Os irmãos Harry e Arjan Schenk são a terceira geração de uma dinastia holandesa plena de sucessos no setor dos transportes. Numa área em que a rentabilidade depende de dispor de camiões-cisternas capazes de funcionar com uma capacidade de carga máxima, os novos camiões leves Volvo FH e Volvo FM estão a revelar-se fundamentais para as operações da empresa. Sem comprometer a segurança e o conforto, os camiões conseguem agora aumentar a capacidade de carga através da redução do peso. Desde 2014, tornou-se possível aplicar várias especificações cruciais ao veículo de base, o que veio a reduzir em grande medida o peso bruto. "O nosso camião ideal é o Volvo FH 4x2 T, que pesa menos de sete toneladas," afirma Harry Schenk. "Este é o limite 'mágico' - o peso antes da carga para veículos que combinam transporte regional com transporte de longo curso. Trata-se duma combinação vital para nós."
Quando chega o momento de maximizar as possibilidades da capacidade de carga, Harry ilustra a importância de aplicar a matemática. "Se um camião-cisterna for utilizado num ano para transportar cerca de 1 400 carregamentos, significa que um ganho de 50 kg só na capacidade de carga se traduz em aproximadamente 70 toneladas de carga por ano. Em 100 veículos isto representa 7 000 toneladas; num período de cinco anos, estamos a falar em cerca de 35 000 toneladas. Aqui se vê a força dos números. O aumento potencial da capacidade de carga é enorme."
Fundada pelo avô dos irmãos nos idos de 1925, a Schenk transporta predominantemente líquidos e gases desde a década de 1950, quando estabeleceu parcerias com várias empresas petrolíferas. Uma vasta lista de clientes inclui hoje em dia multinacionais gigantes como a Shell, BP, Air Products e Linde. A sede da empresa tem uma localização ideal: na autoestrada principal a leste de Roterdão, entre a vasta área portuária da cidade, a Alemanha e outros grandes mercados europeus. "Transportamos principalmente a partir de armazéns, fábricas e refinarias," afirma Arjan Schenk. "Estes postos de recolha localizam-se geralmente em redor de grandes portos como Roterdão, Amesterdão, Antuérpia e Hamburgo. Os produtos chegam a todos os tipos de clientes, em particular no Benelux e na Alemanha, mas também a quase todos os outros países europeus."
O relacionamento da Schenk com a Volvo Trucks remonta a 1947. De acordo com Arjan, a capacidade de adaptação dos camiões Volvo aos requisitos muito específicos da Schenk revelou-se aliciante para a empresa. "A Volvo Trucks tem dado provas de flexibilidade e oferece uma enorme abrangência de opções. Ocasionalmente estas qualidades permitem-nos dar aos veículos uma "segunda vida" na nossa empresa. Por outro lado, a grande diversidade de especificações significa que podemos utilizar os veículos da Volvo em quase todos os tipos de transportes que realizamos."
Com mais de 500 camiões Volvo no ativo, as operações da Schenk estão muito dependentes de uma parceria positiva. A maximização do período operacional é crucial, reconhece Arjan. "Os nossos cálculos baseiam-se no máximo de horas e dias utilizáveis por ano. Garantimos que dispomos de motoristas em quantidade suficiente para concretizar este período operacional. A Volvo Trucks entende aquilo que é importante para nós e orgulha-se de contribuir para o nosso trabalho em várias frentes. No momento de investir em camiões, a segurança, o custo total de propriedade, o peso sem carga e o conforto do motorista são os principais critérios por que nos regemos. É por isso que os veículos leves representam um investimento sólido."
O porto de Roterdão é vasto e parece não ter fim. De longe o maior da Europa, estende-se bem para oeste da cidade, cada quilómetro ocupado por áreas reservadas a contentores, tubos e recipientes de gás, até que chega a Maasvlakte, uma zona reclamada ao mar onde o porto se veio prolongar ainda mais nos últimos anos. É um dia gélido e húmido de janeiro este em que Peter Verkooijen, um motorista da Schenk, chega ao terminal de saída do porto de Roterdão para receber uma remessa de gás natural liquefeito. "Este camião-cisterna vai seguir para a Áustria," diz-nos. Com trinta anos de experiência ao volante, Peter conduziu pela primeira vez um dos camiões leves da Volvo adquiridos pela Schenk há cerca de um ano. "A primeira coisa em que reparei foi na suspensão, este camião tem efetivamente mais elasticidade e sente-se logo a diferença no peso. O que me agrada mais nos camiões leves é que o espaço não foi nada sacrificado. Para um tipo alto como eu, é importante ter o máximo de espaço para as pernas possível. O assento é muito confortável e a funcionalidade é exatamente aquilo que se espera de um camião Volvo."
