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Especificações de chassis para o Volvo FM

 

  • Alturas dos chassis
  • Carga máxima sobre o eixo dianteiro
  • Suspensão traseira
  • Alturas de acoplamento do prato de engate
  • Travessas de reboque
  • Depósitos de combustível
  • Depósitos de AdBlue
  •  

     

  • Pratos de engate
  • Direção Dinâmica Volvo
  • Elevação do Eixo Tandem
  • Eixos "mortos"
  • Eixos pusher
  • Travões 
  •  

    Alturas dos chassis

    Extra-baixo (trator)

    aprox. 810 mm

    Baixo

    aprox. 850 mm

    Médio

    aprox. 900 mm

    Alto

    aprox. 1000 mm

    Extra alto

    aprox. 1200 mm

    Carga máxima sobre o eixo dianteiro (toneladas)

     

    Pneumática

    Molas

    Extra-baixo

    8

    Baixo

    8

    Médio

    10/20*

    9

    Alto

    10/20*

    10/20**

    Extra alto

    -

    10/20**



    * Com eixos dianteiros duplos (FAL20 na GRAS-GR)
    ** Com eixos dianteiros duplos (FAA20/FAA21)

    Suspensão traseira

     Designação

    Eixos

    Suspensão

    Carga sobre o eixo/bogie

    Redução

    Eixos pusher/mortos

    Simples

             

    RAD-L90

    4×2

    Parabólica/Multi-folha

    13 t

    Simples/cubo

     

    RAD-GR

    4×2

    Pneumática

    11,5/13 t

    Simples/cubo

     

    RAD-G2

    4×2

    Pneumática

    13 t

    Cubo

     

    RAD-G4

    4×2

    Pneumática

    11,5/12 t

    Individual

     

    Bogie

             

    RADT-GR

    6×2/8×2

    Pneumática

    19/20,5/22,5/23 t

    Simples/cubo

    Eixo morto (fixo/direcional/direcional automático)

    RAPD-GR

    6×2

    Pneumática

    19/19/22 t

    Simples/cubo

    Eixo pusher (fixo/direcional)

    RAPD-G4

    6×2

    Pneumática

    16 t

    Individual

    Eixo pusher fixo

    RADD-BR

    6×4/8×4

    Parabólica

    20/21 t

    Simples/cubo

     

    RADD-TR1

    6×4/8×4

    Parabólica/Multi-folha

    23/26 t

    Simples/cubo

     

    RADD-TR2

    6×4/8×4

    Multifolha

    26/32 t

    Cubo

     

    RADD-TR3

    6×4/8×4

    Parabólica

    38 t

    Cubo

     

    RADD-GR

    6×4/8×4

    Pneumática

    17/21/23/26 t

    Simples/cubo

     

    RADDT-GR

    8×4/10×4

    Pneumática

    27/33/36 t

    Simples/cubo

    eixo morto direcional

    RAPDD-GR

    8×4

    Pneumática

    27/30,5/32/35 t

    Simples/cubo

    eixo pusher direcional

    RAPDT-GR

    8×2

    Pneumática

    27/30/30,5/31,5/32 t

    Simples/cubo

    3 eixos/pusher direcionável e eixo morto direcionável ou fixo

    Alturas de acoplamento do prato de engate

    Transmissão

    Chassis

    Suspensão

    Altura da estrutura do chassis

    Altura do prato de engate*

    Pneu

    Altura de acoplamento mín.**

    Altura nominal dos eixos**

    4×2

    Extra-baixo

    RAD-GR

    266

    140

    295/55

    867

    912

     

    Extra baixo

    RAD-GR

    266

    140

    295/60

    887

    932

     

    Baixo

    RAD-GR

    266

    140

    315/60

    955

    1015

     

    Médio

    RAD-GR

    266

    140

    315/70

    1014

    1075

     

    Médio

    RAD-GR

    300

    140

    315/70

    1031

    1092

     

    Alto

    RAD-GR

    266

    140

    315/80

    1056

    1147

     

    Alto

    RAD-GR

    300

    140

    315/80

    1090

    1164

    6×2

    Baixo

    RADT-GR

    266

    160

    315/60

    975

    1035

     

    Médio

    RADT-GR

    266

    160

    315/70

    1034

    1095

     

    Médio

    RADT-GR

    300

    160

    315/70

    1051

    1112

     

    Alto

    RADT-GR

    300

    150*

    315/80

    1160

    1234

     

    Médio

    RAPD-GR

    266

    160

    315/70

    1034

    1095

     

    Médio

    RADT-GR

    300

    160

    315/70

    1051

    1112

     

    Alto

    RAPD-GR

    266

    160

    315/80

    1076

    1167

     

    Alto

    RAPD-GR

    300

    160

    315/80

    1110

    1184

    6×4

    Alto

    RADD-GR

    300

    150*

    315/80

    1173

    1234

    8×4

    Alto

    RAPDD-GR

    300

    160

    315/80

    1137

    1207


    * Altura de montagem +60 mm.
    ** Alturas aproximadas.

