Trucks

A Volvo Trucks leva o seu camião de construção mais robusto para o futuro com o novo Volvo FMX

A Volvo Trucks lançou o novo Volvo FMX com uma cabina totalmente nova, cargas úteis acrescidas e características de segurança inovadoras. Com cargas no eixo dianteiro aumentadas até 20 toneladas e um bogie de 38 toneladas, o novo Volvo FMX foi construído para as condições mais difíceis e para as tarefas mais exigentes.
O novo Volvo FMX

"Os nossos clientes do setor da construção enfrentam exigências cada vez maiores para melhorar em áreas como sustentabilidade, eficiência de custos, segurança e produtividade", diz Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks. "Com o lançamento do novo Volvo FMX, estamos a provar o nosso compromisso em apoiar estes clientes, criando camiões robustos e serviços inovadores para ajudar a tornar as suas operações mais fáceis, seguras e rentáveis."

Cabina totalmente nova, com um exterior resistente
O novo Volvo FMX é construído numa plataforma de cabina totalmente nova, baseada na longa e bem sucedida experiência da Volvo no fornecimento de camiões de construção robustos e funcionais.

"O novo Volvo FMX foi concebido para proporcionar uma combinação superior de agilidade e durabilidade", explica Ismail Ovacik, Designer Principal de Exterior da Volvo Trucks. "A cabina completamente nova inclui uma secção dianteira com peças robustas facilmente substituíveis, protetores de faróis e novos faróis LED em forma de V. Para facilitar a entrada e saída dos motoristas, concebemos novos degraus antiderrapantes."

Maior foco no motorista
O novo Volvo FMX tem mais espaço na cabina curta e armazenamento até 800 litros. Os motoristas também dispõem de uma melhor visibilidade graças a uma linha de porta rebaixada e a novos espelhos retrovisores. A visibilidade pode ser melhorada adicionando uma câmara no lado do passageiro que permite uma visão complementar da parte lateral do camião.

O interior caracteriza-se por um novo e moderno painel de instrumentos com mais espaço para arrumos e novas cores. Inclui um display de instrumentos dinâmico de alta resolução com 12 polegadas com uma interface intuitiva, permitindo ao motorista ver imediatamente informações relevantes e selecionar entre quatro vistas de ecrã diferentes, dependendo da situação de condução. O display de instrumentos está preparado para futuras atualizações e serviços conectados.

Um display lateral de 9 polegadas opcional disponibiliza Infotainment, suporte de navegação, informações de transporte e monitorização das câmaras. O display, de fácil acesso, permite ao motorista interagir de variadas formas: com os botões posicionados de forma intuitiva no volante, com controlo por voz ou diretamente através do ecrã tátil e do painel de controlo do display.

O display de instrumentos e o display lateral funcionam com vários idiomas.

O novo FMX também vem equipado com um novo painel de controlo de tração que ajuda o motorista a lidar fácil e rapidamente com situações potencialmente perigosas, tanto na estrada como fora dela. O motorista pode ter mais tração engatando os bloqueios do diferencial de uma forma fácil, rodando um botão e visualizando o estado da tração no display de instrumentos ao mesmo tempo.

Um novo volante com opção de ajuste da coluna de direção proporciona ao motorista uma posição de condução mais ergonómica.

Área de habitabilidade com mais arrumos e maior conforto
A nova cabina longa do novo Volvo FMX apresenta melhores possibilidades de arrumação, incluindo um grande compartimento de arrumação por baixo da cama elevada e uma arrumação traseira superior com painéis LED nos divisores dos compartimentos. O conforto da cabina é ainda melhorado através de um melhor isolamento que ajuda a manter o frio, o calor e o ruído afastados. Passar do banco para a cama é mais fácil do que nunca com o novo seletor de velocidades I-Shift, mais fino e ergonómico.

