Trucks

Especificações do Volvo FH16

Tudo o que precisa de saber sobre o Volvo FH16, de forma detalhada.

Linha motriz

Encontre especificações sobre motores, transmissões, eixos traseiros (incluindo desmultiplicações), combinações de linha motriz e tomadas de força.

D17 – potência/binário

Diesel​

D17

Norma de emissões

Euro 6

N.º de cilindros

6

Cilindrada

17,3 dm³

Curso

165 mm

Diâmetro

149 mm

Taxa de compressão

17.3:1

Regime económico

900–1300 r/min

Efeito de travagem de escape

246kW (2200 r/min)

Efeito de travagem com o motor*

525 kW (2200 r/min)

Filtros de óleo

2 fluxo total, 1 bypass

Volume de mudança de óleo, incluindo filtro

42 l

Sistema de arrefecimento, volume total

48 l

  

*Opcional

Pré-requisitos de combustível

Combustível sem enxofre (EN590, com teor máximo de enxofre de 10 ppm) Biodiesel de geração 2 (EN15940, diesel sintético)

Intervalo de mudança do óleo

Até 100.000 km ou uma vez por ano com VDS4.

 

D17 600 cv (441 kW)

 

 

Potência máxima às 1380–1700 r/min

600 cv

 

Binário máximo às 900–1380 r/min

3000 Nm

 

D17 700 cv (515 kW)

 

 

Potência máxima às 1700 r/min

700 cv

 

Binário máximo às 938–1400 r/min

3400 Nm

 

D17 780 cv (574 kW)

 
 

Potência máxima às 1700 r/min

780 cv

 

Binário máximo às 1008–1400 r/min

3800 Nm

   

I-Shift

Caixa de velocidades split/range de 12 velocidades com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shift pode ser equipada com um retardador compacto, tomada de força, bomba de direção assistida de emergência e arrefecedor de óleo. É igualmente possível encomendar o I-Shift com engrenagens de marcha lenta, engrenagens de marcha lenta ultra-baixas e várias velocidades de marcha-atrás.

Especificações

Designação

Mudança mais alta

Binário do motor (Nm)

Peso bruto de conjunto (t)

AT2812

Direto

2800

60

ATO3112

Sobre-marcha

3150

100

ATO3512 

Sobre-marcha

3550

100

ATO3812

Sobre-marcha

3800

100

    

 

Eixo

Engrenagem

Binário máximo (Nm)

Carga máxima sobre o eixo/truque (bogie) (t)

Peso bruto de conjunto (t)

Redução simples

RSS1370A/B

Simples

Hipoide

3800

13

70

RTS2370A

Tandem

Hipoide

3800

23

70

RTS2310

Tandem

Hipoide

3800

23

100

Redução nos cubos

RSH1370F

Simples

Helicoidal cónica

3800

13

70

RTH2610F

Tandem

Helicoidal cónica

3800

26

100

RTH3210

Tandem

Helicoidal cónica

3800

32

100

RTH3312

Tandem

Helicoidal cónica

3800

33

100

RTH3815

Tandem

Helicoidal cónica

3800

38

100

      

 

D17 600 cv

D17 700 cv

D17 780 cv

I-Shift

ATO3112

 

 

ATO3512

 

 

ATO3812

  

    

Eixos de redução simples

RSS1370A/B

RTS2370A

RTS2310A

Eixos com cubo de redução

RSH1370F

RTH2610F

RTH3210

RTH3312

RTH3815

    

 

Binário disponível

Desmultiplicação

 

EPTT650

650 Nm*

1.26:1

 

EPTT1000

1000 Nm*

1.26:1

 
    

* Binário disponível durante a condução e parado.

Está disponível uma vasta gama de tomadas de força independentes e de elevado binário para acionamento dos mais variados equipamentos da carroçaria.

Montada no motor

PTER-DIN: Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

PTER1400: Tomada de força montada na parte de trás do motor com conexão flange para uma bomba hidráulica.

PTER100: Tomada de força montada na parte de trás do motor com conexão flange para uma bomba hidráulica.

Tomadas de força dependentes da embraiagem

PTR-F: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.

PTR-FL/FH: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.

PTR-D/PTR-DM/PTR-DH: Baixa, média ou alta velocidade com ligação DIN para instalação direta de uma bomba hidráulica.

PTRD-F: Alta velocidade com conexão flange para acoplamento direto de veio de transmissão.

