Gotemburgo a ficar verde

Em 2019, a Volvo Trucks vai começar a vendar camiões elétricos na Europa. Mas, já este ano, alguns camiões Volvo FL Elétricos estarão a trabalhar nas ruas da cidade de Gotemburgo, a cidade sueca que viu nascer a Volvo Trucks, uma cidade com ambições verdes. Fazem parte de um plano para criar novos tipos de zonas e tornar a cidade mais atrativa.

Volvo FL Elétrico no centro de Gotemburgo

A Volvo Trucks vai colocar em ação um camião elétrico de distribuição para entregas de produtos alimentares em Gotemburgo, juntamente com as empresas de transportes TGM e Schenker.

Gruas de construção salpicam a linha de horizonte da cidade natal da Volvo Trucks, Gotemburgo, na Suécia. Prevê-se que a cidade cresça um terço até 2035 e grandes partes do centro da cidade estão a ser reconstruídos para acomodar mais pessoas e estradas.

Este é um desafio que não é de todo único para Gotemburgo. Prevê-se que cerca de mil milhões de pessoas se desloquem para cidades de todo o mundo até 2030. 

Para criar espaço para novos residentes, Gotemburgo está a planear muitas zonas novas, com muita construção e diversas utilizações, combinando residências, escritórios e lojas. 

Linha de horizonte de Gotemburgo

Gotemburgo espera gerir o crescimento da sua população, continuando a ser um local atrativo para viver e com um impacto ambiental mínimo.

O Diretor de Planeamento Urbano de Gotemburgo, Henrik Kant, espera que os camiões elétricos tenham um papel relevante na transformação desde tipo de cenário urbano num local com sucesso e sustentável. 

Henrik Kant

Henrik Kant, Diretor de Planeamento Urbano, cidade de Gotemburgo, acredita que os camiões elétricos permitem um planeamento diferente das cidades.

"Como os veículos elétricos são mais silenciosos e não emitem gases de escape, permitem-nos planear as nossas cidades de forma diferente. A tecnologia torna possível novas soluções: horas de entrega menos restritivas ou percursos de autocarro mais perto de zonas residenciais. Isso ajuda-nos a planear zonas mais densas e com diversas utilizações."

No cargo que ocupava anteriormente como líder do departamento de águas e saneamento de Gotemburgo, Henrik Kant iniciou o processo para garantir que os camiões elétricos fazem parte da estratégia de saneamento da cidade. 

"Já temos em Gotemburgo uma política de utilização de camiões de recolha de resíduos não poluentes e sem combustíveis fósseis. Os camiões da cidade funcionam a biogás ou HVO, um combustível feito com derivados de processamento de carnes", diz. 

Os camiões elétricos permitem agora que a cidade dê outro passo importante na direção certa. 

"Gotemburgo tem uma visão de construir uma cidade densa e verde. Temos de trabalhar muito para conseguir o menor nível de emissões possível, especialmente no centro da cidade. Ao mesmo tempo, podemos reduzir a poluição sonora a níveis mínimos."

Gotemburgo tem uma visão de construir uma cidade densa e verde. Temos de trabalhar muito para conseguir o menor nível de emissões possível, especialmente no centro da cidade.

Henrik Kant

Diretor de Planeamento Urbano, cidade de Gotemburgo

Jonas Odermalm

Jonas Odermalm, Líder de Estratégia de Produtos do Volvo FL e Volvo FE na Volvo Trucks.

Há alguns anos, Gotemburgo solicitou os serviços da Volvo Trucks para desenvolver um camião elétrico de recolha de resíduos com especificações precisas para cumprir requisitos relacionados com percurso, topografia, velocidade e capacidade de carga. Entre outras especificações, os camiões deveriam conseguir transportar cinco toneladas e cada carga teria de durar um dia completo de condução. Agora, o camião elétrico de recolha de resíduos está a ser introduzido. Se tiver sucesso, a cidade de Gotemburgo espera expandir o projeto.

Entre os benefícios, Henrik Kant espera que os camiões elétricos tenham como resultado um melhor ambiente de trabalho para os motoristas. 

"Os trabalhadores responsáveis pelo saneamento têm uma das maiores taxas de lesões no trabalho do país. Soluções que possam melhorar o seu ambiente de trabalho são, naturalmente, algo que queremos explorar", diz.

Ao mesmo tempo, outro camião elétrico da Volvo vai chegar às ruas este ano. A Volvo Trucks vai colocar em ação um camião elétrico de distribuição para entregas de produtos alimentares, juntamente com as empresas de transportes TGM e Schenker. 

"Os veículos elétricos têm muitas vantagens", diz Jonas Odermalm, Líder de Estratégia de Produtos do Volvo FL e Volvo FE na Volvo Trucks. "Para além de resultarem em menos poluição e ruído, o facto de poderem ser feitas mais entregas fora das horas de ponta faz com que os veículos elétricos consigam aumentar a produtividade e a precisão das entregas, reduzindo a quantidade de tempo que os motoristas têm de passar em congestionamentos." 

