Trucks

A Volvo Trucks apresenta o novo Volvo FH16 – Combinando conforto com potência, para uma produtividade superior

A Volvo Trucks lançou uma nova geração do Volvo FH16 que combina com sucesso novas características de segurança, um ambiente de trabalho centrado no motorista e as mais recentes tecnologias para proporcionar aos clientes maior produtividade. O novo modelo emblemático pertence à próxima geração de veículos da Volvo Trucks, concebidos a pensar no motorista.
A Volvo Trucks apresenta o novo Volvo FH16
"O Volvo FH16 pode lidar com todas as aplicações mais exigentes e, ao mesmo tempo, dar aos clientes e motoristas o melhor de tudo", declara Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks.

"O Volvo FH16 é um produto premium genuíno que pode lidar com todas as aplicações mais exigentes e, ao mesmo tempo, dar aos clientes e motoristas o melhor de tudo", declara Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks. "Com a nova geração, criámos um pack que não faz concessões entre potência e eficiência de combustível, conforto e estilo."

"O Volvo FH16 oferece tudo o que se espera de um camião Volvo e muito mais, solidificando assim a nossa posição como marca para operações pesadas e exigentes de longo curso", acrescenta.

O exterior arrojado reflete tecnologias inteligentes
O exterior do novo camião caracteriza-se pelos faróis em forma de V que apresentam efeitos cristalinos para refletir a tecnologia inteligente em que os camiões se baseiam. O forte caráter e herança do modelo principal do Volvo FH16 é reforçado com o grelhador temático em cascata, enquanto os painéis dos faróis foram reposicionados ligeiramente para fora para dar ao veículo uma aerodinâmica melhorada e uma postura confiante.

"No novo Volvo FH16, reimaginámos os elementos de design mais emblemáticos das nossas gerações anteriores e melhorámo-los ainda mais. Com os novos faróis de alta tecnologia, por exemplo, elevámos a nossa forte identidade de luz a outro patamar, enquanto toda a frente do camião foi reformulada para transmitir uma impressão mais poderosa", explica Ismail Ovacik, Designer Principal de Exterior da Volvo Trucks.

"Mais arrojado, mais sofisticado e confiante, o exterior do Volvo FH16 reflete o facto de este camião ser mais conectado e inteligente do que nunca", afirma.

Um ambiente do motorista atualizado e a pensar no fator humano
O interior do novo Volvo FH16 foi concebido especificamente a pensar nos motoristas, sendo atualizado com novas cores e acabamentos que têm o aspeto e a sensação de qualidade e exclusividade. O painel de instrumentos atualizado inclui novos e práticos espaços de arrumação e um display de instrumentos de alta resolução de 12 polegadas totalmente digital. O motorista pode optar entre quatro vistas de ecrã diferentes, dependendo da situação de condução e das informações que pretende visualizar.

A área do motorista pode ser equipada com um display lateral de 9 polegadas que fornece Infotainment, suporte de navegação, informações de transporte e monitorização das câmaras. O display é facilmente alcançável a partir da posição do motorista. A interação pode ser feita de várias maneiras: com os botões posicionados de forma intuitiva no volante, com controlo por voz ou diretamente através do ecrã tátil e do painel de controlo do display.

O display de instrumentos e o display lateral funcionam com vários idiomas.

Nos novos camiões, o seletor de velocidades I-Shift foi redesenhado para um padrão premium e inclui símbolos de seleção de velocidades iluminados e novos modos de condução para um desempenho otimizado.

Maior capacidade de manobra e produtividade
Maior capacidade de carga do eixo dianteiro e eixos mortos e pusher com melhores ângulos de direção melhoram a capacidade de manobra e a produtividade do novo Volvo FH16. Um novo bogie de 38 toneladas também está disponível para operações especialmente exigentes.

Primeira funcionalidade de segurança do setor: Faróis com máximos adaptativos
O novo Volvo FH16 dispõe dos primeiros faróis com máximos adaptativos do setor que aumentam a segurança de todos os utentes da estrada, desativando automaticamente segmentos específicos dos máximos LED quando o camião se aproxima de tráfego em sentido contrário ou da traseira do outro veículo. Os máximos são ajustados quando a câmara e o radar detetam outros veículos ou quando a câmara deteta alterações na quantidade de luz em redor do camião.

A segurança é melhorada ainda mais com o Cruise Control em Descida, que define uma velocidade máxima para ajudar a evitar acelerações indesejadas em descidas, e o Cruise Control Adaptativo (ACC) que funciona agora a todas as velocidades mesmo até zero km/h.

O sistema de travagem controlado eletronicamente (EBS), um pré-requisito para funcionalidades de segurança como o Aviso de Colisão com Travagem de Emergência e o Controlo Eletrónico da Estabilidade, é agora equipado de série no novo camião. A Direção Dinâmica Volvo, com os sistemas de segurança Auxílio à Manutenção na Faixa de Rodagem e Assistência à Estabilidade, também está disponível como opção.

O novo Volvo FH16 também inclui um sistema de reconhecimento de sinalização rodoviária apresentado no display de instrumentos. O sistema deteta sinalizações como restrições de ultrapassagem, tipo de estrada e limites de velocidade.

A visibilidade pode ser melhorada ainda mais com a adição da uma câmara no lado do passageiro que permite uma visão complementar da parte lateral do camião no display lateral.

A combinação perfeita para tarefas exigentes
Ao combinar um potente motor de 16 litros com até 750 cv, com maior capacidade de manobra, a mais recente tecnologia de segurança e maior apoio ao motorista, o novo Volvo FH16 proporciona uma produtividade superior para as tarefas de transporte mais exigentes.

Novo contrato de assistência ajuda os clientes a aumentarem o fluxo de caixa
O rápido desenvolvimento de serviços conectados proporciona aos transportadores formas completamente novas de aumentar o período operacional e otimizar a utilização do veículo.

A Volvo Trucks apresenta o Contrato Volvo Flexi-Gold que oferece a mesma cobertura que o Contrato Volvo Gold, com os mesmos custos previsíveis, mas com muito mais flexibilidade para se adaptar às necessidades comerciais em constante mudança. As mensalidades variam, graças a uma flexibilidade de 40% para a quilometragem anual estimada. Isso proporciona aos transportadores maior flexibilidade para adaptarem as suas operações às mudanças sazonais e às flutuações da procura.

"Muitas empresas de transporte exprimem a necessidade de maior flexibilidade no que se refere aos contratos de assistência. Agora temos a tecnologia para tornar possíveis soluções dinâmicas e conectadas como esta", diz Thomas Niemeijer, Diretor de Desenvolvimento Comercial, Contratos de Assistência, Volvo Trucks.

O Contrato de Assistência Volvo Flexi Gold está disponível em mercados específicos e será gradualmente implementado em novos mercados.

Factos sobre o novo Volvo FH16

  • Cabinas: Cabina longa baixa, Cabina longa, Cabina Globetrotter, Globetrotter XL e Globetrotter XXL. Packs de acabamento exterior e interior para design individual.
  • Motores: Os motores diesel estão disponíveis com diferentes padrões de emissões. O D16K com Euro 6 Step D está disponível com 550 cv/2800 Nm, 650 cv/3150 Nm e 750 cv/3550 Nm.
  • Sistema de mudança de velocidades: I-Shift com packs de software para diferentes áreas de aplicação.

LIGAÇÃO para filme
LIGAÇÃO para imagens de alta resolução
LIGAÇÃO para outros produtos; Volvo FH, FM e FMX