Volvo Trucks

AUTO SUECO ANGOLA

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ESPECIFICAÇÕES DA LINHA MOTRIZ DO VOLVO FM

  • Motores
  • I-Shift
  • I-Shift Dual Clutch
  • Eixos traseiros
  • Desmultiplicações do eixo traseiro
  • Combinações de linha motriz
  • Tomadas de força

Motores

 

D11K

D13K

G13C

Norma de emissões

Euro 6

Euro 6

Euro 6

N.º de cilindros

6

6

6

Cilindrada

10,8 dm3

12,8 dm3

12,8 dm3

Curso

152 mm

158 mm

158 mm

Diâmetro

123 mm

131 mm

131 mm

Taxa de compressão

17:01

18:01

17:01

Regime económico

1000–1500 r/min

950–1400 r/min

1000–1400 r/min

Efeito de travagem de escape

160 kW (2400 r/min)

200 kW (2300 r/min)

 

Efeito VEB

290 kW (2400 r/min)

   

VEB

opção

   

Efeito VEB+

 

375 kW (2300 r/min)

375 kW (2300 r/min)

VEB+

 

opção

opção

Filtros de óleo

2 fluxo total, 1 bypass

2 fluxo total, 1 bypass

2 fluxo total, 1 bypass

Volume de mudança de óleo, incluindo filtro

36 l

33 l

33 l

Sistema de refrigeração, volume total

36 l

38 l

39,5 l


 

Intervalo de mudança do óleo

Até 100.000 km ou uma vez por ano com VDS4.

Pré-requisitos de combustível

Combustível sem enxofre (EN590, teor máx. de enxofre de 10 ppm)
Biodiesel de 2.ª geração (EN15940, diesel sintético)
Qualidade automóvel LNG.

Tomada de força montada no motor

 

Binário disponível

Desmultiplicação

EPTT350

350 Nm* 

1.26:1

EPTT650

650 Nm*

1.26:1

EPTT1000

1000 Nm*

1.26:1


* Binário disponível durante a condução e parado.

D11K – potência/binário

Potência de acordo com: EC 582/2011

D11K330 (245 kW)

 

Potência máxima às 1600–1900 r/min

330 cv

Binário máximo às 950–1400 r/min

1600 Nm

D11K380 (280 kW)

 

Potência máxima às 1700–1800 r/min

380 cv

Binário máximo às 950–1400 r/min

1800 Nm

D11K430 (317 kW)

 

Potência máxima às 1700–1800 r/min

430 cv

Binário máximo às 1058–1400 r/min

2050 Nm

D11K460 (339 kW)

 

Potência máxima às 1700–1800 r/min

460 cv

Binário máximo às 1050–1400 r/min

2200 Nm



D13K – potência/binário

Potência de acordo com: EC 582/2011

 

D13K420 (309 kW)  
Potência máxima às 1400–1800 r/min 420 cv
Binário máximo às 860–1400 r/min 2100 Nm
D13K460 (345 kW)  
Potência máxima às 1400–1800 r/min 460 cv
Binário máximo às 900–1400 r/min 2300 Nm
D13K500 (368 kW)   
Potência máxima às 1530–1800 r/min 500 cv 
Binário máximo às 980–1270 r/min 2500 Nm 

G13C – potência/binário

Potência de acordo com EC 582/2011

G13C420 (309 kW)

 

Potência máxima às 1400–1800 r/min

420 cv

Binário máximo às 1000–1400 r/min

2100 Nm

G13C460 (338 kW)

 

Potência máxima às 1700–1800 r/min

460 cv

Binário máximo às 1050–1400 r/min

2300 Nm

I-Shift

Caixa de velocidades split/range de 12 velocidades com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shift pode ser equipada com um retardador compacto, tomada de força, bomba de direção assistida de emergência e radiador de óleo.

