25 inovações do Volvo FH

O Volvo FH mudou o futuro desde o início. Foi inovador em 1993 e continua a derrubar barreiras ao nível do conforto do motorista, da segurança, do desempenho e da capacidade de adaptação aos negócios. Seguem-se 25 inovações que levaram o Volvo FH até ao topo.

Camião Volvo FH LNG

25: Volvo FH LNG (2017)
A Volvo Trucks está sempre à procura de novas formas de aumentar a eficácia e encontrar soluções sustentáveis. Em 2017, foi apresentado o Volvo FH LNG. Um camião pesado que funciona a gás natural liquefeito ou biogás. Os camiões podem reduzir as emissões de CO2 entre 20 e 100 por cento. Isso torna possível reduzir ainda mais o impacto ambiental das operações de transporte regional pesado e de longo curso.
 

Volvo FH a testar cargas pesadas


24: I-Shift com velocidades super-lentas (2016)

Com novas engrenagens baixas, o Volvo FH consegue arrancar com cargas ainda mais pesadas em superfícies difíceis, o que permite ao motorista aceitar mais trabalhos. E ao conduzir sem carga, numa viagem de regresso, é sempre possível encontrar uma engrenagem adequada que reduza o consumo de combustível.

Volvo FH com o eixo elevado


23: Elevação do eixo tandem (2015)

Os eixos motrizes produzem fricção e resistência ao rolamento, o que aumenta a quantidade de combustível consumido. Desativando e elevando o eixo quando não está a ser utilizado, o consumo de combustível pode ser reduzido até 4 por cento numa viagem de regresso com um eixo elevado. Isso é ideal para motoristas que conduzem muito pesados num sentido e vazios no outro.

Volvo FH com Dual Clutch


22: I-Shift Dual Clutch (2014)

Com a I-shift Dual Clutch, o Volvo FH recebeu uma transmissão com tecnologia de carro de corrida. Isso permite uma condução ainda mais suave, especialmente em inclinações.

Motoristas a conduzir um Volvo FH


21: Direção Dinâmica Volvo (2013)
A direção dinâmica Volvo proporciona ao motorista uma nova experiência. Determinando a intenção do motorista 2.000 vezes por segundo e compensando o terreno e o vento, a direção é menos forçada. Isso reduz a tensão sobre as costas e o pescoço do motorista. A velocidades elevadas, a Direção Dinâmica Volvo mantém o motorista estável e alinhado. E durante manobras lentas e cuidadosas, disponibiliza uma enorme força de direção, seja qual for a carga.

Volvo FH Geração IV


20: Geração IV (2012)

Em 2012, o novo Volvo FH viu a luz do dia. Desta vez, com ainda mais funcionalidades para ajudar o motorista. A cabina foi aumentada em mais um metro cúbico de espaço e as janelas ficaram ainda maiores para aumentar a visibilidade. A capacidade de manobra foi melhorada com um chassis refinado.

Interior do Volvo FH


19: I-Park Cool (2012)

O Volvo FH é um espaço de trabalho completo. E um espaço de habitabilidade. Ter uma boa noite de sono é essencial para a segurança rodoviária e com a solução de climatização integrada, o I-Park Cool, aos camiões Volvo definem um novo padrão de temperatura ideal, mesmo à noite.

Volvo FH em terreno montanhoso


18: I-See (2012)
Com o software I-See, o Volvo FH utiliza dados das estradas percorridas. O software utiliza dados para maximizar poupanças de combustível com cruise control inteligente para cada subida e encosta.

Volvo FH a demonstrar o Aviso de Colisão


17: Aviso de Colisão com Travagem de Emergência (2012)

O Volvo FH mantém os motoristas seguros desde 1993. Em 2012, a Volvo Trucks introduziu o Aviso de Colisão com Travagem de Emergência. Trata-se de uma funcionalidade de segurança ativa que combina radar e câmara para identificar veículos à frente do camião.

Volvo FH Geração III


16: FH Geração III (2008)

Em 2008, o Volvo FH teve uma enorme atualização. O interior da cabina foi redesenhado, definindo um novo padrão em termos de conforto do motorista. A frente também recebeu novo aspeto distinto com uma nova grelha, pala de sol e faróis.

Painel de instrumentos com o Detetor de Sonolência


15: Detetor de Sonolência (2008)

A Volvo Trucks mantém as estradas seguras. Em 2008, o Detetor de Sonolência foi introduzido. Este sistema deteta movimentos erráticos na estrada. Se o motorista mostrar sintomas de cansaço, o sistema emite um aviso audível e um sinal visual.

