Especificações da linha motriz para Volvo FH16

  • Motores
  • I-Shift
  • Packs de software I-Shift
  • Eixos traseiros
  • Desmultiplicações do eixo traseiro
  • Combinações de linha motriz
  • Tomadas de força

Motores

  D16C
Norma de emissões  Euro 3
N.º de cilindros 
Cilindrada  16,1 dm³ 
Curso  165 mm 
Diâmetro  144 mm
Taxa de compressão  16.8:1
Regime económico  1000–1500 r/min
Potência de travagem de escape 230 kW (2200 r/min)
Efeito VEB+  425 kW (2200 r/min)
VEB+  opção 
Filtros de óleo  2 fluxo total, 1 bypass 
Volume de mudança de óleo, incluindo filtro  42 l 
Sistema de refrigeração, volume total  48 l 

Pré-requisitos de combustível

Qualidade ULSD (Ultra-Low-Sulphur Diesel com teor máximo de enxofre de 350 ppm).

 

Intervalo de mudança do óleo

Até 100.000 km ou uma vez por ano com VDS4. 

Tomada de força montada no motor

  Binário disponível  Desmultiplicação 
EPTT650  650 Nm*  1.26:1
EPTT1000  1000 Nm*  1.26:1
* Binário disponível durante a condução e parado.
D16C – POTÊNCIA/BINÁRIO

D16C – POTÊNCIA/BINÁRIO

Potência de acordo com: EC 582/2011

D16C550 (405 kW)   
Potência máxima às 1600–1700 r/min  550 cv 
Binário máximo às 1000–1500 r/min  2500 Nm*
D16C610 (449 kW)   
Potência máxima às 1600–1700 r/min  610 cv 
Binário máximo às 1000–1500 r/min  2800 Nm 

* Apenas disponível para motor de 550 cv com caixa de velocidades manual

I-shift

Caixa de velocidades split/range de 12 velocidades com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shift pode ser equipada com um retardador compacto, tomada de força, bomba de direção assistida de emergência e radiador de óleo.

Especificações

Designação Mudança mais alta Binário do motor (Nm) Peso bruto de conjunto (toneladas)
AT2812F
Direct Drive (1:1)  2800 60
ATO3112F
Overdrive  3150 100
ATO3512F Overdrive 3550 100

Packs de software I-Shift

Versão básica (TP-BAS)
A variante TP-BAS é o pack de software standard fornecido com a I-Shift e inclui as funções básicas de caixa de velocidades para condução em todas as situações.

Software de mudança de velocidades I-Shift para distribuição (TP-DIST)
A variante TP-DIST adapta o funcionamento da caixa de velocidades às condições específicas do segmento de distribuição. O pack de software inclui funções que facilitam o arranque e a execução de manobras em locais apertados e quando se conduz a baixas velocidades.

Software de mudança de velocidades I-Shift para construção (TP-CON)
A variante TP-CON adapta o funcionamento da caixa de velocidades às condições específicas do segmento de construção. O pack de software inclui funções que facilitam o arranque e a execução de manobras em locais apertados e quando se conduz a baixas velocidades. Este software também consegue lidar com condições da estrada mais difíceis.

Software de mudança de velocidades I-Shift para longo curso (TP-LONG)
A variante TP-LONG inclui funções inteligentes que levam a uma redução do consumo de combustível. Este pack de software é ideal para operações de transporte de longo curso em que a economia de combustível é um fator muito importante. Este pack inclui a função I-Roll.

Transportes pesados (TP-HD)
A variante TP-HD otimiza a I-Shift para transportes pesados com pesos brutos de conjunto elevados (>85 toneladas). Independentemente do peso bruto de conjunto, o motorista pode sempre otimizar as características de condução ativando ou desativando o modo HD (heavy duty) e ativando o modo de longo curso. As funções do pack de software também trazem benefícios para camiões que transportem vários reboques.

