Trucks

Concebida para ser segura

Uma nova Direção Dinâmica Volvo atualizada irá aumentar a segurança e o conforto do motorista ainda mais, proporcionando aos motoristas mais controlo e melhor estabilidade e reduzindo o número de pequenas lesões. Bem-vindo à Direção Dinâmica Volvo 2.0.
Ilustração da VDS
A Direção Dinâmica Volvo foi concebida para proporcionar uma precisão prefeita e retirar pressão à direção.

Direção Dinâmica Volvo

A Direção Dinâmica Volvo foi concebida para proporcionar uma precisão prefeita e retirar pressão à direção. A unidade de Direção Dinâmica Volvo combina a direção assistida hidráulica convencional com um motor elétrico instalado na caixa de direção.

Câmara
A câmara monitoriza as marcações na estrada entre aproximadamente 5 a 50 metros à frente do veículo. Quando sistema de Auxílio à Manutenção na Faixa está ativado e o camião se desvia para muito perto da marcação da faixa, o camião é reposto na trajetória correta.

Unidade de controlo
Informações sobre o movimento do camião, como a velocidade a posição das marcações da estrada, são processadas para enviar pedidos à Direção Dinâmica Volvo.

Controlos de definição pessoal
Através de controlos no volante e do sistema de infoentretenimento, o motorista pode ajustar as preferências de direção do veículo.

Sensor de guinadas e ESC
O sensor de guinadas mede a velocidade de rotação do camião e regista se começar a derrapar. A Direção Dinâmica Volvo recolhe informações para corrigir a direção no sentido oposto. O Controlo Eletrónico da Estabilidade (ESC) é acionado e desacelera o veículo.

Sensores externos
A Direção Dinâmica Volvo atua com base em informações recolhidas de diferentes sensores espalhados pelo camião.

A câmara monitoriza as marcações na estrada entre aproximadamente cinco a 50 metros à frente do veículo. Se um camião estiver prestes a sair da faixa, a Auxílio à Manutenção na Faixa apoia o motorista com uma breve medida de correção da direção para guiar o veículo de volta à faixa.

AUXÍLIO À MANUTENÇÃO NA FAIXA
A Direção Dinâmica Volvo com Auxílio à Manutenção na Faixa foi concebida para impedir os camiões de sair da respetiva faixa. Intervém suavemente na direção ou com um impulso no volante para alertar o motorista quando o camião pisar uma marcação na estrada. 

O cansaço e a falta de atenção podem fazer com que os veículos entrem na faixa errada, o que pode resultar em acidentes com capotamento ou colisões graves entre veículos.

Agora, a nova Direção Dinâmica Volvo com Auxílio à Manutenção na Faixa inclui uma direção corretiva. Se um camião estiver prestes a sair da faixa, o sistema apoia o motorista com uma breve medida de correção da direção para guiar o veículo de volta à faixa. A intervenção é suave, permitindo ao motorista assumir o controlo e guinar para evitar um objeto ou proceder a outra manobra. Quando está a decorrer uma intervenção, aparece um ícone no painel de instrumentos. 

Quando o camião atingir uma velocidade de 55 km/hora e o sistema de Auxílio à Manutenção na Faixa conseguir monitorizar a posição na estrada, o sistema é ativado, aparecendo um ícone branco no painel de instrumentos. 

Se o camião começar a sair da faixa, o sistema apoia o motorista com uma breve medida de correção da direção para guiar o veículo de volta à faixa. Um ícone verde no painel de instrumentos mostra que está a decorrer uma intervenção.

"Achamos que este sistema pode poupar vidas. Uma saída de faixa pode acontecer num ápice."

Carl Johan Almqvist, Diretor de Segurança Rodoviária e de Produtos da Volvo Trucks, considera a tecnologia um avanço. 

"Achamos que este sistema pode poupar vidas. Uma saída de faixa pode acontecer num ápice. Um segundo de desconcentração e o camião pode invadir outra faixa ou ficar de frente para o trânsito em sentido contrário. O Auxílio à Manutenção na Faixa foi concebido de forma a ser intuitivo e discreto, sendo, ao mesmo tempo, absolutamente fundamental."

Desde 2007, a Volvo Trucks dispõe de Monitorização da Faixa de Rodagem, que monitoriza a posição do camião na estrada e envia um alerta quando o camião se aproxima demasiado da beira da faixa em que circula. Através do sistema Auxílio à Manutenção na Faixa, o alerta sonoro de saída de faixa foi substituído por uma vibração não intrusiva do volante e por um ícone visual no painel de instrumentos para avisar os motoristas quando se aproximam da beira da faixa em que circulam.