PTRD-D: Alta velocidade com duas ligações. Ligação DIN à frente e atrás para montagem direta de bombas hidráulicas.

PTRD-D1: Alta velocidade com duas ligações. Ligação por flange atrás e ligação DIN à frente.

PTRD-D2: Alta velocidade com duas ligações atrás e uma ligação à frente. Duas ligações por flange atrás e uma ligação DIN à frente.

Exterior e interior

Encontre especificações sobre medidas de cabinas, alturas de cabinas acima do solo e características.

Estão disponíveis três versões diferentes de acabamento exterior para dar resposta a diferentes necessidades

Volvo FH16 with basic exterior trim level 

Básico

Grelha e puxadores das portas em cinzento Thunder. Faróis cromados. Para-sol, coberturas dos espelhos e para-choques em cinzento Lightning.

Volvo FH16 with basic with sturdy front, exterior trim level 

Básico com acabamento dianteiro resistente

Grelha em cinzento Thunder. Coberturas dos espelhos e para-sol em prateado pintado. Puxadores das portas em cromado reluzente. Faróis pretos. Para-choques em aço pintado a cinzento.

Volvo FH16 with the FH16 trim level 

O acabamento FH16 Aero

Grelha, coberturas dos espelhos e para-sol em prateado pintado. Puxadores das portas em cromado reluzente. Faróis pretos. Para-choque e spoiler na cor da cabina.

O Volvo FH16 está equipado com um exclusivo acabamento interior em couro.

Volvo FH16 with leather trim Volvo FH16, interior trim level 

Acabamento em couro do Volvo FH16

Interior em couro com materiais duradouros em diversas tonalidades de Coral (laranja) e Raven (cinzento escuro) com coordenação com as diferentes partes do acabamento interior.

Volvo FH16 globetrotter XXL with measurements, viewed from the side 

Globetrotter XXL: conforto e espaço

A Globetrotter XXL também dispõe de instalações seguras e confortáveis para um máximo de duas pessoas, mas com um nível de conforto durante o sono ainda maior e uma cama inferior mais comprida, graças à sua cabina alargada.

Volvo FH16 globetrotter XL with measurements, viewed from the side 

Globetrotter XL: criada para arrumos

A Globetrotter XL (CAB-XHSL) também dispõe de instalações seguras e confortáveis para um máximo de duas pessoas, mas com ainda mais espaço para arrumos, graças à altura adicional. A altura interior da cabina é de 220 centímetros (211 centímetros na cobertura do compartimento do motor).

Volvo FH16 globetrotter cab with measurements, viewed from the side 

Cabina Globetrotter: a dois é melhor

A cabina Globetrotter (CAB-HSLP) duplica com instalações de descanso confortáveis para uma ou duas pessoas. Além disso, a sua estrutura vertical deixa-o com muito espaço adicionais para arrumos. Altura interior de 205 centímetros (196 centímetros na cobertura do compartimento do motor).

Volvo FH16 sleeper cab with measurements, viewed from the side 

Cabina longa

Cabina longa (CAB-SLP) com instalações de descanso confortáveis para um máximo de duas pessoas. Altura interior de 171 centímetros, 162 centímetros na cobertura do compartimento do motor.

Volvo FH16 low sleeper cab with measurements, viewed from the side 

Cabina longa baixa

Cabina longa baixa (CAB-LSLP) com suspensão da cabina e um tejadilho mais baixo, que permite o transporte de cargas por cima da cabina. Altura interior de 147 centímetros, 138 centímetros sobre a cobertura do compartimento do motor.

Trator

 

 

 

Altura A (mm)

Altura B (mm)

Altura C (mm)

Altura D (mm)

Transmissão

Altura do chassis

Suspensão

Pneus

CAB-SLP

CAB-HSLP

CAB-XHSL

CAB-LSLP

4x2

Alto

Molas/Pneumática

315/80-R22.5

3430

3800

3950

3225

4x2

Alto

Molas/Pneumática

315/80-R22.5

3440

3810

3960

 

4x2

Médio

Molas/Pneumática

315/80-R22.5

3350

3720

3870

3145

4x2

Baixo

Pneumática/Pneumática

315/80-R22.5

3230

3600

3750

3025

4x2

Baixo

Pneumática/Pneumática

315/80-R22.5

3250

3620

3770

3045

6x2

Médio

Molas/Pneumática

315/80-R22.5

3350

3720

3870

3145

        

Rígido

 

 

 

Altura A (mm)

Altura B (mm)

Altura C (mm)