Packs de software I-Shift

Variantes TP-BAS TP-DIST TP-CON TP-LONG TP-HD**
Funções PTO Básicas (APF-BAS)
Funções para PTO Melhoradas (APF-ENH) o o o o o
Seleção de Velocidades Básica (AMSO-BAS)
Seleção de velocidades em modo Automático, incluindo Kickdown (AMSO-AUT) o o o
Pack adicional básico (AVO-BAS)
Desempenho Melhorado – Mau Piso (AVO-ENH) o o o
Estratégia Básica de Engrenamento
Engrenamento Rápido
Monitorização da Temperatura do Óleo da Transmissão
Arranque com Alta Rotação
I-Roll (•)
Cruise Control Inteligente (•)
Controlo de Arranque
Estratégia Melhorada de Engrenamento (PBC ≤ 85 t)
Trabalhos Pesados - PBC (85 t < PBC ≤ 180 t)
Velocidade super-lenta ultra-baixa* (ASO-ULC) o o o
Velocidade super-lenta* (ASO-C) o o o
Várias velocidades de marcha-atrás* (ARSO-MSR) o o o
I-See, utilização de dados de GPS o o

• Série (•) A função pode ser utilizada quando a variante TP-LONG está ativada. o Opcional – Não disponível
*Apenas AT2612F, ATO2612F, ATO3112F e ATO3512F. ARSO-MSR requer ASO-ULC ou ASO-C.
**Apenas AT2612D, AT2612F, ATO2612F, ATO3112F e ATO3512F.

Eixos traseiros

Designação  Eixo Engrenagem Binário máximo (Nm) Carga máxima sobre o eixo/bogie (toneladas) Peso bruto de conjunto (toneladas)
Redução simples          
RSS1144A Simples Hipóide 2800 11.5/11.7 44
RSS1356 Simples Hipóide 2400/2800 13 56/44
RSS1360 Simples Hipóide 3550 13 70
RTS2370A Tandem Hipóide 3550 23 80
Redução nos cubos          
RSH1370F Simples Helicoidal cónica 3550 13 70
RTH2610F Tandem Helicoidal cónica 3550 26 100
RTH3210F Tandem Helicoidal cónica 3550 32 100
RTH3312 Tandem Helicoidal cónica 3550 33 120

Desmultiplicações do eixo traseiro

RSS1144A RSS1356 RSS1360 RSS1144 RTS2370A RSH1370F RTH2610F RTH3210F RTH3312
2.31:1 2.50:1 2.47:1 2.31:1 2.43:1 3.46:1 3.33:1 3.33:1 3.61:1
2.47:1 2.79:1 2.64:1 2.47:1 2.57:1 3.61:1 3.46:1 3.46:1 3.76:1
2.64:1 3.10:1 2.85:1 2.64:1 2.83:1 3.76:1 3.61:1 3.61:1 4.12:1
2.85:1 3.44:1 3.08:1 2.85:1 3.09:1 4.12:1 3.76:1 3.76:1 4.55:1
3.08:1 3.67:1 3.40:1 3.08:1 3.40:1 4.55:1 3.97:1 3.97:1 5.41:1
    3.67:1   3.78:1 5.41:1 4.12:1 4.12:1 6.18:1
    4.11:1   4.13:1   4.55:1 4.55:1 7.21:1
        4.50:1   5.41:1 5.41:1  
        5.14:1   6.18:1 6.18:1  
        5.67:1     7.21:1  
        6.17:1        

* Para RSS1344D

Combinações de linha motriz

  D16C550  D16C610
I-Shift    
AT2812F
ATO3112F
ATO3512F  
     
Eixos de redução simples    
RSS1356
RSS1360
RTS2370A
Eixos de redução nos cubos    
RSH1370F
RTH2610F
RTH3210F
RTH3312

* (2800 Nm)
** (2900 Nm)

Tomadas de força

Está disponível uma vasta gama de tomadas de força independentes e dependentes da embraiagem para acionamento dos mais variados tipos de superstrutura.

Tomadas de força independentes da embraiagem

PTER-DIN: Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTER1400: Tomada de força montada na parte de trás do motor para ligação direta por flange para uma bomba hidráulica.
PTER-100: Tomada de força montada na parte de trás do motor para ligação direta por flange para uma bomba hidráulica.

Tomadas de força dependentes da embraiagem

PTR-F: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-FL/FH: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-D/PTR-DM/PTR-DH: Baixa, média ou alta velocidade com ligação DIN para instalação direta de uma bomba hidráulica.
PTRD-F: Alta velocidade com ligação por flange para acoplamento direto de veio de transmissão.
PTRD-D: Alta velocidade com duas ligações. Ligação DIN à frente e atrás para montagem direta de bombas hidráulicas.
PTRD-D1: Alta velocidade com duas ligações. Ligação por flange atrás e ligação DIN à frente.
PTRD-D2: Alta velocidade com duas ligações atrás e uma ligação à frente. Duas ligações por flange atrás e uma ligação DIN à frente.

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