Especificações de linha motriz para o Volvo FMX

• Motores
• I-Shift
• Packs de software I-Shift
• Caixas de velocidades manuais
• Powertronic

• Eixos traseiros
• Desmultiplicações do eixo traseiro
• Combinações de linha motriz
• Tomadas de força

Motores

  D11A D13A
N.º de cilindros 6 6
Cilindrada 10,8 dm³ 12,8 dm³
Curso 152 mm 158 mm
Diâmetro 123 mm 131 mm
Taxa de compressão 18.0:1 18.0:1
Regime económico 1050–1500 r/min 1050–1600 r/min
Efeito de travagem de escape (2400 r/min) 160 kW (2300 r/min) 170 kW
Efeito VEB (2400 r/min) 290 kW  
VEB opção  
Efeito VEB+   (2300 r/min) 300 kW
VEB+   opção
Filtros de óleo 2 fluxo total, 1 bypass 2 fluxo total, 1 bypass
Volume de mudança de óleo, incluindo filtro 36 l 33 l
Sistema de refrigeração, volume total 26 l 24 l

Pré-requisitos de combustível

Apenas combustível sem enxofre (EN590, com teor máximo de enxofre de 350 ppm).

  

Tomada de força montada no motor

  Binário disponível Desmultiplicação
EPTT650 650 Nm* 1.26:1
EPTT1000 1000 Nm* 1.26:1
* Binário disponível durante a condução e parado.
D11A - Potência/binário

D11A - Potência/binário

Potência de acordo com: EC 582/2011

D11A330 (243 kW)  
Potência máxima às 1400-1950 r/min 330 cv
Binário máximo às 1000-1300 r/min 1650 Nm
   
D11A370 (272 kW)  
Potência máxima às 1600–1900 r/min 370 cv
Binário máximo às 1000–1400 r/min 1770 Nm
   
D11A430 (317 kW)  
Potência máxima às 1800–1900 r/min 430 cv
Binário máximo às 1100–1400 r/min 1970 Nm
   
D13A – Potência/binário

D13A – Potência/binário

Potência de acordo com: EC 582/2011

D13A400 (294 kW)  
Potência máxima às 1400–1800 r/min 400 cv
Binário máximo às 1050–1400 r/min 2000 Nm
   
D13A440 (324 kW)  
Potência máxima às 1400–1800 r/min 440 cv
Binário máximo às 1050–1400 r/min 2200 Nm
   
D13A480 (353 kW)  
Potência máxima às 1400–1800 r/min 480 cv
Binário máximo às 1050–1400 r/min 2400 Nm
   
D13A520 (382 KW)  
Potência máxima às 1500–1800 r/min 520 cv
Binário máximo às 1050–1450 r/min 2500 Nm
I-Shift

Caixa de velocidades split/range de 12 velocidades com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shift pode ser equipada com um retardador compacto, tomada de força, bomba de direção assistida de emergência e radiador de óleo.

Especificações

Tipo
Mudança mais alta
Binário do motor
Peso bruto de conjunto
AT2412F Direct Drive (1:1) 2400 Nm 44 t
AT2612F Direct Drive (1:1) 2600 Nm 100 t
ATO2612F Overdrive 2600 Nm 100 t

Packs de software I-Shift

Versão básica (TP-BAS)
A variante TP-BAS é o pack de software standard fornecido com a I-Shift e inclui as funções básicas de caixa de velocidades para condução em todas as situações.

Software de mudança de velocidades I-Shift para distribuição (TP-DIST)
A variante TP-DIST adapta o funcionamento da caixa de velocidades às condições específicas do segmento de distribuição. O pack de software inclui funções que facilitam o arranque e a execução de manobras em locais apertados e quando se conduz a baixas velocidades.

Software de mudança de velocidades I-Shift para construção (TP-CON)
A variante TP-CON adapta o funcionamento da caixa de velocidades às condições específicas do segmento de construção. O pack de software inclui funções que facilitam o arranque e a execução de manobras em locais apertados e quando se conduz a baixas velocidades. Este software também consegue lidar com condições da estrada mais difíceis.

Software de mudança de velocidades I-Shift para longo curso (TP-LONG)
A variante TP-LONG inclui funções inteligentes que levam a uma redução do consumo de combustível. Este pack de software é ideal para operações de transporte de longo curso em que a economia de combustível é um fator muito importante. Este pack inclui a função I-Roll.

