“Ter a tecnologia a trabalhar para nós permite-nos ter liberdade. Por exemplo, as máquinas podem trabalhar quando queremos dormir”, diz Raymond Langfjord, Diretor Executivo da Brønnøy Kalk, quando reflete sobre a possibilidade de introdução faseada de tecnologia automatizada na vasta pedreira nesta costa remota da região oeste da Noruega. A paisagem incrível é o cenário para uma tarefa difícil, com os camiões constantemente a percorrerem sinuosos caminhos de terra entre a pedreira e o local do triturador, em Velfjord.
Raymond Langfjord começou a trabalhar na minha da Brønnøy Kalk em março de 2006. Subindo a pulso, o seu primeiro trabalho foi como operador de máquina e auxiliar de rebentamento na mina, transportando baldes de gravilha para encher os furos com a carga antes do rebentamento. Com o passar dos anos, aumentaram as responsabilidades e funções como capataz e Diretor de Produção levaram à nomeação para o atual cargo de Diretor Executivo em janeiro de 2017. “Tenho experiência a todos os níveis e conheço muito bem os diferentes processos. Isso ajuda a reconhecer os desafios a longo prazo que enfrentamos.”
Um dos maiores problemas da Brønnøy Kalk é o facto de a mina encontrar num país com elevados custos, tendo de competir num mercado global. Isso significa que existe um esforço constante para ter mais competitiva e, em 2015, a Brønnøy Kalk iniciou debates internos no sentido de melhorar os métodos de trabalho. Depois de formar um grupo de projeto, contactou várias entidades, incluindo a Volvo Trucks. Com a Volvo Construction Equipment também incluída no processo, foi estabelecido um contacto firme e iniciada uma troca de ideias relativamente a soluções autónomas exequíveis. Desde então, um diálogo próximo contínuo entre as partes ajudou a aumentar a confiança na mina.
A relação tem sido fantástica desde o primeiro dia. A Volvo Trucks não iniciou o diálogo com uma abordagem comercial.
História: A Brønnøy Kalk AS foi fundada em 1997. Pertencia à Norsk Mineral AS, uma empresa privada familiar com raízes na indústria mineral desde 1948.
Serviços: A empresa especializou-se na extração de calcário, que, entre outras coisas, é utilizado no fabrico de pigmentos para a indústria internacional do papel.
Fundada em: 1997.
Proprietário: Norsk Mineral AS.
Número de funcionários: 50.
Carga: Calcário.
Número de camiões Volvo autónomos: 6.
Número de carregadoras de rodas: 4.