Volvo Trucks

AUTO SUECO ANGOLA

A Volvo Trucks inicia o lançamento de uma gama completa de camiões elétricos na Europa em 2021

No próximo ano, os transportadores na Europa poderão encomendar versões totalmente elétricas dos camiões pesados da Volvo. Isto significa que a Volvo Trucks vai disponibilizar uma gama completa de veículos pesados com linhas motrizes elétricas na Europa a partir de 2021. O enorme impulso da Volvo Trucks no sentido da eletrificação marca um grande passo em frente no caminho para o transporte sem recurso a combustíveis fósseis.
A Volvo Trucks inicia o lançamento de uma gama completa de camiões elétricos na Europa em 2021

A Volvo Trucks está agora a realizar testes aos camiões pesados Volvo FH, Volvo FM e Volvo FMX elétricos, que serão utilizados para operações de transporte regional e de construção urbana na Europa. Estes camiões terão um peso bruto do conjunto de até 44 toneladas. Consoante a configuração da bateria, o alcance pode ir até 300 km. As vendas começarão no próximo ano e a produção em volume começará em 2022. Isto significa que a partir de 2021 a Volvo Trucks venderá uma gama completa de camiões elétricos na Europa para operações de distribuição, resíduos sólidos, transporte regional e construção urbana.

"Ao aumentar rapidamente o número de camiões elétricos pesados, queremos ajudar os nossos clientes e compradores de transportes a alcançar os seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade. Estamos determinados a continuar a direcionar a nossa indústria rumo a um futuro sustentável", diz Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks.

A Volvo Trucks iniciou o fabrico da Volvo FL Electric e Volvo FE Electric em 2019. São camiões elétricos destinados a operações de distribuição urbana e de resíduos sólidos, principalmente na Europa. Na América do Norte, as vendas do Volvo VNR Electric, um camião para transporte regional, terão início a 3 de dezembro de 2020.

Uma transição gradual para alternativas sem recurso a combustíveis fósseis

Os veículos elétricos para operações exigentes e pesadas de longo curso seguir-se-ão nesta década. Estes serão camiões elétricos e camiões com células de combustível com um alcance maior. A Volvo Trucks pretende começar a vender camiões elétricos movidos a células de combustível de hidrogénio na segunda metade desta década. O objetivo da Volvo Trucks é que toda a sua gama de produtos esteja livre de combustíveis fósseis até 2040.

"Para reduzir o impacto do transporte no clima, precisamos de fazer uma transição rápida dos combustíveis fósseis para alternativas como a eletricidade. Mas as condições para efetuar esta mudança e, consequentemente o ritmo da transição, variam drasticamente entre diferentes transportadores e mercados, dependendo de muitas variáveis, como incentivos financeiros, acesso a infraestruturas de carregamento e o tipo de operações de transporte", explica Roger Alm.

Por este motivo, a maior parte das empresas de transporte vai efetuar a transição para a operação elétrica por fases. Na prática, muitas terão uma frota mista de camiões movidos por diferentes combustíveis durante um período de transição.

"Os nossos chassis são concebidos para serem independentes da linha motriz utilizada. Os nossos clientes podem optar por comprar vários camiões Volvo do mesmo modelo, com a única diferença de que uns são elétricos e outros são movidos a gás ou diesel. Quanto às características do produto, tais como o ambiente do condutor, a fiabilidade e a segurança, todos os nossos veículos cumprem as mesmas normas elevadas. Os condutores devem estar familiarizados com os seus veículos e ter a capacidade de os operar de forma segura e eficiente, independentemente do combustível utilizado", diz Roger Alm.

Do ponto de vista da Volvo Trucks, a transição para um transporte mais sustentável tem em grande parte a ver com tornar a mudança tão suave quanto possível para os operadores de transporte, para que estes possam começar a adaptar-se. As soluções oferecidas têm de ser livres de combustíveis fósseis e permitir aos transportadores alcançar os níveis necessários de rentabilidade e produtividade.

"A nossa principal tarefa é facilitar a transição para veículos elétricos. A nossa estratégia passa por disponibilizar soluções holísticas que incluem o planeamento de rotas, veículos corretamente especificados, equipamento de carregamento, financiamento e serviços. A segurança a longo prazo que nós e a nossa rede global de concessionários e oficinas de assistência proporcionamos aos nossos clientes será mais importante do que nunca", afirma Roger Alm.
 

Hiperligação para imagens de alta resolução.
Hiperligação para mais informações sobre a eletromobilidade na página Web global da Volvo Trucks.

For further information, please contact:

Jan Strandhede
Media Relations Director, Volvo Trucks
Tel: +46 31 3233715
Email: jan.strandhede@volvo.com

Volvo Trucks provides complete transport solutions for professional and demanding customers, offering a full range of medium to heavy duty trucks. Customer support is secured via a global network of dealers with 2,300 service points in more than 130 countries. Volvo trucks are assembled in 13 countries across the globe. In 2020 approximately 94,000 Volvo trucks were delivered worldwide. Volvo Trucks is part of Volvo Group, one of the world’s leading manufacturers of trucks, buses, construction equipment and marine and industrial engines. The Group also provides complete solutions for financing and service. Volvo Trucks´ work is based on the core values of quality, safety and environmental care.