Trucks

Sistemas de apoio ao motorista

Nos ambientes de tráfego, pode haver uma interação intensa entre os motoristas e os outros utentes da estrada. Num camião Volvo, o motorista tem acesso a uma série de sistemas de apoio para ajudar a evitar acidentes e proteger todos os utentes da estrada.

Maior segurança para os motoristas e outros utentes da estrada


Os nossos sistemas são concebidos para ajudar os motoristas a melhorar a segurança numa ampla gama de situações — quer estejam a conduzir a alta velocidade numa autoestrada ou lentamente em cidades com outros utentes da estrada nas proximidades. Descubra abaixo as vantagens dos nossos sistemas de apoio ao motorista em autoestradas e ambientes urbanos.

    Pilot Assist

    O Pilot Assist, ativado pela Direção Dinâmica Volvo, utiliza a câmara para ler as marcações da faixa de rodagem e proporciona ao motorista um apoio de direção ativo e contínuo para manter o rumo e não sair da faixa de rodagem. Isto permite ter um apoio mais proativo, concebido para uma condução mais segura e descontraída. O sistema exige que o motorista mantenha as mãos no volante.

    Auxílio à Manutenção na Faixa de Rodagem

    Se o camião se desviar da faixa de rodagem, a Direção Dinâmica Volvo com Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem foi concebida para alertar o motorista e prestar assistência à direção para guiar o camião até ao centro da faixa de rodagem.

    Assistência à Estabilidade

    A Direção Dinâmica Volvo com Assistência à Estabilidade foi concebida para detetar se o camião começa a derrapar. Se tal acontecer, corrige imediatamente a direção do camião para estabilizar a combinação do veículo e evitar que o veículo derrape.

    Cruise Control Adaptativo

    O Cruise Control Adaptativo ajusta a velocidade para manter uma distância segura em relação ao veículo da frente, acelerando e travando automaticamente. Funciona desde a velocidade de cruzeiro até à paragem total — e depois volta a arrancar automaticamente quando o trânsito começa a andar. Acrescentando conforto e segurança à condução em autoestrada.

    Assistência inteligente à velocidade

    Manter a velocidade correta é fundamental para conduzir em segurança. A Assistência inteligente à velocidade informa o motorista sobre o limite de velocidade para a combinação específica do veículo no atual troço de estrada. Se o limite for excedido, o motorista será alertado.

    Detetor de Sonolência

    Para uma condução segura, é necessário estar alerta e em boas condições para conduzir. O Detetor de Sonolência deteta sinais de sonolência ou uma condução desatenta. Se forem detetados sinais, o motorista é alertado e aconselhado a fazer uma pausa.

    Aviso de Colisão com Travagem de Emergência

    O Aviso de Colisão com Travagem de Emergência foi concebido para detetar veículos, ciclistas e peões mais à frente, bem como ciclistas e peões que se desloquem na mesma direção do camião. Ao detetar um risco de colisão, o sistema alerta o motorista. Se o motorista não tomar medidas enquanto o risco se mantiver, o camião trava automaticamente para evitar uma colisão.

    Cruise control em descida

    No sentido de evitar o sobreaquecimento dos travões das rodas em descidas, o cruise control em descida ajuda o motorista a limitar a velocidade do veículo à velocidade definida. Utiliza o travão auxiliar juntamente com uma seleção otimizada de velocidades, utilizando os travões das rodas apenas quando necessário.

    Prevenção de Efeito Tesoura (Stretch Brake)

    Conduzir numa descida com um reboque numa superfície escorregadia pode fazer com que o reboque empurre o camião e provoque um efeito tesoura, aumentando o risco de acidente. A Prevenção de Efeito Tesoura (Stretch Brake) pode ajudar a evitar que isso aconteça, aplicando impulsos de travagem ao reboque, o que alonga a combinação do veículo no sentido de melhorar a segurança rodoviária.

    Máximos adaptativos

    Os máximos adaptativos foram concebidos para detetar outros veículos à frente do camião, permitindo a condução em condições de escuridão com os máximos ligados quando, de outra forma, não seria adequado. Esta funcionalidade altera o feixe de luz de forma dinâmica para proporcionar uma iluminação otimizada que não incomoda os condutores dos outros veículos.

