Trucks

Volvo Trucks lança o novo Volvo FH – Nova geração de camiões concebida a pensar no motorista

A Volvo Trucks lançou o novo Volvo FH com uma cabina reimaginada, funcionalidades de segurança inovadoras e um ambiente de trabalho centrado no motorista. Um dos principais objetivos do novo design é proporcionar ao motorista uma vida na estrada mais produtiva, segura e confortável.
08A3977 FH 4x2, semirreboque, longo curso na estrada
Utilizando várias configurações de linha motriz e chassis, o novo Volvo FH pode ser personalizado para se adequar a uma vasta gama de aplicações e permitir poupanças significativas de combustível e CO2.

"A série Volvo FH tem sido a favorita dos motoristas de camiões por muitos anos, especialmente para aqueles que passam boa parte das suas vidas na estrada", diz Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks. "Com o novo Volvo FH, continuamos a focar-nos claramente na conceção de camiões e na oferta de serviços que possam ajudar os motoristas a fazer um trabalho de classe mundial.”

O foco no motorista ajuda a atrair profissionais qualificados
A atenção dada aos motoristas baseia-se no impacto significativo que têm nos resultados das transportadoras em termos produtividade, eficiência e serviço aos clientes. "Um bom motorista pode dar um grande contributo para a rentabilidade dos nossos clientes", continua Roger Alm. "E em todo o mundo vemos uma escassez crónica de motoristas qualificados. Ao lançar este novo camião que dá prioridade à produtividade e o conforto do motorista profissional, demos um passo importante para ajudar os nossos clientes a atrair e manter os melhores motoristas."

O interior proporciona aos motoristas um ambiente de trabalho superior
A atenção dada aos motoristas é mais óbvia no ambiente de trabalho interior atualizado. O espaço de trabalho dos motoristas está centrado num painel de instrumentos modernizado que inclui um display instrumentos totalmente digital de 12 polegadas de alta resolução e inclui um suporte fixo para copos e um espaço para arrumos aberto com iluminação controlada por sensor de movimento. O display de instrumentos permite ao motorista escolher entre quatro vistas de ecrã diferentes, dependendo da situação de condução e das informações que preferem visualizar.

Um display lateral de 9 polegadas opcional pode disponibilizar Infotainment, assistência à navegação, informações de transporte e monitorização das câmaras. O display, de fácil acesso, permite ao motorista interagir de variadas formas: com os botões posicionados de forma intuitiva no volante, com controlo por voz ou diretamente através do ecrã tátil e do painel de controlo do display.

"O fácil acesso a uma variedade de informações aumenta a capacidade do motorista para trabalhar de forma mais eficiente, segura e confortável", afirma Carin Larsson, Designer Principal para Experiência do Utilizador e Interação Homem-Máquina da Volvo Trucks. "A apresentação da informação melhorou significativamente com os novos displays. As interações exigentes estão agora concentradas no display lateral, facilmente alcançável a partir do banco do motorista. As distrações são, portanto, minimizadas, dado que informações de condução fundamentais são claramente apresentadas no display de instrumentos intuitivo e de fácil visualização."

O display de instrumentos e o display lateral funcionam com vários idiomas.

O novo seletor de velocidades I-Shift, mais fino e ergonómico, facilita mais do que nunca a movimentação no interior da cabina. Para os motoristas que necessitam de uma capacidade de bateria muito superior, está disponível uma instalação inteligente com dois conjuntos de baterias que garante que existe sempre potência de reserva para ligar o motor. Existe também uma vasta gama de opções de personalização com novos tecidos e cores.

Design sofisticado e tecnologias inteligentes
O novo visual arrojado do exterior é caracterizado pelos faróis em V de referência, agora deslocados mais para o exterior para ficaram alinhados com a linha das portas das cabinas. Os indicadores de mudança de direção também foram deslocados para a porta, proporcionando ao camião uma aerodinâmica melhorada e um aspeto mais confiante. O painel do limpa para-brisas é mais limpo e mais fino, enquanto o símbolo da Volvo maior torna o novo Volvo FH facilmente reconhecível, mesmo à distância.

"A nova geração do Volvo FH combina os elementos de maior sucesso da anterior série FH com tecnologias inteligentes e um design centrado no ser humano e funcional", continua Carin Larsson. "O resultado é um camião inteligente e sofisticado que ajuda o motorista a ter um desempenho excecional em qualquer condição."

Primeira funcionalidade de segurança do setor: Máximos adaptativos
O novo Volvo FH é o primeiro camião pesado do mundo com máximos adaptativos. O sistema aumenta a segurança para todos os utentes da estrada ao desativar automaticamente segmentos selecionados dos máximos LED quando o camião se aproxima do tráfego em sentido contrário ou de outro veículo por trás. Os máximos são ajustados quando a câmara e o radar detetam outros veículos ou quando a câmara deteta alterações na quantidade de luz em redor do camião.

Outras funcionalidades que aumentam a segurança do Volvo FH incluem o cruise control em descida, que define uma velocidade máxima para ajudar a evitar acelerações indesejadas em descidas, e um Cruise Control Adaptativo (ACC) melhorado que funciona a todas as velocidades, mesmo até zero km/h.

