Trucks

Os camiões elétricos podem passar a ser a solução predominante mais cedo do que se imagina. E estes são os motivos.

| 3 minutos
A totalidade do setor dos transportes enfrenta duras exigências no sentido de melhorar o seu impacto sobre o clima. Para acelerar a transição rumo a transportes mais sustentáveis, o objetivo da Volvo Trucks consiste em que toda a sua gama de produtos esteja isenta de combustíveis fósseis até 2040. Os camiões elétricos desempenharão um papel fundamental para alcançar este objetivo. Poderá parecer um alvo irrealista, mas, na verdade, prevê-se que a transição para veículos elétricos venha a ser muito mais rápida do que muitos tinham antecipado. São apresentados mais abaixo alguns motivos para tal.

O custo de propriedade de um veículo elétrico está a diminuir.

Embora um camião elétrico tenha um preço de venda mais alto do que um veículo convencional nos dias de hoje, o reduzido número de peças em movimento num motor elétrico significa que têm frequentemente ciclos de vida útil mais longos e que necessitam de menos manutenção. Entretanto, o preço das baterias está a diminuir a uma velocidade que está a superar as expetativas da maioria dos analistas. O investimento contínuo no setor das energias renováveis está a provocar a diminuição dos custos de produção da eletricidade, ao ponto de o funcionamento de um camião com base em eletricidade vir a representar uma fração do custo do gasóleo.
 

As baterias não param de melhorar

Com o disparo da procura de veículos elétricos, a inovação ao nível das baterias também está a acelerar. As baterias de iões de lítio, mais leves, representam cerca de um terço do peso e metade do volume, quando comparadas com as baterias de chumbo-ácido. E estão a tornar-se ainda mais leves e potentes à medida que a tecnologia melhora. Mais importante ainda, será possível obter ganhos com a próxima geração de baterias, denominadas baterias de estado sólido. Estas baterias são carregadas mais rapidamente, são mais seguras e podem chegar a disponibilizar o dobro da densidade das atuais baterias de iões de lítio, o que pode potencialmente duplicar a autonomia.
 

Os desafios ao nível das infraestruturas estão a ser abordados

Hoje em dia, é facilmente possível carregar durante a noite um camião elétrico para tarefas que exijam menor autonomia. Embora a infraestrutura para camiões de carga rápida ainda seja reduzida, está a expandir-se à medida que cidades, centros logísticos, construtores automóveis e estações de serviço procuram satisfazer a procura emergente. E as novas tecnologias, incluindo carregadores e baterias inteligentes, estão a possibilitar a carga ultrarrápida numa gama mais ampla de condições. As novas descobertas também estão a demonstrar que a velocidade de carga aumentará drasticamente com as melhorias ao nível das baterias de iões de lítio.
 

Os camiões elétricos estão a tornar-se a melhor opção

À medida que o preço dos veículos elétricos desce, optar por um veículo elétrico pode passar a ser mais do que uma questão de sustentabilidade e custos. Os camiões elétricos também estão a revelar-se populares entre os motoristas, dado que geram menos vibrações do que os veículos a gasóleo tradicionais. São mais fáceis de manobrar e estacionar, tornando-os adequados à condução urbana e entregas. Enquanto opção com baixo teor de carbono e sem emissões de escape, os camiões elétricos estão a revelar-se populares entre as empresas que pretendem operar de forma mais sustentável.
A transição para veículos elétricos poderá ser mais rápida do que muitos previram. Pelo menos, há muitos indícios que apontam para este desenvolvimento. E os camiões elétricos já estão a rolar nas nossas ruas em operações de funcionamento real.

Lars Mårtensson

Environment and Innovation Director at Volvo Trucks

Artigos Relacionados

Últimos press releases

Latest Press Release