Botão de Monitorização da Faixa de Rodagem


14: Monitorização da Faixa de Rodagem (2007)

Para manter o motorista seguro, a Monitorização da Faixa de Rodagem controla as marcações da estrada com uma câmara e alerta o motorista se forem pisadas inadvertidamente.

 

Volvo FH em terreno montanhoso


13: Volvo Engine Brake+ (2006)

Quando o Volvo FH se estreou em 1993, o Volvo Engine Brake era uma funcionalidade incrível. Em 2006, o sistema recebeu uma atualização que aumentou a potência de travagem até 25 por cento. Isso torna as descidas mais descontraídas e reduz a pressão sobre os travões das rodas.

Volvo FH Geração II


12: FH Geração II (2001)

Com a segunda geração do Volvo FH, foi definido um novo padrão. O camião, que já era um sucesso, recebeu ainda mais funcionalidades que tornaram o local de trabalho melhor para motoristas e mais lucrativo para os negócios. O novo design da cabina tinha uma aerodinâmica ainda melhor. 

Ilustração do ESP do Volvo FH


11: Electronic Stability Program (2001)

Em 2001, a Volvo Trucks introduziu o primeiro programa de estabilidade que suporta combinações de camião e trator. Em situações arriscadas, o Controlo Eletrónico da Estabilidade é acionado, reduzindo a potência do motor e aplicando os travões de cada roda do camião e do reboque individualmente.

Testes de segurança do Volvo FH


10: Cabina com absorção de energia (2001)
A Volvo Trucks encontra sempre novas formas de aumentar a segurança. Em caso de colisão, a cabina com absorção de energia transfere a energia para trás, mantendo um espaço de sobrevivência vital no interior.

Volvo I-shift


9: I-shift (2001)

Em 2001, o Volvo FH recebeu a caixa de velocidades I-Shift. Uma transmissão revolucionária. Era um sistema de transmissão criado exclusivamente para mudanças automáticas, algo que ainda ninguém tinha feito para camiões. Deu ao Volvo FH uma grande vantagem, permitindo ao motorista focar-se no trânsito e proporcionando um desempenho ideal para transportes de longo curso.

 

Travão de disco


8: Travões de Disco Controlados Eletronicamente (1999)

Um excelente desempenho é importante em todas as peças do camião. Com os travões de disco com EBS, o Volvo FH recebeu em 1999 uma resposta superior, abrindo o caminho para ainda mais funcionalidades futuras.

Testes de segurança da Volvo


7: Proteção Dianteira Anti-Encaixe (1996)
A segurança é importante não apenas para as pessoas no interior do camião. Em caso de colisão frontal com um automóvel, o Volvo FH é concebido de forma a absorver alguma da força, recuando para debaixo do camião. A Volvo Trucks introduziu esta funcionalidade muito antes de ser obrigatório.

Testes de segurança do airbag


6: Airbag (1995)

Como primeiro fabricante de camiões pesados do mundo, a Volvo introduziu o airbag do motorista em 1995.

Motor D12


5: Motor D12A (1993)

Com o motor D12A, o Volvo FH teve um excelente avanço. O novo motor tinha um desempenho fantástico. Tinha uma unidade de projetor por cilindro, árvore de cames à cabeça e quatro válvulas por cilindro. Quando foi testado por motoristas, o motor foi um dos elementos que realmente se destacou.

Um Volvo FH a descer numa floresta


4: Volvo Engine Brake (1993)

O Volvo Engine Brake deu ao Volvo FH uma excelente potência de travagem desde o início. Reduzindo a pressão sobre os travões das rodas e permitindo uma velocidade média mais alta em terreno montanhoso com maior segurança.

Testes do modelo Volvo FH ao nível da aerodinâmica


3: Aerodinâmica (1993)

Como nenhum outro camião antes, o Volvo FH foi sujeito a testes intensivos em túneis de ar para conseguir uma aerodinâmica ideal. Isso permitiu um melhor desempenho e um menor consumo de combustível.

Interior do Volvo FH


2: Cabina (1993)

Uma das principais vantagens que o Volvo FH tinha no lançamento era o facto de estar focado no motorista. A cabina foi concebida após inúmeros testes com motoristas reais. Cada decisão foi tomada a pensar nas suas necessidades. Isso resultou numa cabina que impressionou realmente o mercado. O Volvo FH não era simplesmente um local para conduzir, mas também um local para viver.

Dois Volvo FH


1: Chassis (1993)

Quando o camião Volvo FH foi criado, fazia parte de um plano mais alargado da Volvo Trucks. Um dos aspetos que tornou o Volvo FH fantástico logo desde o início foi o novo chassis. Foi concebido como o ponto de partida a partir do qual todos os outros engenheiros podiam construir. Isso deu origem a estabilidade e criatividade, estabelecendo as bases para séries de camiões com sucesso no futuro.

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