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Estabelecer o padrão ao nível do período operacional dos camiões e monitorização em tempo real

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Mais de 600.000 camiões Volvo estão agora conectados, com o número a aumentar de dia para dia. A monitorização em tempo real passou a ser uma realidade e, passo a passo, a Volvo Trucks está a melhorar o período operacional dos camiões, simplificando a assistência e ajudando as empresas de transporte a cumprirem a sua promessa de realizar sempre as suas entregas a tempo e horas.
A Volvo Trucks está a aplicar atualmente novos métodos de monitorização e análise de dados de milhares de camiões em tempo real.

Até 2025, queremos reduzir drasticamente as paragens de camiões não planeadas”, afirma Markus Efraimsson, Vice-Presidente dos Serviços do Período Operacional da Volvo Trucks. É um objetivo ambicioso, mas que se está a tornar cada vez mais exequível graças aos recentes avanços tecnológicos.

Atualmente, todos os camiões Volvo estão equipados com um dos sistemas telemáticos e de diagnóstico mais avançados do setor. Isto – em combinação com a mais recente tecnologia de conectividade – permite à Volvo Trucks monitorizar e analisar remotamente dados de componentes críticos em tempo real e prever quando vai ocorrer uma avaria. 

Os dados, provenientes dos sistemas de pós-tratamento, do motor e de gestão de energia do camião, bem como de vários outros indicadores-chave para a condição do veículo, são transmitidos ao Centro internacional de período operacional da Volvo Trucks em Ghent, na Bélgica. Nesse local, os dados são processados e analisados. Caso surja um alerta, será comunicado ao concessionário local ou através de um centro nacional de período operacional, para que seja possível tomar medidas preventivas antes que ocorra uma avaria. Atualmente, a Monitorização em tempo real está disponível como opção do Contrato Volvo Gold na maioria dos mercados europeus.

Markus Efraimsson, Vice-Presidente dos Serviços do Período Operacional
Shanna Schillewaert, Especialista em Desenvolvimento de Serviços

Shanna Schillewaert, que trabalha como Especialista em Desenvolvimento de Serviços lado a lado com mais de 500 técnicos e cientistas de dados na Monitorização de camiões no Centro internacional de período operacional, explica:  

“Não só estamos a recolher e a processar dados exaustivos de camiões em tempo real, como estamos também a utilizar avançadas técnicas de aprendizagem automática para os analisar e prever avarias. Não somos simplesmente o coração da monitorização de camiões; a nossa experiência técnica e o nosso conhecimento do setor também nos podem ajudar a desenvolver algoritmos que forneçam previsões precisas sobre a condição de um camião.”

Parte do trabalho de Shanna consiste igualmente em assegurar um fluxo de informação bilateral entre a equipa técnica do centro e a Volvo Trucks. Isto tem como fim permitir que as constatações e o “feedback” sejam tomados em consideração no sentido de melhorar o serviço prestado pelo Centro internacional de período operacional. 

O Centro internacional de período operacional da Volvo Trucks em Ghent, na Bélgica, presta suporte técnico 24 horas por dia em 16 idiomas.

“É importante não esquecer que existe uma presença humana por trás de tudo o que fazemos aqui. Estamos constantemente a trabalhar no sentido de tornar todo o processo tão simples quanto possível,” afirma. 

Um exemplo da evolução do Centro internacional de período operacional é o trabalho desenvolvido no sentido de eliminar as barreiras linguísticas. Quer se trate de alertas preditivos, avarias ou suporte técnico, o objetivo passa por comunicar no idioma nativo do cliente ou do concessionário. Atualmente, o centro assegura este serviço em 16 idiomas diferentes. 

Ao analisar dados em tempo real, estão em vigor processos que nos permitem agir antes que algo aconteça.

Ao princípio, o Centro de monitorização de camiões no Centro internacional de período operacional trabalhava com cinco mercados europeus, mas, neste momento, está a operar em 24. O suporte que presta, em conjunto com a capacidade de monitorizar camiões em tempo real, já permitiu que a manutenção preditiva beneficiasse milhares de clientes da Volvo Trucks. Em termos futuros, o objetivo passa por aumentar drasticamente o número de camiões monitorizados em tempo real durante os próximos anos. A Volvo Trucks também está a expandir gradualmente o número de componentes que monitoriza e dos quais recolhe dados.

Shanna afirma ter acompanhado o progresso do período operacional da Volvo Trucks. “Quando comecei, há 10 anos, respondia a avarias e o processo era principalmente reativo. Depois, trabalhei em serviços conectados, o que deu lugar ao que fazemos hoje em dia. Agora, tudo está a passar de uma perspetiva reativa para uma perspetiva proativa. Ao analisar dados em tempo real, estão em vigor processos que nos permitem agir antes que algo aconteça. Trata-se de uma transição com possibilidades infinitas para o setor dos transportes”, afirma.