    Controlo eletrónico da estabilidade

    O Controlo Eletrónico de Estabilidade foi concebido para minimizar o risco de derrapagem e capotamento. Quando o sistema deteta uma situação crítica, reduz a potência motriz e aciona os travões de cada roda de forma individual.

    Sistema de monitorização da pressão dos pneus

    Ter pneus em bom estado é um bom ponto de partida para uma condução segura. O Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus controla a pressão de todos os pneus da combinação do veículo — e envia um alerta quando a pressão de ar for baixa, estiver a ocorrer uma fuga rápida ou a temperatura for elevada. Proporciona uma proteção extra contra acidentes provocados por pneus rebentados.

    Assistência Frontal de Curto Alcance

    Com o veículo parado e a velocidades até 10 km/h, a Assistência Frontal de Curto Alcance utiliza o radar e a câmara dianteiros para detetar e alertar o motorista sobre os utentes da estrada na área de risco à frente do camião. Se o sistema detetar um utente da estrada à frente do camião, o motorista será informado. Em caso de aumento do risco de colisão, será também emitido um aviso sonoro.

    Prevenção contra Colisões Laterais

    A Prevenção contra Colisões Laterais utiliza sensores de radar para detetar peões, ciclistas e outros veículos — em ambos os lados do camião. O motorista recebe um sinal luminoso quando for detetado um utente da estrada. Se o motorista ativar o indicador de mudança de direção, o sistema avisa-o com uma luz intermitente, som e orientação ativa da direção.

    Aviso de Abertura de Porta

    Pode ser difícil detetar os peões e ciclistas, quando estes estão perto do camião. O Aviso de Abertura de Porta utiliza sensores de radar para analisar ambos os lados do camião para detetar e avisar caso existam outros utentes da estrada nas áreas de risco, ao abrir qualquer uma das portas da cabina. O sistema avisa até dois minutos depois de a ignição ser desligada.

    Câmara de canto no lado do passageiro

    Os peões e os ciclistas podem aproximar-se dos camiões num ambiente urbano e os motoristas podem ter dificuldades em vê-los. A câmara de canto do passageiro oferece uma excelente visão das áreas do lado do passageiro. É automaticamente acionada pelo indicador de mudança de direção e a vista da câmara é apresentada no display lateral.

    Câmara traseira

    A câmara traseira oferece um excelente campo de visão atrás do camião, dando ao motorista mais controlo sobre o que o rodeia. É ativada automaticamente quando a marcha-atrás é engatada e a vista da câmara é apresentada no display lateral.

    Sistema de Alerta Sonoro do Veículo

    Os nossos camiões elétricos são praticamente silenciosos. Isto é bom para o ambiente de trabalho do motorista, bem como para o ambiente urbano, mas também torna os camiões elétricos mais difíceis de detetar. O Sistema de Alerta Sonoro do Veículo gera sons subtis mas perceptíveis, para alertar as pessoas que estão próximas dos camiões. Concebido para melhorar a segurança dos peões e ciclistas.

    Retenção automática

    Conduzir em segurança com paragens e arranques frequentes pode ser um desafio. A Retenção Automática foi concebida para tornar a condução para-arranca mais segura e conveniente, ao aplicar automaticamente os travões para manter o camião na respetiva posição até que o motorista carregue no acelerador. Funciona em marcha para a frente e em marcha-atrás – em subidas, descidas e em pisos planos.

    Active Grip Control

    É necessária uma boa tração para conduzir em segurança e evitar derrapagens. O Active Grip Control foi concebido para controlar a rotação das rodas para melhorar a estabilidade, a aceleração e a travagem em condições escorregadias. Este sistema ativa-se instantaneamente ao detetar sinais de derrapagem.

Conheça melhor o apoio ao motorista

Estão disponíveis informações detalhadas sobre vários sistemas de apoio ao motorista que utilizamos numa coleção de fichas informativas. Disponível para transferir aqui.


Transferir fichas informativas

As características descritas podem não ser de série ou não estar disponíveis para todos os níveis de equipamento e opções de linha motriz.

Tem uma questão?

O seu concessionário Volvo Trucks local terá a resposta. Apareça, telefone ou peça para ser visitado.

PERGUNTAR AO SEU ESPECIALISTA LOCAL

O seu concessionário Volvo Trucks local pode apresentar-lhe
os nossos sistemas de apoio ao motorista e responder às suas perguntas.