Embora um camião elétrico tenha um preço de venda mais alto do que um veículo convencional nos dias de hoje, o reduzido número de peças em movimento num motor elétrico significa que têm frequentemente ciclos de vida útil mais longos e que necessitam de menos manutenção. Entretanto, o preço das baterias está a diminuir a uma velocidade que está a superar as expetativas da maioria dos analistas. O investimento contínuo no setor das energias renováveis está a provocar a diminuição dos custos de produção da eletricidade, ao ponto de o funcionamento de um camião com base em eletricidade vir a representar uma fração do custo do gasóleo.
Com o disparo da procura de veículos elétricos, a inovação ao nível das baterias também está a acelerar. As baterias de iões de lítio, mais leves, representam cerca de um terço do peso e metade do volume, quando comparadas com as baterias de chumbo-ácido. E estão a tornar-se ainda mais leves e potentes à medida que a tecnologia melhora. Mais importante ainda, será possível obter ganhos com a próxima geração de baterias, denominadas baterias de estado sólido. Estas baterias são carregadas mais rapidamente, são mais seguras e podem chegar a disponibilizar o dobro da densidade das atuais baterias de iões de lítio, o que pode potencialmente duplicar a autonomia.
Hoje em dia, é facilmente possível carregar durante a noite um camião elétrico para tarefas que exijam menor autonomia. Embora a infraestrutura para camiões de carga rápida ainda seja reduzida, está a expandir-se à medida que cidades, centros logísticos, construtores automóveis e estações de serviço procuram satisfazer a procura emergente. E as novas tecnologias, incluindo carregadores e baterias inteligentes, estão a possibilitar a carga ultrarrápida numa gama mais ampla de condições. As novas descobertas também estão a demonstrar que a velocidade de carga aumentará drasticamente com as melhorias ao nível das baterias de iões de lítio.
À medida que o preço dos veículos elétricos desce, optar por um veículo elétrico pode passar a ser mais do que uma questão de sustentabilidade e custos. Os camiões elétricos também estão a revelar-se populares entre os motoristas, dado que geram menos vibrações do que os veículos a gasóleo tradicionais. São mais fáceis de manobrar e estacionar, tornando-os adequados à condução urbana e entregas. Enquanto opção com baixo teor de carbono e sem emissões de escape, os camiões elétricos estão a revelar-se populares entre as empresas que pretendem operar de forma mais sustentável.
A transição para veículos elétricos poderá ser mais rápida do que muitos previram. Pelo menos, há muitos indícios que apontam para este desenvolvimento. E os camiões elétricos já estão a rolar nas nossas ruas em operações de funcionamento real.
Lars Mårtensson
Environment and Innovation Director at Volvo Trucks