Transportes pesados (TP-HD)
A variante TP-HD otimiza a I-Shift para transportes pesados com pesos brutos de conjunto elevados (>85 toneladas). Independentemente do peso bruto de conjunto, o motorista pode sempre otimizar as características de condução ativando ou desativando o modo HD (heavy duty) e ativando o modo de longo curso. As funções do pack de software também trazem
benefícios para camiões que transportem vários reboques.

Packs de software I-Shift

Variantes TP-BAS TP-DIST TP-CON TP-LONG TP-HD**
Funções PTO Básicas (APF-BAS)
Funções para PTO Melhoradas (APF-ENH) o o o o o
Seleção de Velocidades Básica (AMSO-BAS)
Seleção de velocidades em modo Automático, incluindo Kickdown (AMSO-AUT) o o o
Pack adicional básico (AVO-BAS)
Desempenho Melhorado – Mau Piso (AVO-ENH) o o o
Estratégia Básica de Engrenamento
Engrenamento Rápido
Monitorização da Temperatura do Óleo da Transmissão
Arranque com Alta Rotação
I-Roll (•)
Cruise Control Inteligente (•)
Controlo de Arranque
Estratégia Melhorada de Engrenamento (PBC ≤ 85 t)
Trabalhos Pesados - PBC (85 t < PBC ≤ 180 t)
Redutora ultra-baixa* (ASO-ULC) o o o
Redutora* (ASO-C) o o o
Várias velocidades de marcha-atrás* (ARSO-MSR) o o o
I-See (PVT-BAS) - Utilização de dados de GPS o o
I-See (PVT-EXT) - Utilização de dados de GPS o o
• Série (•) A função pode ser utilizada quando a variante TP-LONG está ativada. o Opcional – Não disponível
*Apenas AT2612F, ATO2612F, ARSO-MSR requer ASO-ULC ou ASO-C.
**Apenas AT2612F e ATO2612F

Função da I-Shift explicadas

Estratégia Básica de Engrenamento
Seleção automática da velocidade de arranque adequada (1ª a 6ª velocidade). A escolha da velocidade de arranque é influenciada pelo peso bruto e pela inclinação da estrada.

Engrenamento Rápido
Permite fazer passagens de caixa mais rápidas e suaves através da utilização inteligente do travão de compressão do motor (VEB), da embraiagem do veículo e de um travão de transmissão especial.

Seleção de Velocidades Básica
Permite ao motorista ajustar a seleção da mudança engrenada com os botões da alavanca das mudanças durante travagens com o motor em modo automático.

Monitorização da Temperatura do Óleo da Transmissão
Exibe a temperatura do óleo da caixa de velocidades no display de informações do motorista.

Estratégia Melhorada de Engrenamento
Ao interagir com o EBS e o ECS, os arranques e as manobras apertadas são simplificados. Maximiza o efeito de travagem do VEB/VEB+ ao selecionar automaticamente a mudança certa para o motor funcionar a rotações elevadas. Ao mudar de velocidade durante uma travagem com o motor, os travões das rodas são ativados para compensar a perda de binário de travagem.

Controlo de Arranque
Otimiza a seleção de mudanças e as funções EBS quando se manobra a velocidades baixas. Entre outras coisas, esta função também assegura que a Ajuda ao Arranque em Subida só é acionada em subidas.

I-Roll
Ativação e desativação automática de uma função de roda livre com o objetivo de reduzir o consumo de combustível. O I-Roll é utilizado quando não é necessária a potência nem a travagem do motor, por exemplo, em terreno plano.

Cruise Control inteligente
Interage com o Brake Cruise (controlo de travagem) do veículo e assegura que os travões auxiliares não são ativados desnecessariamente. A função de roda livre pode, assim, ter uma utilização ainda maior.

I-See
Um software inteligente para a I-Shift que consegue memorizar dados topográficos e utilizar essa informação para poupar combustível e aumentar o conforto de condução. Os dados são guardados numa base de dados disponível para outros utilizadores do I-See. Quando encomendar o I-See, o cruise control I-Cruise também é incluído. (O I-Cruise também pode ser encomendado em separado.)

Trabalhos Pesados
Otimiza a seleção de velocidades para pesos brutos de conjunto elevados, 85–180
toneladas.

