A partir das suas instalações imponentes e modernas nos arredores da Cidade do Cabo, a ATS (Africa Transport Solutions) evoluiu muito desde as suas origens humildes como empresa de corretagem numa casa de habitação. Isso foi em 2004, quando Jaco Conradie e Johnny Bosch decidiram lançar-se sozinhos depois de passarem as suas vidas de trabalho no setor dos transportes.
“Eu e o Johnny (Bosch) vivíamos numa moradia e o andar de cima era o nosso escritório”, recorda Jaco Conradie. “Podíamos perceber que a procura por melhores níveis de serviço era elevada e vimos uma oportunidade de criar uma infraestrutura própria e facultar um nível de serviço de que os clientes precisavam.”
Os dois rapidamente mudaram a nova empresa para um armazém, comprando depois os primeiros veículos – três camiões de oito toneladas.
“Quando comprámos esses primeiros camiões, decidimos nunca os levarmos para longe e todos os nossos camiões passariam todas as noites nas nossas instalações. Agora temos uma frota de 45 camiões que trabalham em todo o país e até internacionalmente, por isso é seguro dizer que passámos essa fase”, recorda Jaco Conradie com um sorriso de satisfação.
Com a frota atual, circulamos a uma média de 2,27 km por litro. Com a Assistência ao Binário, após cerca de 45.000 km, circulava com um consumo de 2,57 km/litro, o que representa uma melhoria fenomenal.
A maior parte dos negócios da ATS corresponde ao transporte de produtos agrícolas, mas também se especializou em cargas a granel consolidadas e dispõe de uma base de clientes diversificada. A empresa investe significativamente na formação de motoristas e está sempre à procura de formas de melhorar o consumo de combustível, que representa cerca de 50 por cento do total de custos.
No último ano, a ATS teve a oportunidade de experimentar a Assistência ao Binário Volvo, uma nova função incluída nos motores D13 a diesel atualizados da Volvo Trucks para mercados Euro 3-5. Ao adaptar automaticamente o binário e a aceleração do camião de acordo com a topografia da estrada, a carga e mudanças de velocidade, a nova funcionalidade garante que o camião é conduzido de forma mais eficiente quando o cruise control não pode ser utilizado. Funciona eliminando o binário desnecessário, mas disponibilizando todo o binário quando necessário, por exemplo em subidas.
Os mais beneficiados com a Assistência ao Binário Volvo e todas as outras atualizações da nova gama de motores D13 a diesel são os operadores que transportam cargas pesadas em terrenos acidentados com grandes variações de velocidade. Assim, a ATS utilizou o novo camião com Assistência ao Binário no exigente percurso Cidade do Cabo-Joanesburgo, conhecido pelas suas subidas, ventos fortes frequentes e tráfego intenso. Não demorou muito a ser notada uma diferença no consumo de combustível.
“Com a frota atual, circulamos a uma média de 2,27 km por litro. Com o novo camião com Assistência ao Binário, após cerca de 45.000 km, circulava a 2,57 km/litro, uma melhoria fenomenal”, diz Jaco Conradie.
Isso traduz-se numa poupança de 11,8 por cento e, em termos monetários, numa poupança mensal de 11.000 Rand (aproximadamente 660 euros). Para além da poupança de combustível, a Assistência ao Binário Volvo também torna a condução mais fácil, especialmente em inclinações.
“Desde que comecei a conduzir com a Assistência ao Binário, reparei em muitas alterações”, diz Kudzai Mwoyondewenyu, motorista da ATS que entrou na profissão há cinco anos, depois de se mudar do Zimbabué para a África do Sul.
Não se perde o ímpeto quando se muda de engrenagem. Simplesmente flui e toda a experiência de condução é muito mais suave.
“O pedal do acelerador é mais suave; a direção é quase autónoma. Mas é em subida que realmente se nota a diferença. Não se perde o ímpeto quando se muda de engrenagem. Simplesmente flui e toda a experiência de condução é muito mais suave.”
“Todos os nossos motoristas nos dizem que o camião é muito forte em subida e com uma condução muito melhor do que os nossos veículos existentes”, acrescenta Jaco Conradie. “Considerando a enorme melhoria que também trouxe ao nosso consumo de combustível, podemos claramente recomendar a Assistência ao Binário Volvo.”
Africa Transport Solutions
Fundada a: 2004
Frota: 45 camiões (incluindo 33 Volvo FH)
Funcionários: 52 motoristas
Operações: Transporte de longo curso em toda a África do Sul, no Botsuana e na Namíbia.
Carga: Predominantemente produtos agrícolas (aproximadamente 70 por cento) e cargas a granel consolidadas.
Motores D13 a diesel atualizados para mercados Euro 3, Euro 4, Euro 5 e EEV
Através de uma combinação de novas atualizações de software e hardware, a gama de motores D13 a diesel atualizados da Volvo Trucks pode permitir poupanças de combustível até três por cento em operações de longo curso.
Novo software:
Assistência ao Binário Volvo
Novo mapa do pedal
Novo hardware:
Turbocompressor melhorado
Camisas dos cilindros
Segmentos raspadores do óleo em forma de V
Unidade de controlo do motor com sistema de gestão atualizado