Londres exige segurança na cidade
15-05-2018
As ruas estreitas de Londres estão constantemente ocupadas por carrinhas de transporte, camiões, táxis e autocarros com dois andares, além de peões e uma frota crescente de ciclistas.
Nas ruas estreitas de Londres, carrinhas de transporte, camiões, os icónicos táxis pretos e os autocarros vermelhos com dois andares enchem as estradas todas as manhãs, juntando-se aos peões e à frota crescente de ciclistas da cidade.
Com tantas pessoas e veículos a acotovelarem-se para conquistar um espaço limitado na estrada, o risco de choques é elevado. A mistura de camiões, ciclistas e peões tem-se revelado particularmente perigosa.
Ao longo dos últimos três anos, os veículos pesados têm estado envolvidos em 20 por cento das mortes de peões e mais de 70 por cento das mortes de ciclistas em Londres. Isto apesar de os camiões transitarem apenas em quatro por centro das milhas rodoviárias que compõem a cidade, segundo as estatísticas da autoridade de transporte da cidade, a Transport for London.

A mistura de camiões, ciclistas e peões que procuram conquistar um espaço limitado nas ruas de Londres significa que o risco de colisão é elevado.

Will Norman, Comissário de Marcha e Ciclismo da Transport for London, acredita que melhorar a visão direta da cabina dos camiões irá reduzir o risco de impacto com peões e ciclistas.
Apesar de serem elevadas, estatísticas como estas não são exclusivas de Londres. Uma pesquisa da Equipa de Investigação de Acidentes da Volvo Trucks revelou que, em 2014, cerca de 1 230, ou 32 por cento, das fatalidades com veículos pesados na UE foram utilizadores vulneráveis das estradas. Apesar de a segurança rodoviária ter melhorado globalmente, as taxas de acidentes com utilizadores vulneráveis das estradas tem-se revelado mais difícil de mitigar.
Para tornar as suas estradas mais seguras, a Transport for London colocou a redução dos perigos rodoviários no cerne do seu processo de tomada de decisões. Além disso, está a colaborar com grupos de utilizadores vulneráveis das estradas e fabricantes de automóveis, incluindo a Volvo Trucks, para encontrar soluções.
Então o que podemos fazer? Um grande plano em curso é o desenvolvimento da primeira Norma de Visão Direta (NVD) para veículos pesados.
"A visão direta da cabina demonstrou ter um impacto substancial na redução do perigo para peões e ciclistas, já que os ângulos mortos são um factor crucial nas colisões," afirma Will Norman, Comissário de Marcha e Ciclismo da Transport for London.
Segundo o projeto de proposta, todos os veículos pesados com mais de 12 toneladas terão de possuir uma licença de segurança para transitar na cidade a partir de 2020.
O plano ainda está a ser estudado, explica Will Norman. De acordo com as linhas gerais da proposta, seria emitida uma licença para a entrada em Londres de veículos pesados que cumpram os requisitos mínimos de visão direta ou que possam demonstrar medidas equivalentes de redução dos riscos para utilizadores vulneráveis das estradas. A proposta final incluirá especificações como sensores e avisos visuais.
"Estamos a trabalhar para que as nossas ruas se tornem mais seguras, mas precisamos que as empresas transportadoras melhorem a segurança das suas frotas," afirma Will Norman.

Ao longo dos últimos anos, os veículos pesados têm estado envolvidos em 20 por cento das mortes de peões e mais de 70 por cento das mortes de ciclistas em Londres.
A Volvo Trucks tem seguido de perto os desenvolvimentos em Londres.
"Aplaudimos o esforço que está a ser feito em Londres para assegurar a segurança rodoviária dentro da cidade e proteger utilizadores vulneráveis das estradas mediante os empenhos conjuntos de entidades diferentes," diz Claes Avedal, Gestor de Segurança de Planeamento de Produtos da Volvo Trucks.
Estamos a trabalhar para que as nossas ruas se tornem mais seguras, mas precisamos que as empresas transportadoras melhorem a segurança das suas frotas.Comissário de Marcha e Ciclismo da Transport for London