    Travessas de reboque
    Travessas de reboque montadas ao centro, a meia altura ou sob o chassis para engate em reboques de eixo central. As travessas de reboque podem ser montadas em posições com intervalos de 25 milímetros.

    Depósitos de combustível
    Depósitos em alumínio ou aço com volumes que variam entre os 150 e os 900 litros. O volume de combustível máximo é de 1480 litros para um trator 4×2. Depósitos de GNL nos tamanhos de 115 kg (275 l), 155 kg (375 l) e 205 kg (495 l). Para eixos dianteiros duplos EU6, depósito de combustível em plástico entre os eixos dianteiros.

    Depósitos de AdBlue
    Plástico. Volumes entre 32 e 100 litros. A bomba de AdBlue está integrada no módulo do depósito de AdBlue. 

    Pratos de engate
    Consoante o tipo de montagem e o prato utilizado, a carga vertical sobre o prato pode chegar até às 36 toneladas. A gama inclui um prato de engate ISO com perfis em L de diferentes alturas. O prato de engate montado em flange é uma variante de baixo peso, dado que não necessita de uma placa de fixação. A altura mínima do prato de engate acima do chassis é de aproximadamente 140 milímetros. Está disponível como opção, para variantes específicas, um indicador integrado de lubrificação e ligação do reboque.

    Travões
    O EBS (Sistema de Travagem Controlado Eletronicamente) permite ter uma resposta, um desempenho e uma sensação de travagem superiores, com acesso a várias funcionalidades práticas. O EBS está agora disponível para travões de disco e travões de tambor com came Z (para uma gama específica de configurações de eixo e alturas de chassis). Atualize o seu sistema de travagem adicionando o pack EBS Médio ou qualquer uma das opções adicionais. O EBS é equipado de série em todas as especificações.

     

    Direção Dinâmica Volvo
    Sistema de direção ativo com binário extra. Fornece mais potência de direção a baixas velocidades, reduz os esticões da direção e mantém o volante na posição a direito ao travar em superfícies de atrito misto. O volante volta automaticamente à posição neutra ao conduzir em frente e ao fazer marcha-atrás.
    A Direção Dinâmica Volvo está agora disponível para todas as configurações de eixos, incluindo camiões com eixos dianteiros duplos.
    Funcionalidades adicionais de direção ativa, tais como definições pessoais e orientações de sobreviragem, para tornar a condução ainda mais agradável e segura.

    Elevação do Eixo Tandem
    Permite desengatar e elevar o eixo motriz mais recuado do bogie tangem, reduzindo o consumo de combustível e o raio de viragem. Pressionando um botão no painel de instrumentos, o motorista pode elevar o eixo quando o camião está descarregado. Quando o camião está carregado, o eixo baixa e é engatado automaticamente. 
    A Elevação do Eixo Tandem está disponível para configurações 6×4 e 8×4 (com bogie tandem) equipadas com travões de disco.

    Eixos "mortos"
    Disponíveis em várias configurações – fixos com rodado simples ou duplo, direção ativa ou passiva. Carga sobre o eixo: 7,5, 9,5, 10 ou 16 toneladas.

    Eixos pusher
    Disponíveis nas variantes fixa e de direção ativa, tanto para tratores como para rígidos. Carga sobre o eixo: 4,5, 7,5 ou 9 toneladas.

    EBS Médio

    Para além de incluir o pack EBS Standard, o pack EBS Médio acrescenta as seguintes características.
    Controlo de Estado do EBS
    Monitorização do estado do EBS através do sistema eletrónico do veículo TEA2+ e da Volvo Tech Tool.
    Ajuda ao Arranque em Subida
    Os travões só são libertados quando o binário disponibilizado pelo motor for suficiente para fazer avançar o camião sem que este descaia.
    Autonomia das pastilhas
    Aviso de pastilhas dos travões - calcula o número de quilómetros restantes até ser necessária a substituição das pastilhas dos travões. (Apenas para travões de disco.)
    Libertação automática do travão de parque
    O travão de parque é automaticamente libertado quando o motorista pressiona o pedal do acelerador e seleciona uma mudança (apenas com a caixa de velocidades I-Shift).

    Opções adicionais

    Para além dos packs de software, existem as seguintes opções:
    Prevenção de Efeito Tesoura
    Esta inovadora função do sistema de travagem permite travar o reboque. O travão é automaticamente ativado e o risco de efeito tesoura é minimizado.
    ESC (Controlo Eletrónico da Estabilidade)
    O sistema de estabilidade dos travões consegue gerir individualmente os travões de cada roda, mantendo a estabilidade do conjunto e contrariando o efeito tesoura, o capotamento e oscilações do reboque ou semirreboque. O ESC cumpre a legislação em termos de Controlo Eletrónico da Estabilidade do Veículo, estando disponível para veículos de 2 e 3 eixos.
    Luz de travagem de emergência
    Em caso de travagem de emergência a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes dos travões acendem e apagam de forma intermitente, quatro vezes por segundo.
    Retardador hidráulico
    Retardador compacto montado na caixa de velocidades com potência máxima de travagem de 440 kW.

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