Trucks

À descoberta de novos caminhos

Na mina de Brønnøy Kalk, na Noruega, estão a ser testados camiões Volvo FH autónomos, transportando calcário num percurso de cinco quilómetros. Esta é a primeira solução autónoma da Volvo Trucks em ação real. O objetivo é melhorar significativamente a produtividade e a segurança da mina.
A primeira solução autónoma da Volvo Trucks em ação real.
Um Volvo FH autónomo na pedreira de calcário de Brønnøy.

“Ter a tecnologia a trabalhar para nós permite-nos ter liberdade. Por exemplo, as máquinas podem trabalhar quando queremos dormir”, diz Raymond Langfjord, Diretor Executivo da Brønnøy Kalk, quando reflete sobre a possibilidade de introdução faseada de tecnologia automatizada na vasta pedreira nesta costa remota da região oeste da Noruega. A paisagem incrível é o cenário para uma tarefa difícil, com os camiões constantemente a percorrerem sinuosos caminhos de terra entre a pedreira e o local do triturador, em Velfjord.

Raymond Langfjord, Diretor Executivo da Brønnøy Kalk.

No ano passado, foi assinado um acordo histórico entre a Brønnøy Kalk e a Volvo Trucks. Desde dessa altura, foram testados camiões Volvo FH automatizados, transportando o calcário extraído por túneis entre a mina e o triturador, que se encontra num porto nas proximidades, onde o calcário é carregado em navios de grandes dimensões. Pretende-se que os camiões automatizados estejam totalmente operacionais até ao outono. Em vez de adquirir os veículos autónomos, a Brønnøy Kalk está a adquirir à Volvo Trucks uma solução de transporte completa e personalizada, mais especificamente o transporte autónomo de calcário entre dois pontos. Os camiões autónomos são controlados pelo operador da carregadora de rodas, através de um sistema de gestão no estaleiro.

Segundo Raymond Langfjord, a oportunidade para a mina ao nível de desafios de produtividade, flexibilidade e segurança é a principal razão para adotar uma solução autónoma. “Estamos a pensar numa perspetiva a cem anos. Atualmente, temos uma operação manual de dois turnos em produção e manutenção, enquanto os navios que exportam o calcário são carregados 24 horas por dia, todos os dias. Ter a oportunidade de transportar o calcário de forma autónoma a qualquer hora do dia pode melhorar significativamente as nossas operações.”

Os camiões autónomos descarregam o calcário extraído para um triturador de mandíbulas que se encontra num porto nas proximidades. A partir daí, é carregado em navios de grandes dimensões.

Raymond Langfjord começou a trabalhar na minha da Brønnøy Kalk em março de 2006. Subindo a pulso, o seu primeiro trabalho foi como operador de máquina e auxiliar de rebentamento na mina, transportando baldes de gravilha para encher os furos com a carga antes do rebentamento. Com o passar dos anos, aumentaram as responsabilidades e funções como capataz e Diretor de Produção levaram à nomeação para o atual cargo de Diretor Executivo em janeiro de 2017. “Tenho experiência a todos os níveis e conheço muito bem os diferentes processos. Isso ajuda a reconhecer os desafios a longo prazo que enfrentamos.”

Um dos maiores problemas da Brønnøy Kalk é o facto de a mina encontrar num país com elevados custos, tendo de competir num mercado global. Isso significa que existe um esforço constante para ter mais competitiva e, em 2015, a Brønnøy Kalk iniciou debates internos no sentido de melhorar os métodos de trabalho. Depois de formar um grupo de projeto, contactou várias entidades, incluindo a Volvo Trucks. Com a Volvo Construction Equipment também incluída no processo, foi estabelecido um contacto firme e iniciada uma troca de ideias relativamente a soluções autónomas exequíveis. Desde então, um diálogo próximo contínuo entre as partes ajudou a aumentar a confiança na mina.

A relação tem sido fantástica desde o primeiro dia. A Volvo Trucks não iniciou o diálogo com uma abordagem comercial.
Para ir da mina ao triturador de mandíbulas, os camiões autónomos percorrem um percurso de cinco quilómetros. A maior parte do percurso é constituída por dois longos túneis, com 3,5 quilómetros e 800 metros de comprimento respetivamente.

“Claro que ainda não temos todas as respostas. É preciso acreditar que conseguiremos trabalhar em conjunto para encontrar soluções para os desafios. A relação tem sido fantástica desde o primeiro dia. A Volvo Trucks não iniciou o diálogo com uma abordagem comercial. Não foi uma questão de custos, lucros ou contratos; foi sim saber o que poderia funcionar para nós, na Brønnøy Kalk. Não existiram objetivos escondidos e conseguimos avançar juntos para que a tecnologia e a criatividade se destacassem.”

Raymond Langfjord defende que a utilização de uma solução autónoma também aumentará a segurança. A maior parte do transporte na mina envolve túneis e, em agosto de 2018, um camião incendiou-se quando descarregava no local do triturador. Felizmente, o estaleiro está numa área aberta e ninguém ficou ferido, mas a quantidade de calor e energia produzidas foi um duro aviso de que um acidente deste tipo num dos túneis poderia ser fatal. Para além deste risco, também foram muitos os outros desafios a superar para que colocar os camiões autónomos a funcionar na perfeição. Por um longo período de tempo, a equipa de automatização da Volvo Trucks testou a solução remotamente na sede em Gotemburgo, para que as modificações fossem implementadas mais rapidamente. A equipa também realizou testes ao vivo regulares na mina. 

O Volvo FH sai do primeiro túnel e, pouco depois, entra no seguinte.

Raymond Langfjord está completamente dedicado ao futuro da Brønnøy Kalk e ao potencial proporcionado pela autonomia. “O passo seguinte para nós deverá ser uma abordagem completamente elétrica. Honestamente, não sei como serão as coisas no futuro. A tecnologia é nova e sabemos que vão existir percalços. Mas, desde o início, a Volvo Trucks teve uma abordagem de abertura. Sempre que surgiu um problema, resolveram-no. Isso dá-nos confiança para acreditar que tudo correrá bem. Os nossos valores e as nossas reputações conjugam-se na perfeição.”

Se tudo correr como esperado, os camiões autónomos estão a trabalhar na plenitude, dia e noite, a partir do outono de 2019, aumentando, assim, a produtividade da mina.

Brønnøy Kalk AS

História: A Brønnøy Kalk AS foi fundada em 1997. Pertencia à Norsk Mineral AS, uma empresa privada familiar com raízes na indústria mineral desde 1948. 

Serviços: A empresa especializou-se na extração de calcário, que, entre outras coisas, é utilizado no fabrico de pigmentos para a indústria internacional do papel. 

Fundada em: 1997.

Proprietário: Norsk Mineral AS. 

Número de funcionários: 50. 

Carga: Calcário. 

Número de camiões Volvo autónomos: 6.

Número de carregadoras de rodas: 4.