A Direção Dinâmica Volvo com Assistência à Estabilidade minimiza o risco de derrapagem em estradas escorregadias e pode evitar acidentes com risco de vida.

ASSISTÊNCIA À ESTABILIDADE
A Direção Dinâmica Volvo com Assistência à Estabilidade minimiza o risco de derrapagem em estradas escorregadias e pode evitar acidentes com risco de vida.

Perder o controlo do veículo em estradas escorregadias é algo que todos os motoristas querem evitar. Quando um camião começa a derrapar, é importante corrigir rápida e suavemente a direção no sentido certo para manter o controlo. Mas até os melhores motoristas podem ser surpreendidos por condições difíceis da estrada. A estrada pode estar gelada, coberta de água, folhas molhadas ou areia ou ter pouca fricção por outros motivos. 

Conduzir sem carga também pode tornar um camião mais suscetível de derrapar.

A Direção Dinâmica Volvo com Assistência à estabilidade ajuda o motorista a manter o controlo do veículo, orientando o binário de direção quando o camião começa a derrapar. Também ajuda o sistema de Controlo Eletrónico da Estabilidade a atuar mais rapidamente.

Assim que o sistema deteta que o camião está a começar a derrapar, a função Assistência à Estabilidade reage instantaneamente para começa a aplicar uma força contra-direcional, tal como um motorista profissional faria para contrariar a derrapagem. O sistema é especialmente útil quando se conduz em subidas com pouca fricção ou ao curvar.

A Direção Dinâmica Volvo com Assistência à Estabilidade é especialmente útil quando se conduz em subidas com pouca fricção ou ao curvar.
"Derrapar não é algo que se queira experimentar quando se é um motorista na estrada. Este sistema reage instantaneamente para corrigir a direção."
A predefinição da Volvo Trucks baseia-se das predefinições de motoristas de camiões que utilizam a Direção Dinâmica Volvo no terreno, mas pode ser personalizada pelo motorista.

Gustav Neander, Gestor de Projetos Direção Dinâmica Volvo na Volvo Trucks, acha que a Assistência à Estabilidade faz uma diferença enorme quando se conduz em condições de piso escorregadio. 

"Derrapar não é algo que se queira experimentar quando se é um motorista na estrada. Recentemente, conduzi um camião do norte da Suécia para a sede da Volvo Trucks em Gotemburgo, passando por neve, gelo e chuva. Vimos vários camiões ao longo do percurso que derraparam para fora da estrada. Este sistema reage instantaneamente para corrigir a direção no sentido oposto e evita estes tipos de acidente com derrapagem. Torna muito mais fácil conduzir em condições de piso com neve, molhado ou com gravilha", diz Gustav Neander.

Através da função Definições Pessoais, os motoristas podem optar entre definições pré-programadas ou personalizar a respetiva preferência de direção com quatro variáveis diferentes (Straight, Cornering, Damping e Return) para conseguir a resposta de direção perfeitamente otimizada.

DEFINIÇÕES PESSOAIS
Através da função Definições Pessoais, os motoristas podem personalizar totalmente a direção de um camião Volvo equipado com Direção Dinâmica Volvo. O sistema permite aos motoristas optar entre definições pré-programadas ou personalizar a respetiva preferência de direção com quatro variáveis diferentes (Straight, Cornering, Damping e Return) para conseguir a resposta de direção perfeitamente otimizada.

Predefinição
Proporciona uma sensação de equilíbrio. A predefinição da Volvo Trucks baseia-se das predefinições de motoristas de camiões que utilizam a Direção Dinâmica Volvo no terreno.

Leve
Proporciona uma direção leve e rápida.

Rápida
Proporciona uma direção mais rígida com uma sensação desportiva. 

Estável
Proporciona uma direção firme com boa resposta. 

Personalizada
O menu CUSTOM da Direção Dinâmica Volvo permite aos motoristas otimizar a direção na perfeição. Ajustar a definição STRAIGHT proporciona aos motoristas uma direção mais leve ou firme. Otimizar a variável CORNERING pode aliviar ou reforçar a direção em curvas. DAMPING controla a fluidez da direção. RETURN controla a velocidade de reposição do volante ao manobrar a baixa velocidade. 

Uma definição adicional torna mais fácil conduzir o camião a direito, calibrando o ângulo de linha reta. Isso é útil quando se conduz longos percursos com muito vento ou em estradas inclinadas.

Related News