Trucks

Luzes a norte

O design dos faróis da Volvo Trucks é inspirado pelo gelo. A Designer Principal Maria Balthammar explica como a natureza moldou um dos elementos de design mais distintos da Volvo Trucks.
Faróis da Volvo
O design icónico dos faróis da Volvo Trucks foi inspirado diretamente pelo aspeto e a sensação do gelo rígido.

Quando chega o inverno e a neve e o gelo cobrem como um manto a paisagem sueca, tudo muda.
"O inverno volta a trazer a luz," afirma Maria Balthammar, Designer Principal da Volvo Trucks. "Torna estranho o que é familiar e faz emergir novas formas.” 

Além de ter encontrado uma forma cativante e distinta, a equipa de design da Volvo Trucks teve de levar em conta todas as considerações práticas, como a facilidade na mudança de lâmpadas e a resistência às intempéries.

Os faróis da Volvo Trucks nasceram neste cenário gélido. O design icónico foi inspirado diretamente pelo aspeto e a sensação do gelo rígido.

"Na Volvo Trucks procuramos sempre simplificar o design," diz Maria Balthammar.
"Perguntamo-nos: como podemos sintetizar este design e torná-lo ainda mais claro e bem definido? É por isso que a natureza constitui uma enorme fonte de inspiração para nós."

O feixe de luz em V, que identifica imediatamente os nossos faróis, indica que o veículo está em movimento e tem qualquer coisa de lácteo, como um glaciar. O resto da caixa de luz é translúcido, como gelo fino acabado de formar num lago. 

É um design que torna os faróis da Volvo imediatamente reconhecíveis na estrada. "A maioria dos faróis são horizontais e têm um invólucro esfumado, o que torna difícil ver o que está através da caixa de plástico," continua Maria Balthammar. "Mas os faróis da Volvo são diferentes. A zona externa transparente significa que cada elemento da luz está compartimentado e é visível. Ao mesmo tempo, a forma vertical, delineada pelo feixe de luz, confere-lhe um contorno único. Quando vemos um camião Volvo, há uma coisa que sabemos logo pelo farol: ‘aquilo é um Volvo’.”

O design dos faróis da Volvo torna-os imediatamente reconhecíveis na estrada. "Quando vemos um camião Volvo, há uma coisa que sabemos logo pelo farol: ‘aquilo é um Volvo’," afirma Maria Balthammar.
Estamos constantemente a explorar a forma como podemos utilizar a luz como uma ferramenta para tornar a vida do motorista mais fácil e aumentar a segurança.
Estamos constantemente a explorar a forma como podemos utilizar a luz como uma ferramenta para tornar a vida do motorista mais fácil e aumentar a segurança," explica Maria Balthammar.

Criar um design forte tem tanto que ver com as considerações práticas como com encontrar uma forma cativante e distinta.

"O design do componente de um camião tem de ter um aspeto apelativo, mas cada elemento do design tem também de ser estruturalmente estável," diz Maria Balthammar. 

"O design dos faróis exige que possamos abri-los e mudar uma lâmpada ou LED. Além disso, um camião tem de conseguir resistir a extremos de calor e frio. É necessário levar esses elementos em conta para cada componente do veículo, uma vez que os materiais se expandem e contraem com as mudanças de temperatura. Este fenómeno pode criar fissuras e espaços entre as peças, já que os materiais sofrem alterações de tamanho," continua a designer.

Maria Balthammar trabalha na Volvo Trucks há seis anos.

Para aumentar a capacidade de resistência e conjugar os elementos diferentes da luz, a equipa de design da Volvo Trucks apelou a outra forma que se manifesta no mundo natural: a disposição em camadas.

Como podemos reter a força e a forma de um material que se retrai e expande? Quando observamos a natureza, vemos que as estruturas estão muitas vezes dispostas em camadas, o que as torna mais resistentes. Com esta lâmpada, os elementos separados em camadas conjugam-se para constituir um todo. 

Os faróis são fundamentais para a segurança, especialmente no inverno inclemente das regiões nórdicas, onde os dias são curtos e os motoristas têm de fazer muitos turnos na escuridão. Assim, a iluminação vai continuar a ser uma área em que os designers da Volvo Trucks irão desenvolver e inovar um design nunca visto.

"As novas tecnologias LED trazem novas oportunidades," afirma Maria Balthammar. "Estamos constantemente a explorar a forma como podemos utilizar a luz como uma ferramenta para tornar a vida do motorista mais fácil e aumentar a segurança. O tipo certo de luz pode tornar-nos mais atentos, por exemplo. Há imensas possibilidades a surgirem."

Maria Balthammar

Cargo: Designer Principal da Volvo Trucks.
Idade: 41 anos.
Anos na Volvo: 6.

 

Related News