O sistema de travagem controlado eletronicamente (EBS), um pré-requisito para funcionalidades de segurança como o Aviso de Colisão com Travagem de Emergência e o Controlo Eletrónico da Estabilidade, é agora equipado de série no novo camião. A Direção Dinâmica Volvo, com os sistemas de segurança Auxílio à Manutenção na Faixa de Rodagem e Assistência à Estabilidade, também está disponível como opção.

A segurança do novo Volvo FH é ainda melhorada pelo sistema de reconhecimento de sinalização rodoviária que é capaz de detetar sinais de trânsito, tais como restrições de ultrapassagem, tipo de estrada e limites de velocidade.

A visibilidade pode ser melhorada ainda mais com a adição da uma câmara de canto do passageiro que permite uma visão complementar da parte lateral do camião no display lateral.

Eficiência de combustível e produtividade melhoradas
Utilizando diversas configurações de linha motriz e chassis, o novo Volvo FH pode ser personalizado de acordo com uma ampla gama de aplicações e permitir poupanças significativas de combustível e CO2. Em operações de longo curso, por exemplo, o novo Volvo FH com I-Save para Euro 6 combina o novo motor D13TC com um pack de funcionalidades e pode conseguir poupanças até 7%*. Também se verificaram melhorias para as versões Euro 3 e 5, com funcionalidades como a Assistência ao Binário Volvo.

Em muitos mercados, o Volvo FH está disponível com o motor GNL movido a gás compatível com Euro 6, que proporciona eficiência de combustível e desempenho ao nível dos camiões a diesel equivalentes da Volvo, mas com um impacto ambiental muito menor. O motor a gás pode funcionar com biogás, que reduz o CO2 até 100%, ou com gás natural, que reduz as emissões de CO2 até 20% quando comparado com camiões a diesel equivalentes da Volvo. Isso está relacionado com as emissões do veículo durante a utilização, conhecido como do depósito às rodas.

O novo Volvo FH também oferece a transmissão I-Shift Dual Clutch, permitindo mudanças de velocidade sem interrupções de energia. A transmissão de dupla embraiagem é particularmente benéfica durante operações exigentes, como o transporte de mercadorias líquidas, pois minimiza o movimento da carga durante mudanças de velocidade.

A produtividade, outra importante prioridade do cliente, é ainda mais otimizada no Volvo FH devido à sua capacidade de aumentar as cargas sobre o eixo dianteiro, bem como os eixos mortos e pusher com ângulos de direção melhorados para reduzir o desgaste dos pneus e melhorar a capacidade de manobra. O camião também está disponível com Elevação do Eixo Tandem, permitindo que o eixo traseiro seja desengatado e levantado quando o camião não está carregado, reduzindo o consumo de combustível.

Novo contrato de assistência ajuda os clientes a aumentarem o fluxo de caixa
O rápido desenvolvimento de serviços conectados proporciona aos transportadores formas completamente novas de aumentar o período operacional e otimizar a utilização do veículo.

A Volvo Trucks apresenta o Contrato Volvo Flexi-Gold que oferece a mesma cobertura que o Contrato Volvo Gold, com os mesmos custos previsíveis, mas com muito mais flexibilidade para se adaptar às necessidades comerciais em constante mudança. As mensalidades variam, graças a uma flexibilidade de 40% para a quilometragem anual estimada. Isso proporciona aos transportadores maior flexibilidade para adaptarem as suas operações às mudanças sazonais e às flutuações da procura.

"Muitas empresas de transporte exprimem a necessidade de maior flexibilidade no que se refere aos contratos de assistência. Agora temos a tecnologia para tornar possíveis soluções dinâmicas e conectadas como esta", diz Thomas Niemeijer, Diretor de Desenvolvimento Comercial, Contratos de Assistência, Volvo Trucks.

O Contrato de Assistência Volvo Flexi Gold está disponível em mercados específicos e será gradualmente implementado em novos mercados.

Factos sobre o novo Volvo FH

  • Cabinas: Cabina longa baixa, Cabina longa, Cabina Globetrotter, Globetrotter XL e Globetrotter XXL. Packs de acabamento exterior e interior para design individual.
  • Motores: Os motores diesel estão disponíveis com diferentes padrões de emissões. O Volvo FH também está disponível com o motor GNL movido a gás Step D Euro 6 em mercados específicos.
  • O Volvo FH com I-Save for Euro 6 está disponível em mercados específicos.
  • Sistema de mudança de velocidades: I-Shift/I-Shift Dual Clutch com packs de software para diferentes áreas de aplicação.

*A melhoria do combustível é calculada comparando os custos do diesel e AdBlue para o D13TC Euro 6 Step D com o Pack de Combustível de Longo Curso (I-Save) com o D13 eSCR Euro 6 Step D sem o Pack de Combustível de Longo Curso. A economia real de combustível pode variar dependendo de muitos fatores, tais como a experiência do motorista, a utilização do cruise control, especificações do veículo, carga do veículo, topografia real, manutenção do veículo e condições meteorológicas.

LIGAÇÃO para filme
LIGAÇÃO para imagens de alta resolução
LIGAÇÃO para outros produtos; Volvo FH16, FM e FMX