Altura D (mm)

Transmissão

Altura do chassis

Suspensão

Pneus

CAB-SLP

CAB-HSLP

CAB-XHSL

CAB-LSLP

6x2

Alto

Pneumática/Pneumática

315/80-R22.5

3410

3780

3930

3205

6x2

Médio

Pneumática/Pneumática

315/80-R22.5

3330

3700

3850

 

6x2

Baixo

Pneumática/Pneumática

315/80-R22.5

3230

3600

3750

3025

6x4

Alto

Molas/Molas

315/80-R22.5

3460

3830

3980

3255

6x4

Alto

Molas/Molas

315/80-R22.5

3450

3820

3970

3245

6x4

Alto

Molas/Molas

315/80-R22.5

3480

3850

4000

3275

10x4

Alto

Molas/Molas

315/80-R22.5

3480

3850

4000

3275

        

 *Alturas aproximadas

Suspensão de quatro pontos da cabina

Opte entre molas helicoidais com amortecedores, molas helicoidais à frente e suspensão pneumática traseira ou suspensão pneumática integral.

 

Entradas de ar

Posicionadas no lado esquerdo numa posição alta ou baixa, dependendo do serviço. Também disponível uma entrada de ar frontal.

 

Cores

Escolha e tenha o seu estilo. Disponível em cerca de 650 variantes de cor.

 

Estofos

Tecido preto, couro ou couro com duas tonalidades. Podem ser especificados alguns revestimentos de bancos (excluindo tecido) de forma a incluir uma função de ventilação.

 

Banco do condutor

Escolha entre Dinâmico e Progressivo. Cada um destes níveis pode ser encomendado com estofos opcionais. A liberdade adicional está na flexibilidade - a amplitude de ajuste longitudinal do banco é de 240 milímetros e a amplitude vertical é de 100 milímetros. O banco do condutor está equipado de série com um descansa cabeça, apoio do encosto ajustável e rebatível, ajuste vertical e longitudinal, suporte lombar ajustável e ajuste do ângulo do banco.

 

Banco do passageiro

Dois níveis diferentes disponíveis: Standard e Conforto. Ambos podem ser encomendados com estofos opcionais. Os bancos de passageiros são equipados de série com descansa cabeças. Está também disponível um banco do passageiro móvel.

 

Camas

Criadas para proporcionar uma noite de sono confortável. Tamanhos das camas: 74×200 centímetros, com secção central com 81,5 centímetros de largura, ou 74×200 centímetros, extraível até 88×200 centímetros com secção central com 95,5 centímetros de largura. A cama da cabina Globetrotter XXL tem 213 centímetros de comprimento. A largura na cabeça, seção central e nos pés é de 99/106,5/91 centímetros, respetivamente. Equipe a sua cabina com um colchão de espuma ou um colchão de 16 centímetros, com molas ensacadas e excelente conforto. Três opções de firmeza disponíveis: Macio, Semi-firme e Firme. Também disponibilizamos duas opções de cobertura do colchão: aumenta o conforto e permite-lhe arrumar tudo mais rapidamente. Também disponível: função reclinável com apoio do encosto regulável e cama superior, versão Conforto (dimensões: 60×190 centímetros ou 70×190 centímetros).

 

 

Armazenamento interior

A cabina possui uma prateleira frontal com quatro ranhuras DIN e dois compartimentos de arrumação espaçosos com portas deslizantes no lado do condutor e do passageiro. A parede traseira está equipada com uma prateleira traseira superior leve, com excelente iluminação. Sob a cama, pode encontrar duas gavetas perfazendo um volume total de 130 litros. Além disso, existem dois compartimentos de arrumação mais pequenos debaixo do colchão, nos pés (10 litros) e na cabeceira (15 litros) da cama, bem como um compartimento para arrumos nos pés da cama para uma garrafa.

 

Armazenamento exterior

Em ambos os lados da cabina, encontrará grandes compartimentos de arrumação que podem ser abertos a partir do exterior ou do interior. Existem 30 litros de espaço adicional para arrumos debaixo de ambos os lados da cabina.

 

Janela panorâmica/teto de abrir

Cada cabina está equipada com uma janela panorâmica fixa ou um teto de abrir opcional, que pode ser aberto até 50 milímetros. Também serve como saída de emergência. A regulação do teto de abrir pode ser feita manual ou eletricamente.