PBC até 150 toneladas aumenta a produtividade
O novo Volvo FMX apresenta a adição mais pesada à gama de chassis da Volvo – um bogie de 38 toneladas que permite um Peso Bruto de Conjunto (PBC) até 150 toneladas. Além disso, a suspensão pneumática dianteira foi atualizada, permitindo cargas sobre o eixo dianteiro até 10 toneladas, ou 20 toneladas para eixos dianteiros duplos. Para camiões com um eixo morto ou pusher direcional, os ângulos de direção foram aumentados, resultando numa melhor capacidade de manobra e num menor desgaste dos pneus. Todos estes melhoramentos contribuem para uma maior produtividade e eficiência de custos para tarefas de transporte de construção.

Funcionalidades de segurança que ajudam a evitar acidentes
O novo Volvo FMX dispõe de Cruise Control Adaptativo (ACC) que funciona agora a todas as velocidades, mesmo até zero km/h. Outras funcionalidades que aumentam a segurança no Volvo FMX incluem o cruise control em descida, que define uma velocidade máxima para ajudar a evitar acelerações indesejadas em descidas. O sistema de travagem controlado eletronicamente (EBS), um pré-requisito para funcionalidades de segurança como o Aviso de Colisão com Travagem de Emergência e o Controlo Eletrónico da Estabilidade, é agora equipado de série no novo camião. A Direção Dinâmica Volvo, com os sistemas de segurança Auxílio à Manutenção na Faixa de Rodagem e Assistência à Estabilidade, também está disponível como opção.

Um novo sistema de reconhecimento de sinalização rodoviária aumenta a segurança no Volvo FMX ao apresentar sinalização rodoviária como limites de velocidade, restrições de ultrapassagem e tipo de estrada no display de instrumentos.

Para aplicações particularmente difíceis como extração de minérios, o Volvo FMX tem um teto de abrir em aço opcional com um manípulo de saída de emergência que remove todo o teto de abrir.

Um pack robusto e completo
Ao conceber o novo e robusto camião de construção FMX que pode transportar mais toneladas e manobrar mais facilmente, mantendo o motorista seguro e confortável, a Volvo Trucks pode ajudar a aumentar a produtividade e a rentabilidade na indústria da construção.

Novo contrato de assistência ajuda os clientes a aumentarem o fluxo de caixa
O rápido desenvolvimento de serviços conectados proporciona aos transportadores formas completamente novas de aumentar o período operacional e otimizar a utilização do veículo.

A Volvo Trucks apresenta o Contrato Volvo Flexi-Gold que oferece a mesma cobertura que o Contrato Volvo Gold, com os mesmos custos previsíveis, mas com muito mais flexibilidade para se adaptar às necessidades comerciais em constante mudança. As mensalidades variam, graças a uma flexibilidade de 40% para a quilometragem anual estimada. Isso proporciona aos transportadores maior flexibilidade para adaptarem as suas operações às mudanças sazonais e às flutuações da procura.

"Muitas empresas de transporte exprimem a necessidade de maior flexibilidade no que se refere aos contratos de assistência. Agora temos a tecnologia para tornar possíveis soluções dinâmicas e conectadas como esta", diz Thomas Niemeijer, Diretor de Desenvolvimento Comercial, Contratos de Assistência, Volvo Trucks.

O Contrato de Assistência Volvo Flexi Gold está disponível em mercados específicos e será gradualmente implementado em novos mercados.

Factos sobre o novo Volvo FMX

• Cabinas: Cabina curta, Cabina curta baixa, Cabina longa baixa, Cabina longa, Cabina Globetrotter, Cabina dupla. Packs de acabamento exterior e interior para design individual.
  • Um novo volante com uma opção de ajuste da coluna de direção para uma posição de condução mais ergonómica.
  • Motores: Os motores diesel estão disponíveis com diferentes padrões de emissões.
  • Sistema de mudança de velocidades: I-Shift e I-Shift com velocidades super-lentas, com packs de software para diferentes áreas de aplicação.
  • Luzes: Faróis de halogéneo ou LED.

LIGAÇÃO para filme
LIGAÇÃO para imagens de alta resolução
LIGAÇÃO para outros produtos; Volvo FH16FM e FMX