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Especificações da linha motriz do Volvo FH16

  • Motores
  • I-Shift
  • Eixos traseiros
  • Desmultiplicações do eixo traseiro
  • Combinações de linha motriz
  • Tomadas de força

Motores

 

D16K 

Norma de emissões 

Euro 6

N.º de cilindros 

Cilindrada 

16,1 dm³ 

Curso 

165 mm 

Diâmetro 

144 mm

Taxa de compressão 

16.0:1

Regime económico 

950–1400 r/min

Potência de travagem de escape

230 kW (2200 r/min)

Efeito VEB+ 

470 kW (2200 r/min)

VEB+ 

opção 

Filtros de óleo 

2 fluxo total, 1 bypass 

Volume de mudança de óleo, incluindo filtro 

42 l 

Sistema de refrigeração, volume total 

48 l 

Pré-requisitos de combustível

Combustível sem enxofre (EN590, com teor máximo de enxofre de 10 ppm)
Biodiesel de geração 2 (EN15940, diesel sintético)

Intervalo de mudança do óleo

Até 100.000 km ou uma vez por ano com VDS4. 

Tomada de força montada no motor

 

 

Binário disponível 

Desmultiplicação 

EPTT650 

650 Nm* 

1.26:1

EPTT1000 

1000 Nm* 

1.26:1


* Binário disponível durante a condução e parado.

D16K – potência/binário

Potência de acordo com: EC 582/2011

D16K550 (410 kW) 

 

Potência máxima às 1380–1700 r/min 

550 cv 

Binário máximo às 900–1380 r/min 

2800 Nm 

D16K650 (480 kW) 

 

Potência máxima às 1450-1700 r/min 

650 cv 

Binário máximo às 950–1450 r/min 

3150 Nm 

D16K750 (550 kW) 

 

Potência máxima às 1600–1800 r/min 

750 cv 

Binário máximo às 950–1400 r/min 

3550 Nm 

I-Shift

Caixa de velocidades split/range de 12 velocidades com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shift pode ser equipada com um retardador compacto, tomada de força, bomba de direção assistida de emergência e radiador de óleo.

Especificações

Designação

Mudança mais alta

Binário do motor (Nm)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

AT2812F

Direct Drive (1:1) 

2800

60

ATO3112F

Overdrive 

3150

100

ATO3512F

Overdrive

3550

100

Eixos traseiros

Designação 

Eixo

Engrenagem

Binário máximo (Nm)

Carga máxima sobre o eixo/bogie (toneladas)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

Redução simples

         

RSS1356

Simples

Hipóide

2400/2800

13

56/44

RSS1370A/B

Simples

Hipóide

 

13

70

RTS2370A

Tandem

Hipóide

3550

23

70

RTS2310

Tandem

Hipóide

3550

23

100

Redução nos cubos

         

RSH1370F

Simples

Helicoidal cónica

3550

13

70

RTH2610F

Tandem

Helicoidal cónica

3550

26

100

RTH3210

Tandem

Helicoidal cónica

3550

32

100

RTH3312

Tandem

Helicoidal cónica

3550

33

120

RTH3815

Tandem

Helicoidal cónica

3550

38

150

Desmultiplicações do eixo traseiro

 

RSS1356

RSS1370A/B

RTS2370A

RTS2310A

RSH1370F

RTH2610F

RTH3210G

RTH3312B

RTH3815

2.50:1

2.06:1

2.43:1

2.06:1

3.46:1

3.33:1

3.33:1

3.61:1

4.14:1

2.79:1

2.17:1

2.57:1

2.17:1

3.61:1

3.46:1

3.46:1

3.76:1

4.58:1

3.10:1

2.47:1

2.83:1

2.31:1

3.76:1

3.61:1

3.61:1

4.12:1

5.43:1

3.44:1

2.47:1

3.09:1

2.47:1

4.12:1

3.76:1

3.76:1

4.55:1

7.22:1

3.67:1

2.64:1

3.40:1

2.64:1

4.55:1

3.97:1

3.97:1

5.41:1

 
 

2.85:1

3.78:1

2.85:1

5.41:1

4.12:1

4.12:1

6.18:1

 
 

3.08:1

4.13:1

3.08:1

 

4.55:1

4.55:1

7.21:1

 
 

3.40:1*

4.50:1

3.36:1

 

5.41:1

5.41:1

   
 

3.67:1*

5.14:1

3.70:1

 

6.18:1

6.18:1

   
 

4.11:1*

5.67:1

4.11:1

   

7.21:1

   
   

6.17:1

4.63:1

         

*RSS1370B

Combinações de linha motriz

 

D16K550

D16K650

D16K750

I-Shift

     

AT2812F

     

ATO3112F

 

ATO3512F

   

       

Eixos de redução simples

     

RSS1356

   

RSS1370A/B

RTS2370A

RTS2310A

Eixos de redução nos cubos

RSH1370F

RTH2610F

RTH3210

RTH3312

RTH3815

Tomadas de força

Está disponível uma vasta gama de tomadas de força com binário elevado independentes e dependentes da embraiagem para acionamento dos mais variados tipos de equipamento.

Tomadas de força independentes da embraiagem

PTER-DIN: Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTER1400: Tomada de força montada na parte de trás do motor para ligação direta por flange para uma bomba hidráulica.
PTER-100: Tomada de força montada na parte de trás do motor para ligação direta por flange para uma bomba hidráulica.

Tomadas de força dependentes da embraiagem

PTR-F: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-FL/FH: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-D/PTR-DM/PTR-DH: Baixa, média ou alta velocidade com ligação DIN para instalação direta de uma bomba hidráulica.
PTRD-F: Alta velocidade com ligação por flange para acoplamento direto de veio de transmissão.
PTRD-D: Alta velocidade com duas ligações. Ligação DIN à frente e atrás para montagem direta de bombas hidráulicas.
PTRD-D1: Alta velocidade com duas ligações. Ligação por flange atrás e ligação DIN à frente.
PTRD-D2: Alta velocidade com duas ligações atrás e uma ligação à frente. Duas ligações por flange atrás e uma ligação DIN à frente.

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