Volvo Trucks

AUTO SUECO ANGOLA

CONTROLO AUTOMÁTICO DE TRAÇÃO

Lama, areia, inclinações acentuadas e condições difíceis. Quando as coisas se complicam, precisa de tração integral. Mas não sempre. O Controlo Automático de Tração (ATC) é uma funcionalidade revolucionária que lhe permite ter tração integral instantânea sempre que precisar. E melhora a manobrabilidade e a eficiência de combustível quando não precisa.

O sistema é incrivelmente rápido; demora menos de meio segundo a ativar o engate estriado. Isso garante sempre a máxima tração e mobilidade.

Sophie, 4 anos de idade, em

O nosso teste de condução mais exigente de sempre

Funcionamento

Quando está escorregadio, o Controlo Automático de Tração ativa e desativa automaticamente a tração às rodas dianteiras, exatamente quando necessário. Sensores nas rodas traseiras detetam quando se começa a perder tração, sendo imediatamente ativada a tração integral. Um engate estriado transfere depois a potência para o eixo dianteiro motriz e o camião continua sem perder binário nem velocidade. O eixo dianteiro motriz permanece ativo até o motorista soltar o pedal do acelerador.

O ATC não requer interação do motorista – funciona simplesmente. Existe, contudo, um interruptor no painel de instrumentos que permite ativar manualmente o eixo dianteiro ou, quando as condições de condução são extremamente difíceis, ativar todos os bloqueios de diferencial.

Este sistema com provas dadas tem sido uma característica da Volvo Construction Equipment durante anos. Somos o primeiro fabricante a introduzir este sistema revolucionário num camião de construção.

Poupe combustível precioso

A nossa investigação mostra que a maioria apenas precisa de tração integral 5% do tempo. Isso significa que 95% do tempo um eixo dianteiro motriz é um desperdício de combustível. O Controlo Automático de Tração ajuda-o a maximizar a eficiência de combustível. Quando não precisar da tração adicional, o sistema desativa automaticamente o eixo dianteiro, reduzindo o consumo de combustível. A desativação automática do eixo dianteiro também reduz o desgaste.

Sem cedências

Um eixo dianteiro motriz ajuda-o a evitar problemas. Mas quando ativado, prejudica a manobrabilidade. Ao contrário do sistemas de tração integral permanente, o ATC proporciona-lhe o melhor dos dois mundos. Quando o eixo dianteiro motriz está ativado, tem ao seu dispor toda a tração de que precisa. E quando está desativado (o que acontece a maior parte do tempo), melhora a monobrabilidade do camião.

Tudo está protegido

O chassis do Volvo FMX foi concebido para proteger todas as peças vitais. As barras paralelas e de ligação estão alinhadas com o eixo, no interior da bainha do eixo. As câmaras dos travões e os depósitos de combustível também estão bem protegidos.

O eixo dianteiro motriz tem a mesma posição que o eixo não motriz - dando-lhe um ângulo de aproximação muito melhor ao subir inclinações mais íngremes (28° com eixo dianteiro motriz e dimensão do pneu de 13R22.5). O eixo dianteiro motriz está agora disponível com suspensão pneumática traseira, permitindo uma distância ao solo de 300 milímetros.

Saiba mais sobre a suspensão pneumática traseira

O CONTROLO É SEU

Quer testar o Controlo Automático de Tração com as suas próprias mãos? Contacte o seu concessionário Volvo Trucks local.