Claes Avedal, Gestor de Segurança de Planeamento de Produtos da Volvo Trucks, saúda a iniciativa de Londres e acredita que outras cidades irão seguir o seu exemplo.
Norman prevê que os camiões concebidos especificamente para oferecerem uma visibilidade máxima se venham a tornar mais comuns nas ruas de Londres e de outras cidades que procuram melhorar a segurança urbana. Tal inclui equipamento específico como janelas suplementares e câmaras, chassis de altura baixa e tipos de veículos específicos como o Volvo FE Low-Entry Cab, que tem um chassis muito baixo e a opção de janelas mais largas, que abrangem quase toda a largura das portas da cabina. As janelas suplementares oferecem ao motorista uma visibilidade direta lateral.
"No que respeita à maximização da visibilidade direta, é o veículo mais avançado, permitindo que o condutor esteja quase ao nível do olhar com os ciclistas e peões da estrada," afirma Claes Avedal.
Além de trabalhar para implementar uma Norma de Visão Direta (NVD), a Transport for London está a implementar um vasto conjunto de outras medidas para melhorar a segurança rodoviária, desde cortar os limites de velocidade a criar obstáculos à velocidade através de um novo desenho das ruas, melhorando a aplicação da lei e reconstruindo os cruzamentos mais perigosos da cidade.
"São muitos os fatores – desde o design do veículo, passando pelo planeamento de vias, perceção do tráfego e desenho das ruas – que contribuem para tornar as interações entre os camiões e os utilizadores vulneráveis de ruas mais seguras," afirma Claes Avedal.
A Volvo Trucks também aplica uma abordagem multifacetada à segurança. Integra áreas como a pesquisa de segurança, o desenvolvimento de tecnologias de segurança, incluindo a Monitorização da Faixa de Rodagem e o Travão de Emergência Avançado, e ainda o desenho de veículos mais seguros e a formação de condutores. Campanhas de perceção do tráfego, como as iniciativas "Pare, Olhe, Acene" e "Veja e seja visto" também constituem uma grande parte deste trabalho.
A segurança urbana é uma prioridade da agenda política em muitos locais, pelo que devemos esperar muitas mudanças em todo o mundo.Gestor de Segurança de Pleaneamento de Produtos da Volvo Trucks
Em 2041, a Transport for London espera que não haja quaisquer acidentes ou fatalidades nas suas estradas, e que 80 por cento de todos os londrinos se desloquem a pé, de bicicleta ou por transporte público.
"Podemos contar com outras mudanças em cidades de todo mundo para breve," diz Claes Avedal. "Na Volvo Trucks, partilhamos a visão de Londres de eliminação dos acidentes. A segurança rodoviária nas cidades tem estado atrasada em relação a outras áreas. No entanto, tornou-se agora numa prioridade da agenda política em muitos locais, pelo que devemos contar com a aplicação de muitas mudanças em todo o mundo."
Londres está na vanguarda.
As metas de Londres para 2041
- Zero acidentes graves ou fatalidades nas estradas da cidade.
- Espera-se que 80 por cento de todos os londrinos se desloquem a pé, de bicicleta ou por transporte público, de acordo com a Transport for London.
Relatório de Segurança da Volvo Trucks, 2017
A Equipa de Pesquisa de Acidentes da Volvo estudou e analisou mais de 1 700 acidentes que envolveram camiões desde 1969. O objetivo é aumentar o entendimento da segurança rodoviária e facultar orientações à definição de prioridades para o desenvolvimento futuro de medidas de segurança rodoviária.
O número de fatalidades em acidentes com veículos pesados (VP) somou um total de 3 863 na UE em 2014.
13%
499 fatalidades
Acidentes que causaram fatalidades em ocupantes de VP.
49%
1 898 fatalidades
Acidentes que causaram fatalidades aos ocupantes de carros.
32%
1 230 fatalidades
Acidentes que causaram fatalidades a utilizadores vulneráveis das estradas (UVE).
6%
236 outras fatalidades relacionadas com VP.
Das 1 230 fatalidades com UVE (em 2014, na UE), 53% envolveram peões,
22% envolveram ciclistas e 25% envolveram condutores de motociclos ou motociclistas.
Acidentes que causaram fatalidades ou lesões graves a utilizadores vulneráveis das estradas na UE em 2014.
20%
Envolveram um VP que dava uma curva.
30%
Acidentes a atravessar a estrada.
Aspetos a considerar
Claes Avedal, Gestor de Segurança de Planeamento de Produtos da Volvo Trucks oferece três considerações importantes para os clientes de camiões melhorarem a segurança urbana e a visibilidade.
Planear a rota
"Planeie os pontos de entrada e saída seguros dos locais de trabalho movimentados, a rota do veículo pela cidade para evitar vias demasiado movimentadas ou estreitas e interações com utilizadores vulneráveis das estradas. O planeamento pode fazer toda a diferença."
O veículo certo para o serviço
"Muitos clientes querem um camião o mais flexível possível. Isso pode significar que escolhem um chassis mais elevado, apesar de os seus serviços se realizarem principalmente na cidade. No entanto, um chassis mais baixo permite que o motorista esteja mais perto do chão e veja melhor o que se passa à volta do veículo."
As câmaras e uma janela lateral mais baixa oferecem uma perspetiva alargada
"É possível ver toda a parte da frente e dos lados do veículo utilizando apenas janelas e espelhos. No entanto, a opção de uma câmara no canto e de uma janela mais baixa na porta do lado direito oferece ao motorista uma perspetiva mais ampla, que pode prevenir colisões quando o camião está a dar uma curva."