Atualmente, todos os camiões Volvo estão totalmente conectados e são potencialmente capazes de facultar dados de desempenho em tempo real.

Todo este trabalho faz parte da estratégia contínua da Volvo Trucks no sentido de manter os camiões dos clientes na estrada. Outra iniciativa de apoio a este plano consiste em encurtar ainda mais os períodos de assistência e torná-los mais convenientes para as operações de transporte. A Monitorização em tempo real significa que as paragens não planeadas podem ser previstas e transformadas em planeadas, ou inclusivamente conjugadas com visitas para assistência existentes que já façam parte do programa de manutenção de um camião. A totalidade do processo é mais eficiente e a frequência poderá ser inclusivamente menor se os dados do camião já tiverem sido analisados e os técnicos e peças necessários já se encontrarem no local. 

É também por esse motivo que, paralelamente ao lançamento da sua nova gama de camiões totalmente conectados, a Volvo Trucks irá introduzir o Contrato Volvo Uptime Care que tira partido das vantagens da manutenção preventiva. Este novo contrato oferece programações de manutenção em atualização contínua com base na utilização e condição efetivas de um camião, visitas previamente planeadas à oficina e notificações automáticas no grupo de instrumentos do camião quando é necessária uma assistência.

O mais interessante é que, ao utilizar a aprendizagem automática, podemos identificar padrões ocultos e prever avarias com maior precisão.

Uma melhor conectividade permite que os dados fluam igualmente para o camião, permitindo a realização remota de atualizações de software e parâmetros. As Transferências remotas de software podem ser inclusivamente realizadas durante uma pausa para almoço e já estão a reduzir o número de visitas de camiões à oficina. A poupança de tempo é substancial, constituindo outra inovação tecnológica que está a ajudar a Volvo Trucks a estabelecer um novo padrão no período operacional dos camiões.

Por último, mas não menos importante, novos métodos na aprendizagem automática estão a abrir oportunidades para melhorar a precisão da previsão e prevenção de paragens não planeadas. A Volvo Trucks já está a começar a descobrir mais sobre como os seus camiões funcionam em situações reais, de modo a prever a avaria de componentes com ainda maior antecedência – chegando a 100 dias, em alguns casos. E existe um grande potencial para utilizar esta informação no sentido de desenvolver produtos melhores e mais dinâmicos, no futuro.

“O mais interessante é que, ao utilizar a aprendizagem automática, podemos identificar padrões ocultos e prever avarias com maior precisão. Isso significa que não só podemos quase eliminar a necessidade de visitas adicionais à oficina, como podemos também ver exatamente o que está a provocar a avaria dos componentes. E essa é uma perspetiva emocionante para manter os camiões dos nossos clientes na estrada”, afirma Markus Efraimsson. 

Monitorização em tempo real

A Volvo Trucks está a aplicar atualmente novos métodos de monitorização e análise de dados de milhares de camiões em tempo real. Quando uma avaria iminente é detetada, o Centro internacional de período operacional é alertado para que possam ser tomadas ações preventivas. A Monitorização em tempo real de componentes críticos para o período operacional está atualmente disponível como opção do Contrato Volvo Gold na maioria dos mercados europeus. Esta opção será gradualmente implementada em novos mercados e será disponibilizada como opção para os nossos restantes Contratos de Assistência Volvo num futuro próximo.

TRANSFERÊNCIA REMOTA DE SOFTWARE
Uma melhor conectividade facilita a realização remota de transferências de software, reduzindo a necessidade de os camiões visitarem a oficina. O novo software é transferido e guardado no camião até o motorista encontrar um momento adequado para a instalação. Os Acessórios de software Volvo podem ser igualmente transferidos remotamente para atualizações fáceis e cómodas.

CONTRATO VOLVO UPTIME CARE
A Volvo Trucks irá apresentar um novo contrato de assistência denominado Contrato Volvo Uptime Care, especificamente concebido para melhorar o período operacional. Este contrato inclui o Planeamento de assistência conectado que permite à Volvo Trucks, graças a uma melhor conectividade, atualizar e otimizar continuamente o programa de manutenção, acompanhando a utilização e a condição efetivas de um camião. O Uptime Care minimiza igualmente o risco de avarias imprevistas através da monitorização remota de componentes selecionados. Com todas estas informações, a visita à oficina pode ser previamente planeada e podem ser encomendadas peças com antecedência, se necessário. Este serviço também está incluído nos restantes Contratos de assistência Volvo com conectividade. 

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