Os veículos elétricos conseguem aumentar a produtividade e precisão das entregas.

Jonas Odermalm

Líder de Estratégia de Produtos do Volvo FL e Volvo FE na Volvo Trucks

Lars Mårtensson

Lars Mårtensson, Diretor Ambiental e de Inovação da Volvo Trucks, acredita que a eletrificação dos camiões será cada vez mais uma prioridade para muitas cidades.

Mas ter uma frota de camiões elétricos operacional requer mais do que apenas camiões. 

"Os veículos são apenas uma parte do que é necessário para uma eletrificação em grande escala e transportes sustentáveis. É também uma questão de garantir que estão implementadas as regras certas, estações de carregamento e uma infraestrutura para que a utilização de veículos elétricos seja benéfica para as empresas. Os clientes e as cidades que investem nesta tecnologia também têm de olhar para o sistema de transportes de uma forma holística e ver o valor para as suas marcas, para a qualidade de vida e para o ambiente."

A cidade de Gotemburgo espera tornar-se o centro de logística da região escandinava e está a tornar-se rapidamente num banco de ensaios de novas soluções de transporte.

Tem já dois percursos de autocarro completamente elétricos, para além de inúmeros veículos híbridos. Os fabricantes de automóveis locais estão a testar veículos automáticos em determinados percursos e Gotemburgo está nas notícias internacionais, construindo um teleférico para transportar 4000 a 6000 pessoas por hora pelo estreito no centro da cidade, incluído no sistema de transportes públicos da cidade. 

Então, o que espera Henrik para os futuros residentes da cidade?

"Espero que, até 2035, não tenhamos de nos focar na poluição sonora e na qualidade do ar, já que essas questões estarão amplamente resolvidas", diz Henrik Kant. 

O Diretor Ambiental e de Inovação da Volvo Trucks, Lars Mårtensson, acha que as soluções testas em Gotemburgo serão alargadas a outros locais.

Queremos expandir este conceito e já estamos a começar os testes noutras cidades.

Lars Mårtensson

Diretor Ambiental e de Inovação da Volvo Trucks

"Queremos expandir este conceito e já estamos a começar os testes noutras cidades, incluindo Hamburgo. Faz parte do esforço para construir uma cidade atrativa em que se possa viver. Os camiões não têm sido uma área prioritária na transição para a eletricidade, mas estamos a mudar essa situação, juntamente com as cidades nossas parceiras."

Volvo FL Elétrico

Devido aos níveis de ruído significativamente mais baixos, os camiões elétricos podem ser utilizados para entregas noite dentro, reduzindo potencialmente o trânsito em estrada públicas durante as horas de ponta.

Os camiões testados em Gotemburgo

  • Os dois primeiros camiões Volvo FL Elétrico serão utilizados pela empresa de recolha de resíduos e reciclagem Renova e pela empresa de transportes TGM.
  • Camião integralmente elétrico para distribuição, recolha de resíduos e outras aplicações em condições urbanas, PBV de 16 toneladas.
  • Linha motriz: Motor elétrico de 185 kW, potência máxima/130 kW de potência contínua, transmissão de duas velocidades, veio de transmissão, eixo traseiro. Motor elétrico com um binário máximo de 425 Nm. Binário máximo do eixo traseiro de 16 kNm.
  • Armazenamento de energia: Duas a seis baterias de iões de lítio, com um total de 100–300 kWh. 
  • Autonomia: até 300 km.
  • Carregamento: carregamento de CA através da rede de abastecimento elétrico (22 kW) ou carregamento rápido de CC através de CCS/Combo2 até 150 kW. 
  • Tempo de recarregamento: De baterias vazias até completamente carregadas: Carregamento rápido de uma a duas horas (carregamento de CC), carregamento noturno até 10 horas (carregamento de CA) com uma capacidade máxima das baterias de 300 kWh.

Factos sobre Gotemburgo

570.000 – A população de Gotemburgo, a segunda maior cidade da Suécia. É a cidade natal da Volvo desde que a empresa foi fundada em 1926.

140.000 – Aumento esperado de residentes na cidade de Gotemburgo até 2035
– um crescimento de um terço.

12 – Número de objetivos ambientais da cidade que visam criar um bom ambiente para viver um desenvolvimento sustentável. Três objetivos estão diretamente relacionados com os transportes:

  • Impacto limitado no ambiente.
  • Ar limpo.
  • Infraestrutura bem construída.

Related News

Londres exige segurança na cidade

Londres fez da eliminação dos acidentes rodoviários uma primeira prioridade. Segundo um projeto de proposta, todos os veículos pesados com mais de 12 toneladas terão de possuir uma licença de segurança para transitar na cidade a partir de 2020. E há ...