Volvo Trucks

AUTO SUECO ANGOLA

Até 325t de força de tração

I-Shift com redutoras

Arranque onde quiser

A I-Shift ficou ainda mais versátil e fácil de conduzir. A caixa de velocidades automática está agora disponível com opção de uma ou duas velocidades super-lentas, para além da opção de marchas-atrás adicionais. Se transportar cargas pesadas, sabe que arrancar pode ser difícil, especialmente em terrenos inclinados ou maus pisos. Em último caso, poderá ter de descarregar ou até pedir um reboque, com efeitos devastadores ao nível do período operacional e da produtividade.

Equipe o seu Volvo FH16 com I-Shift com velocidades super-lentas e isso deixará de ser problema. A sua capacidade de arranque será drasticamente melhorada, e a pressão sobre a embraiagem será reduzida até 75 por cento, evitando reparações desnecessárias.

Velocidades super-lentas ultra-baixas em Ação

Leia o artigo de destaque da revista ATA sobre como o sistema de velocidades super-lentas ultra-baixas (ULCG) da Volvo Trucks solucionou o projeto da ponte sobre o rio Clarence.

Simplesmente, conduza

A I-Shift torna a condução mais fácil, segura e confortável. Sem embraiagem pesada e nenhuma manete a dificultar. Cada mudança de velocidade é perfeitamente temporizada. A simplicidade do sistema diminui a fadiga do motorista, ajudando-o a concentrar-se na estrada e no tráfego à sua volta. E se realmente quiser mudanças manuais, o botão na manete das mudanças permite-lhe controlar diretamente cada mudança.

Poupe no combustível

A I-Shift foi concebida para poupar combustível. As perdas de energia internas são mais baixas do que em caixas de velocidades manuais, mas é a componente eletrónica que realmente faz a diferença. Cada mudança de velocidade é temporizada de forma precisa. Isso garante que o motor funciona com o regime de rotações mais eficiente, seja em modo de economia ou performance. Além disso, em descidas, o I-Roll desengata o motor, maximizando o ímpeto do camião e poupando até 2% adicionais de combustível.

Funcionamento

A I-Shift baseia-se numa caixa de velocidades manual não sincronizada "clássica" – o que explica o design compacto e as baixas perdas internas. A magia acontece na unidade de controlo eletrónica que gere a embraiagem e as mudanças. Avaliando informações sobre velocidade, peso, inclinação da estrada e exigência de binário, aplica uma precisão extrema em cada mudança. O sistema também está em comunicação com o motor, permitindo ajustar as rotações e os travões para proporcionar o máximo desempenho.

Velocidade super-lenta, funcionamento ágil

Conseguirá a I-Shift com velocidades super-lentas ajudar realmente a melhorar a sua economia de combustível? Claro que sim. Dado que anteriormente era costume ter de sacrificar a economia de combustível em favor da capacidade de arranque. Mas graças às velocidades super-lentas, pode agora especificar o seu camião com uma desmultiplicação do eixo traseiro mais rápida, o que permite manter a velocidade de cruzeiro em regimes de rotações muito mais baixos quando se conduz em pisos aceitáveis. Isso reduz o consumo de combustível até dois pontos percentuais.

Controlo perfeito em qualquer direção

A capacidade de manobra a baixa velocidade é um dos aspetos mais difíceis do trabalho. Graças a uma desmultiplicação de transmissão até 32:1 (e até 37:1 em marcha-atrás), a I-Shift com velocidades super-lentas permite-lhe conduzir a velocidades mínimas de 0,5-2 km/h. Tem sempre total controlo, simplificando um estacionamento com precisão quando está prestes a carregar ou descarregar e para evitar acidentes que podem estragar o seu dia e a sua produtividade.

Diga sim a mais trabalhos.

A I-Shift com velocidades super-lentas contribui para a versatilidade do camião, permitindo utilizar o mesmo camião para diferentes condições de condução e serviços. Conduz em estrada ou fora dela? Precisa de transportar cargas extremas? Trabalha em altitudes elevadas? Aplicações especiais a baixas velocidades? Sem problema. O módulo de velocidade super-lenta acrescenta apenas 120 mm ao comprimento e 48 kg ao peso da I-Shift.

Esticar os limites

Veja um Volvo FH16 de série com I-Shift com velocidades super-lentas a enfrentar um incrível desafio com 750 toneladas.

CONDUZIR A SÉRIE VOLVO FH

Quer experimentar a I-Shift por si? Contacte o seu concessionário Volvo Trucks local – terão todo o prazer em lhe dar as chaves.