I-Shift

Designação Mudança mais alta Binário do motor (Nm) Peso bruto de conjunto (toneladas)
AT2412F Direct Drive (1:1) 2400 44
AT2612F Direct Drive (1:1) 2600 100
ATO2612F Overdrive 2600 100

 

Especificações da I-Shift Dual Clutch

Designação Mudança mais alta Binário do motor (Nm) Peso bruto de conjunto (toneladas)
SPO2812 Overdrive 2800 80

Eixos traseiros

Designação

Eixo

Engrenagem

Binário máximo (Nm)

Carga máxima sobre o eixo/bogie (toneladas)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

Redução simples

         

RSS1244

Simples

Hipóide

2800

12

44

RSS1344C/E

Simples

Hipóide

2600

13

44

RSS1352A

Simples

Hipóide

2800

13

52

RSS1356

Simples

Hipóide

2400/2800

13

56/44

RSS1370A/B

Simples

Hipóide

3550

13

70

RTS2370A

Tandem

Hipóide

3550

23

80

RTS2310A

Tandem

Hipóide

3550

23

100

Redução nos cubos

         

RSH1370F

Simples

Helicoidal cónica

3550

13

70

RTH2610F

Tandem

Helicoidal cónica

3550

26

100

RTH3210

Tandem

Helicoidal cónica

3550

32

100

RTH3312

Tandem

Helicoidal cónica

3550

33

120

RTH3815

Tandem

Helicoidal cónica

3550

38

150

Desmultiplicações do eixo traseiro

RSS1244

RSS1344C/E

RSS1356

RSS1370A/B

RTS2370A

RTS2310

RSH1370F

RTH2610F

RTH3210

RTH3312

RTH3815

2.31:1

2.31:1*

2.50:1

2.06:1

2.43:1

2.06:1

3.46:1

3.33:1

3.33:1

3.61:1

4.14:1

2.47:1

2.47:1*

2.64:1

2.17:1

2.57:1

2.17:1

3.61:1

3.46:1

3.46:1

3.76:1

4.58:1

2.64:1

2.64:1

2.79:1

2.31:1

2.83:1

2.31:1

3.76:1

3.61:1

3.61:1

4.12:1

5.43:1

2.85:1

2.85:1

3.10:1

2.47:1

3.09:1

2.47:1

4.12:1

3.76:1

3.76:1

4.55:1

7.22:1

3.08:1

3.08:1

3.44:1

2.64:1

3.40:1

2.64:1

4.55:1

3.97:1

3.97:1

5.41:1

 
 

3.36:1

3.67:1

2.85:1

3.78:1

2.85:1

5.41:1

4.12:1

4.12:1

6.18:1

 
 

3.70:1

 

3.08:1

4.13:1

3.08:1

 

4.55:1

4.55:1

7.21:1

 
 

4.11:1

 

3.40:1**

4.50:1

3.36:1

 

5.41:1

5.41:1

   
 

4.63:1

 

3.67:1**

5.14:1

3.70:1

 

6.18:1

6.18:1

   
 

5.29:1

 

4.11:1**

5.67:1

4.11:1

   

7.21:1

   
       

6.17:1

4.63:1

         


* Para RSS1344E
** Para RSS1370B

Combinações de linha motriz

 

D11K330

D11K370

D11K410

D11K450

D13K420

D13K460

D13K500

G13C420

G13C460

                   

I-Shift

                 

AT2412F

AT2612F

ATO2612F

AT2812F

                 

ATO3112F

                 

ATO3512F

                 

I-Shift Dual Clutch

                 

SP02812

         

   

Eixos de redução simples

                 

RSS1244

 

RSS1344C/E

RSS1352A

RSS1356

RSS1370A/B

RTS2370A

RTS2310A

Eixos de redução nos cubos

                 

RSH1370F

RTH2610F

RTH3210

   

RTH3312

   

RTH3815

   

Tomadas de força

Existe uma vasta gama de tomadas de força independentes e dependentes da embraiagem para acionamento dos mais variados tipos de superstrutura.

Montada no motor

PTER-DIN
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

PTER1400
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

PTER100
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

Montada na caixa de velocidades

PTR-F
Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.

PTR-FL/FH
Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.

PTR-D/PTR-DM/PTR-DH
Baixa, média ou alta velocidade com ligação DIN para instalação direta de uma bomba hidráulica.

PTRD-F
Alta velocidade com ligação por flange para acoplamento direto de veio de transmissão.

PTRD-D
Alta velocidade com duas ligações. Ligação DIN à frente e atrás para montagem direta de bombas hidráulicas.

PTRD-D1
Alta velocidade com duas ligações. Ligação por flange atrás e ligação DIN à frente.

PTRD-D2
Alta velocidade com duas ligações atrás e uma ligação à frente. Duas ligações por flange atrás e uma ligação DIN à frente.

 

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