25 formas através das quais o Volvo FH mantém as estradas seguras

A segurança é um elemento muito importante do ADN da Volvo Trucks. É simplesmente o que fazemos; criar funcionalidades e soluções que beneficiam a segurança de todos no trânsito.
A visão é que nenhum camião Volvo esteja envolvido em acidentes. Seguem-se 25 formas através das quais a Volvo Trucks torna as estradas mais seguras. 

Os veículos Volvo estão ligados por comunicações nuvem para nuvem


25: Segurança Ligada
Com a Segurança Ligada, os veículos Volvo podem trocar informações entre si. Isso é um fator importante para uma maior segurança rodoviária. Podem trocar informações sobre a situação do trânsito, o que reduzirá o risco de acidentes. Com a Segurança Ligada, a Volvo abre as portas do futuro.  

Volvo FH com câmara e radar para detetar objetos à frente


24: Direção Dinâmica Volvo com Monitorização da Faixa de Rodagem
Se o camião se aproximar inadvertidamente das marcações na faixa de rodagem, o sistema de Direção Dinâmica Volvo com Monitorização da Faixa de Rodagem entra em ação e ajuda o motorista a repor o camião na direção certa. O sistema também pode alertar o motorista com uma suave vibração no volante. Este sistema funciona a velocidades superiores a 55 km/h.

Painel de instrumentos com o Detetor de Sonolência


23: Detetor de Sonolência
O Detetor de Sonolência é um sistema que controla o comportamento de condução do motorista. Se o comportamento for diferente do habitual e indicar cansaço, o motorista será alertado por um sinal e uma mensagem no display, recomendando que descanse um pouco.

Volvo FH a passar uma ponte


22: Electronic Stability Program

O Electronic Stability Program (ESP) da Volvo Trucks reduz eficazmente o risco de derrapagem e capotamento. Se surgir uma situação perigosa, o sistema ajuda a reduzir a potência do motor e aplica os travões a cada roda do camião e do reboque individualmente. 

Volvo FH frente a um automóvel numa grande área pavimentada


21: Baixos níveis de ruído
O Volvo FH foi concebido com um design aerodinâmico, bem como silenciadores e isolamento, fazendo com que seja um camião com baixo nível de ruído. Isso resulta em menos stress para o motorista, que se pode concentrar na condução.  

Volvo FH com câmara e radar para detetar objetos à frente


20: Aviso de Colisão com Travagem de Emergência
O Aviso de Colisão com Travagem de Emergência utiliza uma câmara e um radar para detetar objetos à frente. Se o camião ficar demasiado próximo do veículo da frente, o Aviso de Colisão com Travagem de Emergência entra em ação e alerta o motorista. Se necessário, o sistema ativa os travões para evitar uma colisão.  

Volvo FH com efeito tesoura


19: Prevenção de Efeito Tesoura
A Prevenção de Efeito Tesoura é um sistema que evita o efeito tesoura. A Prevenção de Efeito Tesoura funciona aplicando impulsos de travagem ao reboque, o que alonga a combinação do veículo. Funciona a velocidades até 50 km/h. 

Duas mãos no volante


18: Direção Dinâmica Volvo com Definições Pessoais
A Direção Dinâmica Volvo com Definições Pessoais permite ao motorista escolher entre quatro predefinições para definir até que ponto a direção é leve ou pesada, permitindo ajustá-la a diferentes condições do piso e preferências. Os motoristas também podem definir exatamente a resistência das rodas que pretendem para uma experiência de condução confortável, descontraída e segura.

Volvo FH na estrada


17: Direção Dinâmica Volvo com Assistência à Estabilidade
A Direção Dinâmica Volvo com Assistência à Estabilidade ajuda a minimizar o risco de derrapagem. Mesmo que apenas sejam detetadas ligeiras tendências de derrapagem, o sistema ajuda o motorista a virar suavemente na direção contrária para estabilizar o veículo. 

Volvo FH a cruzar uma passagem de bicicletas


16: Ver e Ser Visto
Ver e Ser Visto é uma iniciativa global da Volvo Trucks para melhorar a segurança na interação entre peões, ciclistas e motoristas de camiões. Através de diferentes atividades, a Volvo Trucks pretende aumentar a consciência no trânsito; para ver e ser visto. 

Volvo FH visto através de um para-brisas


15: Visibilidade
A visibilidade limitada pode ser um risco de segurança significativo para todos os motoristas de camiões e outros utentes da estrada. As cabinas dos camiões Volvo são concebidas de forma a proporcionar a máxima visibilidade, com características como janelas e espelhos retrovisores de grandes dimensões. 

Saída de Emergência vista do interior da uma cabina


14: Saída de Emergência
A Saída de Emergência incluída em cada Volvo FH pode ser utilizada se as portas da cabina estiverem bloqueadas. A Saída de Emergência também funciona como teto de abrir e permite a entrada de mais luz na cabina. 

