulem mais à frente, bem como peões e ciclistas que se aproximem pelos lados ou que se desloquem na mesma direção que o camião, e alertar o motorista caso exista um determinado risco de colisão. Se o motorista não tomar medidas e o risco persistir, o camião travará automaticamente de modo a evitar uma colisão. O Cruise Control Adaptativo adapta a velocidade de modo a manter uma distância segura face ao veículo que circula mais à frente, acelerando e travando automaticamente. Funciona desde a circulação à velocidade máxima até à paragem total – e, em seguida, arranca automaticamente quando o trânsito começa a circular. Acrescentando conforto e segurança à condução em autoestrada.

    Gerir o peso do reboque

    Conduzir em descida com um reboque numa superfície escorregadia pode fazer com que o reboque empurre o camião e provoque um efeito tesoura, aumentando o risco de acidente. A Prevenção de Efeito Tesoura (Stretch Brake) pode ajudar a evitar que isso aconteça, aplicando impulsos de travagem ao reboque, o que alonga a combinação do veículo no sentido de melhorar a segurança rodoviária.

    Veja o que está escondido

    Os peões e os ciclistas podem aproximar-se dos camiões num ambiente urbano e pode ser difícil para os motoristas verem o que se passa de perto. A câmara de canto do passageiro revela ângulos escondidos e oferece uma excelente visão das áreas do lado do passageiro. É automaticamente acionada pelo indicador de mudança de direção. A vista da câmara é projetada no display lateral.

    Marcha-atrás com confiança

    A câmara traseira oferece um excelente campo de visão por trás do camião e ajuda o motorista a ter um maior controlo sobre o que o rodeia. É ativada automaticamente quando a marcha-atrás é engrenada e a vista da câmara é apresentada no display lateral. A facilidade de utilização torna mais cómoda a realização da marcha-atrás.

    Vista desimpedida à frente

    A Assistência Frontal de Curto Alcance utiliza o radar dianteiro para detetar e alertar o motorista para utentes da estrada presentes na área de risco à frente do camião, com o veículo parado e a velocidades até 10 km/h. Se o sistema detetar um utente da estrada na zona de risco à frente do camião, o motorista será informado. Se o risco de colisão aumentar, será igualmente emitido um aviso sonoro.

    Por precaução

    Descrever uma curva ou mudar de faixa de rodagem pode ser arriscado. A Prevenção contra Colisões Laterais utiliza sensores de radar nas partes laterais do camião para detetar peões, ciclistas e outros veículos. As exigências legais apenas exigem a cobertura do lado do passageiro, mas o nosso sistema abrange ambos os lados para uma maior segurança rodoviária. O motorista é informado através de um sinal luminoso no espelho retrovisor lateral quando um utente da estrada é detetado na área monitorizada. Se o motorista ativar o indicador de mudança de direção, o sistema emitirá um aviso através de uma luz intermitente e de um som. Se o camião estiver equipado com a Direção Dinâmica Volvo com Auxílio à Manutenção na Faixa de Rodagem, haverá também uma orientação ativa da direção.

    Cuidado com as portas

    Os peões e os ciclistas podem surgir do nada e ser de difícil deteção quando estão muito próximos do camião. O Aviso de abertura de porta utiliza sensores de radar para analisar ambos os lados do camião para detetar e alertar o motorista e o passageiro para outros utentes da estrada nas áreas de risco ao abrir qualquer uma das portas da cabina. O sistema avisa até dois minutos depois de a ignição ser desligada.

    Para-arranca mais fácil

    Conduzir em segurança com frequentes arranques e paragens pode ser desafiante. A Retenção automática foi concebida para tornar a condução de para-arranca mais cómoda e segura. Aciona automaticamente os travões de modo a manter o camião na devida posição até o motorista carregar no acelerador. Funciona em marcha para a frente e em marcha-atrás – em subidas, descidas e em pisos planos.

    Manter o controlo

    É necessária uma boa tração para evitar derrapagens e conduzir em segurança. O Controlo ativo de aderência foi concebido para controlar a derrapagem das rodas e melhorar a segurança e o conforto. Se o sistema detetar indícios de derrapagem, será ativado instantaneamente de modo a ajudar o condutor a manter-se na estrada, melhorando o comportamento, o desempenho dos travões e a estabilidade.

    Silencioso, mas percetível

    Os nossos camiões elétricos são praticamente silenciosos. É positivo para o ambiente de trabalho do condutor, bem como para o ambiente urbano, mas também torna a perceção dos camiões elétricos mais difícil. O Sistema de alerta sonoro do veículo gera sons suficientemente percetíveis para alertar as pessoas próximas do camião, mas agradáveis para o motorista e outros utentes da estrada. Concebido para melhorar a segurança dos peões e ciclistas sem ruído excessivo.

Descrição Geral

Características

 

Mais informações

FH16

FH

FM

FMX

FL

FE

Sistema de monitorização da pressão dos pneus

 

 

 

 

Transferir as fichas de informação >

Detetor de Sonolência

Máximos adaptativos

 

 

 

 

Assistência inteligente à velocidade

Aviso de Colisão com Travagem de Emergência

Cruise Control Adaptativo

Assistência Frontal de Curto Alcance

Prevenção contra Colisões Laterais

Aviso de Abertura de Porta

 

 

Retenção automática

 

 

Direção Dinâmica Volvo com Monitorização da Faixa de Rodagem

 

 

 

Controlo eletrónico da estabilidade

 

Direção Dinâmica Volvo com Assistência à Estabilidade

 

 

 

Cruise Control em Descida

 

 

 

Prevenção de Efeito Tesoura

 

 

 

Câmara de canto no lado do passageiro

 

Câmara traseira

 

Controlo ativo de aderência

 

 

 

 

Sistema de alerta sonoro do veículo*

 

 

 

*Apenas camiões elétricos

       

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O seu concessionário Volvo Trucks local pode apresentar-lhe
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