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Furtivamente na estrada: os clientes anteveem a nova gama de camiões

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Nas estradas sinuosas da Sierra de los Filabres, em Espanha, clientes selecionados tiveram a oportunidade de testar os novos Volvo FH16, Volvo FH e Volvo FM. Aqui estão as suas impressões seis meses antes do lançamento.
Um camião de teste na estrada em Espanha
Os clientes da Volvo Trucks sempre tiveram um papel importante e ativo no desenvolvimento dos novos camiões e funções.

O sol de setembro começou lentamente a pôr-se por trás das montanhas, dando à terra seca ao longo da estrada A-349 um tom quente e vermelho acastanhado. Na estrada, que se estende pela zona desértica de ​Tabernas para além da cordilheira da Sierra de los Filabres, três camiões Volvo camuflados acabam de iniciar um dos seus muitos testes de condução na zona.

Os motoristas de hoje são clientes da Volvo Trucks que foram convidados a dar o seu feedback e a partilhar a sua opinião sobre estes novos modelos de camiões antes do seu lançamento. Cada cliente tem consigo na cabina um representante do mercado local. Ao conduzir, os motoristas classificam tudo, desde a impressão geral da cabina até novas funcionalidades como o Cruise control em descida e a Câmara de canto do passageiro.

Os clientes da Volvo Trucks sempre tiveram um papel importante e ativo no desenvolvimento dos novos camiões e funções. Ao contrário dos testes no terreno (onde os camiões são testados pelos clientes durante longos períodos de tempo, fornecendo um contributo importante para o desenvolvimento dos produtos), estes testes têm um propósito diferente.

“Para nós, na organização de vendas, é importante entender o produto da perspetiva do comprador e saber o que os clientes mais apreciam. Estes testes dão-nos uma boa ideia sobre onde estamos neste momento”, afirma Tommy Aronsson, Diretor de Argumentação de Vendas da Volvo Trucks.

No início de 2019, Tommy Aronsson e os seus colegas organizaram testes semelhantes para clientes em Kiruna, no norte da Suécia. Depois, os testes foram realizados em duras condições de condução de inverno, com estradas cobertas de neve e escorregadias e com temperaturas a chegar aos -20 ºC. Aqui em Espanha, pelo contrário, são as estradas sinuosas e as subidas íngremes que representam os maiores desafios.

“Dado que os clientes estão familiarizados com os modelos anteriores, podem facilmente estabelecer comparações e ver os pontos fortes e fracos dos novos camiões. Tanto as reações espontâneas como os contributos que recebemos dos clientes são extremamente valiosos”, afirma Tommy Aronsson.

A frota de teste que passa pela pedreira de mármore e olivais da Sierra de los Filabres é composta por um Volvo FM, um Volvo FH e um Volvo FH16. Dado que os camiões estão camuflados e as cabinas estão equipadas com inúmeros dispositivos de medição e câmaras, o foco de hoje passa por avaliar a funcionalidade dos camiões e não o seu design.

“Este tipo de evento é sempre muito apreciado pelos clientes – muitos sentem-se orgulhosos por participar e partilham o seu ponto de vista. Também recebemos muitas perguntas dos participantes. É fácil perceber que existe muito interesse nos novos camiões”, afirma Tommy Aronsson.

ROMAN FRANK

Proprietário
EMPRESA: Frama.
PAÍS: República Checa.
ATIVIDADE: Transporte de mercadorias de grandes dimensões.
CAMIÕES: 35, dos quais 34 são camiões Volvo.

“A impressão geral é extremamente positiva. Por exemplo, o novo display parece-me muito fácil de usar. É fácil de gerir com os botões no volante e a interface tem um aspeto agradável.

“No que diz respeito às caraterísticas de condução, a melhoria mais significativa encontra-se no segmento do Volvo FM. Este Volvo FM é um camião totalmente novo, é completamente diferente.

“No questionário, dei a pontuação mais alta à frente e aos espelhos laterais. A visibilidade é incrível e a Câmara de canto do passageiro funciona muito bem. Também gostei das novas luzes LED interiores e do facto de ser possível ligá-las com um simples toque.”

DANIEL MCNULTY

Operador/proprietário
EMPRESA: Danjak Ltd.
PAÍS: Reino Unido.
ATIVIDADE: Transporte de plataforma plana.
CAMIÕES: 5 camiões Volvo.

“Os camiões não estão finalizados, obviamente, mas a condução de hoje foi fantástica. As estradas são muito diferentes daquelas em que normalmente conduzo no Reino Unido.

“Tenho muito pouca experiência com camiões com volante à esquerda, pelo que tive de aprender rapidamente. Uma coisa de que gostei nos camiões foi o novo painel de instrumentos. Também gosto do antigo, mas este é de outro nível. É muito moderno e parece que estamos num automóvel novo em folha.

“Embora o Volvo FM não fosse adequado para as operações que realizamos, gostei muito de conduzir aquele camião, hoje. A visibilidade na nova cabina é fantástica e o motorista fica sentado numa posição mais baixa - consigo perceber por que motivo este camião seria atrativo em determinadas operações.

CHRISTOFFER ELAMSSON

Motorista e operador de tráfego
EMPRESA: Hedenskogs Åkeri AB.
PAÍS: Suécia.
ATIVIDADE: Transporte e manuseamento de contentores-cisterna.
CAMIÕES: 6 camiões Volvo.

“A impressão geral é extremamente positiva. Por exemplo, o novo display parece-me muito fácil de usar. É fácil de gerir com os botões no volante e a interface tem um aspeto agradável.

“No que diz respeito às caraterísticas de condução, a melhoria mais significativa encontra-se no segmento do Volvo FM. Este Volvo FM é um camião totalmente novo, é completamente diferente.

“No questionário, dei a pontuação mais alta à frente e aos espelhos laterais. A visibilidade é incrível e a Câmara de canto do passageiro funciona muito bem. Também gostei das novas luzes LED interiores e do facto de ser possível ligá-las com um simples toque.”

OLLI HAAPANEN

Gestor de frota
EMPRESA: Grupo Simeon.
PAÍS: Finlândia.
ATIVIDADE: Transporte de produtos líquidos.
CAMIÕES: 230, dos quais aproximadamente 100 são camiões Volvo.

“Foi muito agradável conduzir todos os camiões novos. O Volvo FH16 é um super-camião em estradas como esta. No entanto, para as nossas operações, o Volvo FM é melhor e temos estado à espera do novo modelo. Em comparação com a versão antiga, a cabina do novo FM é diferente como do dia para a noite. A visibilidade é muito boa e, na minha opinião, a Câmara de canto do passageiro é uma das funcionalidades de segurança mais importantes dos últimos anos.


“Hoje, usei o Cruise Control Adaptativo em 98% do trajeto; foi tão gradual e funcionou tão bem que não tive de fazer quase nada. Também gosto que o Cruise control em descida esteja de regresso como funcionalidade nos novos camiões.

“Acho que é extremamente positivo que a Volvo Trucks convide os clientes a participar em testes como este. Como utilizadores finais, conhecemos as nossas necessidades e o que funciona melhor nas nossas operações. Como gestor de frota, também é muito bom saber que novas funcionalidades vão surgir.”

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