 

Volante

Disponibilizado com dois tamanhos – 450 mm ou 500 mm de diâmetro, dependendo da especificação do camião. A altura do volante pode ser ajustada até 90 mm e o ângulo em 28°. Com a coluna de direção ajustável (opcional), o volante pode ser ajustado na posição vertical entre -5° e +15°, aumentando assim o conforto do condutor. Os comandos integrados no volante proporcionam um funcionamento confortável e seguro do cruise control, da buzina, do telefone e das funções no display de instrumentos e no display lateral.

 

Sistema de climatização

Três alternativas de sistema de climatização permitem controlar a temperatura. Climatização de ventilação com aquecedor de líquido de arrefecimento convencional. Ar condicionado manual (MCC). Ar condicionado automático (ECC/ECC2). Também disponível com sensores para exposição solar, embaciamento e qualidade do ar. Complemente o sistema com aquecedor de estacionamento de cabina e motor e com o I-ParkCool, o nosso arrefecimento de parque da cabina.

 

I-ParkCool 

O motor não precisa de estar a trabalhar para usufruir de uma cabina com ar condicionado. O I-ParkCool permite controlar a temperatura da cabina num veículo parado. Interage com o aquecedor de estacionamento da cabina para gerar um clima confortável: útil, por exemplo, em noites em que a temperatura cai repentina e abruptamente. Além disso, é silencioso. O sistema é cerca de 20 dB mais silencioso do que os sistemas da concorrência disponíveis no mercado, reduzindo a poluição sonora e ajudando a descansar. O sistema está completamente integrado no sistema de ventilação de ar normal do veículo, sendo o ar quente ou frio distribuído pelas saídas de ar normais, conforme necessário, dividido de forma equilibrada. A aerodinâmica da cabina e a altura em pé no interior da mesma não são afetadas pelo sistema. Com exceção do aquecedor de cabina (PH-CAB).

Chassis

Encontre especificações relativas a alturas de chassis, carga máxima sobre o eixo dianteiro, suspensão traseira, tratores, características do chassis e travões.

Baixo

aprox. 850 mm

Médio

aprox. 900 mm

Alto

aprox. 1000 mm

Extra alto

aprox. 1200 mm

  

 

Pneumática

Molas

Baixo

8

-

Médio

10/20*

9

Alto

10/20*

10/20*

Extra alto

-

10/20*

   

*Com eixos dianteiros duplos

Designação

Eixos

Suspensão

Carga sobre o eixo/truque (bogie)

Redução

Eixo morto/pusher

Simples

RAD-L90

4x2

Parabólica/Multi-folha

13 t

Simples/cubo

 

RAD-GR

4x2

Pneumática

11,5/13 t

Simples/cubo

 

RAD-G2

4x2

Pneumática (para construção)

13 t

Cubo

 

RAD-G4

4x2

Pneumática

12 t

Individual

 

Truque (bogie)

RADT-GR

6x2

Pneumática

19/20,5/22,5/23 t

Simples/cubo

Eixo morto (fixo/direcional/direcional automático)

RAPD-GR

6x2

Pneumática

16/19/22 t

Simples/cubo

Eixo Pusher (fixo/direcional)

RADD-G2

6×4/8x4

Pneumática (para construção)21/23/26 tSimples/cubo 

RADD-BR

6×4/8x4

Parabólica20/21 tSimples/cubo 

RADD-TR1

6×4/8x4

Molas parabólicas/convencionais23/26 tSimples/cubo 

RADD-TR2

6×4/8x4

Molas convencionais26/32 tCubo 

RADD-TR3

8x4

Molas convencionais38 tCubo 

RADD-GR

6×4/8×4

Pneumática21/23/26 tSimples/cubo 

RAPDT-GR

8×2

Pneumática27/30/30,5/31,5/32 tSimples/cuboEixo Pusher (direcional), eixo morto (fixo/direcional)

RAPDT-GR

8×4/10x4

Pneumática27/33/36 tSimples/cuboEixo morto (direcional)

RAPDT-GR

8×4

Pneumática27/30,5/32/35 tSimples/cuboEixo pusher (direcional)

RADDT-G2

8×4/10x4

Pneumática (para construção)27/33/36 tSimples/cuboEixo morto (direcional)
      

Travessas de reboque montadas ao centro, a meia altura ou sob o chassis para engate em reboque de eixo central. As travessas de reboque podem ser montadas em posições com intervalos de 25 milímetros.

Depósitos de combustível

Depósitos em alumínio ou aço com volumes que variam entre os 150 e os 900 litros. O volume de combustível máximo é de 1510 litros para um trator 4×2.