Volvo FH - camião


13: Cabina com absorção de energia
Se o camião estiver envolvido num acidente com capotamento ou numa colisão frontal, a cabina reforçada transfere energia para trás. Isso significa que mantém um espaço de sobrevivência vital para o motorista no interior da cabina.  

Volvo FH - camião


12: Sistema Integrado de Proteção Dianteira Inferior
A diferença entre um automóvel e um camião sempre foi um problema de segurança no trânsito. Para minimizar ferimentos graves em caso de colisão entre um automóvel e um camião, a Volvo Trucks desenvolveu o Sistema Integrado de Proteção Dianteira Inferior para camiões. Em caso de colisão, a área amolgada do camião retrai 200 milímetros. Dessa forma, o motorista e os passageiros no automóvel têm uma maior taxa de sobrevivência.  

Dois Volvo FH numa subida


11: Cruise Control Adaptativo
O Cruise Control Adaptativo ajuda-o a manter uma distância segura para o veículo da frente. Também o avisa se for detetada qualquer ameaça à frente do camião e ativa o travão de emergência se ficar demasiado próximo. 

Volvo FH com um reboque visto de cima


10: Monitorização da Faixa de Rodagem
As saídas da faixa são uma causa comum de acidentes graves a envolver motoristas de camiões. Com a Monitorização da Faixa de Rodagem, as marcações da estrada são controladas com uma câmara e o sistema alerta o motorista se as pisar inadvertidamente.

Volvo FH a passar por água


9: Teste de qualidade rigorosos
Durante o desenvolvimento do Volvo FH, são realizados rigorosos testes de qualidade. Aqui na pista de testes de Hällered, na Suécia, a Volvo Trucks realiza vários testes.  

Vários Volvo FH amarelos lado a lado


8: Medidas de sensibilização
Para a Volvo Trucks, é importante definir medidas de sensibilização para a segurança. Por exemplo, nos Países Baixos, foram utilizados Volvo Safety Trucks pelos concessionários para efeitos de demonstração. Utilizaram os camiões para informar os clientes relativamente ao sistema de segurança oferecido pela Volvo Trucks, o que inclui Electronic Stability Program, Monitorização da Faixa de Rodagem, Detetor de Sonolência, Sensor de Ângulo Morto e Cruise Control Adaptativo. 

Um homem e uma criança sentados no banco do motorista de um camião


7: Parar, olhar, acenar
Dado que as crianças são os mais vulneráveis no trânsito, a Volvo Trucks apresentou a campanha Parar, olhar, acenar em 2015. Esta campanha visou aumentar os conhecimentos das crianças em relação aos perigos que enfrentam no trânsito todos os dias.

Um homem e uma mulher sentados ao lado de um pneu


6: Equipa de Investigação de Acidentes

Sabia que a Volvo Trucks tem uma Equipa de Investigação de Acidentes própria?
A Equipa de Investigação de Acidentes estudou e analisou mais de 1700 acidentes com camiões desde 1969. Analisam diferentes variáveis envolvidas na colisão. Estas informações são inestimáveis para futuros estudos e para o desenvolvimento de novas soluções relacionadas com segurança.  

Uma cabina do Volvo FH testada ao nível de colisões


5: Teste de colisão
A Volvo Trucks simulou milhares de colisões e realizou cerca de 100 testes de colisão reais. Os testes ajudaram os engenheiros da Volvo Trucks a desenvolver uma das cabinas de camião mais seguras do mundo. 

interior da cabina do Volvo FH


4: Airbag
Em 1996, a Volvo Trucks tornou-se o primeira fabricante de camiões pesados a introduzir o airbag do motorista. O airbag visa proteger o motorista contra forças geradas por uma colisão frontal. 

Um homem coloca o cinto de segurança


3: Cinto de segurança
Utilizar o cinto de segurança é uma forma fácil de se manter seguro em caso de acidente. O cinto de segurança foi introduzido nos veículos da Volvo Trucks nos anos 70. 

Volvo FH a circular numa paisagem montanhosa


2: Teste sueco de impacto da cabina
Teste da barreira. Teste de capotamento. Teste do trenó. Teste de impacto com a cabeça. o teste sueco de impacto da cabina é exigente, mas garante que tudo é verificado para garantir que o Volvo FH é o mais seguro possível. Até a máquina do café é testada contra colisões para que nada no interior da cabina o fira em caso de acidente. 

Cabina Volvo em aço


1: Construção da cabina
Cada cabina normal e longa da Volvo Trucks é feita com Aço de Alta Resistência (HSS, High Strength Steel). Isso permite às cabinas dos camiões Volvo ter a melhor relação força/peso do setor. E ajuda a que sejamos o único fabricante que cumpre ou excede os padrões do Teste de Impacto Sueco. 

Related News