A grande diversidade de especificações significa que podemos utilizar os veículos da Volvo em quase todo o tipo de transporte que realizamos.
De volta à sede, os irmãos Schenk preparam as viagens onde hão-de se encontrar com vários clientes na Bélgica e na Alemanha. É evidente quando falamos com eles que dão uma enorme importância não só às necessidades dos seus clientes, mas ao cativar dos melhores motoristas no setor. Para tal, desde há vários anos que realizam ações de formação na própria empresa. "O sucesso da nossa empresa assenta na excelência dos motoristas e da equipa de trabalho," afirma Harry. "Para ir ao encontro deste desafio, além de garantir as condições básicas é necessário dispormos dos melhores camiões, para podermos encontrar e reter os melhores trabalhadores. No final de contas, os motoristas passam imenso tempo nos seus camiões, e qualquer profissional quer usufruir das melhores ferramentas."
O transporte de líquidos e de gases é um trabalho complexo. Além das enormes amplitudes térmicas e das condições envolvidas, é necessário um enorme cuidado durante o carregamento, descarregamento e o transporte. A gama de camiões leves da Volvo foi concebida e testada aos mais elevados critérios, o que significa que se pode confiar nos veículos para transportarem as cargas mais sensíveis. "Os nossos clientes exigem sempre o melhor desempenho no que respeita à segurança. É esse valor que decide o êxito ou o fracasso da nossa atividade enquanto empresa," declara Arjan Schenk.
O transporte de líquidos e de gases é um trabalho complexo. Além das enormes amplitudes térmicas e das condições envolvidas, é necessário um enorme cuidado durante o carregamento, descarregamento e o transporte. A gama de camiões leves da Volvo foi concebida e testada aos mais elevados critérios, o que significa que se pode confiar nos veículos para transportarem as cargas mais sensíveis. "Os nossos clientes exigem sempre o melhor desempenho no que respeita à segurança. É esse valor que decide o êxito ou o fracasso da nossa atividade enquanto empresa," declara Arjan Schenk.
Uma empresa virada para o futuro, a Schenk está constantemente a expandir-se e a adaptar a sua frota de camiões leves. "Para que o uso que damos aos camiões seja eficiente, é crucial que sejam fiáveis," acrescenta Harry Schenk. "Usamo-los tanto – chegando por vezes às 7 500 horas por ano – que um baixo peso sem carga é muito importante. Com um uso tão intensivo, cada quilo de carga conta. Assumimo-nos como o departamento de transporte pessoal dos nossos clientes e estamos bem cientes das características específicas que nos distinguem. Atenção aos pormenores sem perder de vista uma perspetiva mais abrangente. Temos orgulho nos nossos funcionários e nos nossos clientes."
Damos tanto uso aos nossos camiões – chegando por vezes às 7 500 horas por ano – que um baixo peso sem carga é muito importante.
A partir de 2014, realizou-se um amplo conjunto de melhorias para poupar peso nos camiões Volvo, incluindo nos materiais, motores, eixos e chassis. Em algumas aplicações, estes aperfeiçoamentos levaram a reduções de peso na ordem dos 500 a 600 kg em comparação com uma configuração tradicional.
A Volvo Trucks dispõe agora do camião mais leve do setor – e sem comprometer a segurança, o desempenho ou a qualidade. Seja qual for o serviço, pode escolher a configuração certa para melhorar a sua capacidade de carga.
Contacte o seu concessionário Volvo local para obter mais informações.
História: A Schenk foi fundada como uma empresa familiar em 1925. Hoje em dia, Harry e o seu irmão Arjan Schenk são a 3.ª geração a dirigir a empresa.
Serviços: A Schenk especializa-se no transporte de líquidos e gases, incluindo combustíveis (40 por cento).
Fundada em: 1925.
Proprietários: Harry Schenk, Arjan Schenk.
Número de funcionários: 1 400.
Frota de veículos: Cerca de 700 camiões (dos quais cerca de 70 por cento são da Volvo).
Motoristas: 1 200.
Principais cargas: Líquidos, incluindo combustíveis e gases.
Capacidade de carga suplementar: 278 kg.
Territórios abrangidos: BeNeLux, Alemanha e outros países europeus.
Principais clientes: Shell, BP, Air Products e Linde.