Depósitos de AdBlue

Volumes entre 32 e 112 litros. A bomba de AdBlue está integrada no módulo do depósito de AdBlue. Plástico.

Travões

O EBS (Sistema de Travagem Controlado Eletronicamente) permite ter uma resposta, um desempenho e uma sensação de travagem superior, com acesso a várias funcionalidades práticas. O EBS está agora disponível para travões de disco e travões de tambor com came Z (para uma gama específica de configurações de eixo e alturas de chassis). Atualize o seu sistema de freios adicionando o pack EBS Médio ou qualquer uma das opções adicionais.

 

Controlo de estado do EBS 

Monitorização do estado do EBS através do sistema eletrónico do veículo TEA2+ e da Volvo Tech Tool.

 

Retenção automática

Trave o seu camião até se imobilizar e a função Retenção automática mantém a última pressão de travagem aplicada para manter o camião na respetiva posição até o condutor carregar no acelerador.

 

Autonomia das pastilhas

Aviso de pastilhas dos travões - calcula o número de quilómetros restantes até ser necessária a substituição das pastilhas dos travões (apenas para travões de disco).

 

Libertação automática do freio de estacionamento

O freio de estacionamento é automaticamente libertado quando o condutor carrega no pedal do acelerador e seleciona uma mudança (apenas com a caixa de velocidades I-Shift).

 

 

Opções adicionais:

Para além dos packs de software, existem as seguintes opções:
 

Prevenção de Efeito Tesoura (Stretch Brake)

Permite ao condutor solicitar a travagem do reboque por impulsos. O travão é automaticamente ativado e o risco de efeito tesoura é minimizado.

 

ESC (Controlo eletrónico da estabilidade)

O sistema de estabilidade dos travões aciona individualmente os travões de cada roda, mantendo a estabilidade do conjunto e contrariando o efeito tesoura, o capotamento e oscilações do reboque. O ESC cumpre a legislação em termos de Controlo eletrónico da estabilidade do veículo, estando disponível para veículos de 2, 3, 4 e 5 eixos.

 

Luz de travagem de emergência

Em caso de travagem de emergência a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes dos travões acendem e apagam de forma intermitente, quatro vezes por segundo. 

 

Retardador hidráulico

Retardador compacto montado na caixa de velocidades com potência máxima de travagem de 680 kW.

 

Sistema de rebaixamento automático dependente da velocidade

Este sistema baixa automaticamente a suspensão pneumática do veículo acima de uma determinada velocidade, de modo a limitar a resistência aerodinâmica.

Direção Dinâmica Volvo

Sistema de direção ativo com binário extra. Fornece mais potência de direção a baixas velocidades, reduz os esticões da direção e mantém o volante na posição a direito ao travar em superfícies de atrito misto. O volante volta automaticamente à posição neutral ao conduzir em frente e ao fazer marcha-atrás. A Direção Dinâmica Volvo está agora disponível para todas as configurações de eixos, incluindo camiões com eixos dianteiros duplos. Está disponível também em conjunto com suspensão dianteira independente.

Eixos pusher

Disponíveis nas variantes fixa e de direção ativa, tanto para tratores como para rígidos. Carga sobre o eixo: 4,5, 7,5 ou 9 toneladas.
 

Eixos "mortos"

Disponíveis em várias configurações – fixos com rodado simples ou duplo, direção ativa ou passiva. Carga sobre o eixo: 7,5, 9,5 ou 10 toneladas.

Elevação do Eixo Tandem

Permite desengatar e elevar o eixo motriz mais recuado do truque (bogie) tandem, reduzindo o consumo de combustível e o raio de viragem. Pressionando um botão no display de instrumentos, o condutor pode elevar o eixo quando o camião está descarregado. Quando o camião está carregado, o eixo baixa e é engatado automaticamente. A Elevação do eixo tandem está disponível para configurações 6×4 e 8×4 com suspensão pneumática (com truque [bogie] tandem) equipadas com travões de disco.

Folhas de dados

Dados - tudo o que precisa. Transfira folhas de dados em formato PDF para o Volvo FH16 a partir das seguintes hiperligações.

As características descritas podem não ser constituir a norma para o modelo ou estar disponíveis para todos os níveis de equipamento e opções de linha motriz.

Tem uma questão?

O seu concessionário Volvo Trucks local terá a resposta. Apareça, telefone ou peça para ser visitado.