Opções adicionais

Funções para PTO Melhoradas
Várias funções que facilitam a utilização da tomada de força.

Seleção de Velocidades em Modo Automático, incluindo Kickdown
Permite ajustar a seleção de velocidades através dos botões existentes no seletor da caixa de velocidades durante o arranque e ao conduzir em modo automático. A função kickdown seleciona a mudança certa para máxima aceleração.

Desempenho melhorado – Mau Piso
Diversas funções que ajustam a mudança de velocidades e facilitam o arranque e a condução em pisos em más condições ou em terreno acidentado.

Powertronic

Transmissão powershift totalmente automática com conversor de binário e radiador de óleo. Muda de velocidade sem perda de potência. A Powertronic pode ser encomendada de fábrica com uma tomada de força, um retardador integrado e bomba de direção assistida de emergência.

Powertronic

Designação Mudança mais alta Binário do motor (Nm) Peso bruto de conjunto (toneladas)
PT2106 Direct Drive (1:1) 2100 44
PT2606 Direct Drive (1:1) 2600 60

Programas de condução incorporados Powertronic

Economia

Para uma economia de combustível otimizada. As mudanças de velocidade ocorrem no regime de rotações mais económico.

Desempenho

Utilizado quando é necessária mais potência do motor. A transmissão efetua as mudanças de velocidade em regimes de rotações mais elevados.

Caixas de velocidades manuais

Caixa split/range manual de 14 velocidades com duas velocidades super-lentas, doze velocidades de avanço sincronizadas e quatro velocidades de marcha-atrás. O acionamento por cabos proporciona movimentos de mudança de velocidades curtos e precisos e elimina vibrações na alavanca das mudanças. A função patenteada de assistência de sincronização da Volvo contribui para uma redução da força empregue na mudança de velocidades. As caixas de velocidades podem ser equipadas com um retardador compacto, tomada de força, bomba de direção assistida de emergência e radiador de óleo.

Caixas de velocidades manuais

Designação Mudança mais alta Binário do motor (Nm) Peso bruto de conjunto (toneladas)
VT2009B Direct Drive (1:1) 2000 60
VT2214B Direct Drive (1:1) 2200 100
VTO2214B Overdrive 2200 100
VT2514B Direct Drive (1:1) 2500 100
VTO2514B Overdrive 2500 100
VT2814B Direct Drive (1:1) 2800 100
VTO2814B Overdrive 2800 100

Eixos traseiros

Designação Eixo Engrenagem Binário máximo (Nm) Carga máxima sobre o eixo/bogie (toneladas) Peso bruto de conjunto (toneladas)
Redução simples          
RSS1344C/D Simples Hipóide 2600 13 44
RSS1356 Simples Hipóide 2400/2800 13 56/44
RSS1360 Simples Hipóide 3550 13 60
RTS2370A Tandem Hipóide 3550 23 70
           
Redução nos cubos          
RSH1365 Simples Hipoidal 2400 13 65
RSH1370F Simples Helicoidal cónica 3550 13 70
RTH2610F Tandem Helicoidal cónica 3550 26 100
RTH3210F Tandem Helicoidal cónica 3550 32 100
RTH3312 Tandem Helicoidal cónica 3550 33 120
           

Desmultiplicações do eixo traseiro

RSS1344C/D RSS1356 RSS1360 RTS2370A RSH1365 RSH1370F RTH2610F RTH3210F RTH3312
2.31:1* 2.50:1 2.47:1 2.43:1

3.61:1

3.46:1 3.33:1 3.33:1 3.61:1
2.47:1* 2.64:1 2.64:1 2.57:1

3.76:1

3.61:1 3.46:1 3.46:1 3.76:1
2.64:1 2.79:1 2.85:1 2.83:1

4.12:1

3.76:1 3.61:1 3.61:1 4.12:1
2.85:1 3.10:1 3.08:1 3.09:1 4.55:1 4.12:1 3.76:1 3.76:1 4.55:1
3.08:1 3.44:1 3.40:1 3.40:1   4.55:1 3.97:1 3.97:1 5.41:1
3.36:1 3.67:1 3.67:1 3.78:1   5.41:1 4.12:1 4.12:1 7.21:1
3.70:1   4.11:1 4.13:1     4.55:1 4.55:1  
4.11:1     4.50:1     5.41:1 5.41:1  
4.63:1     5.14:1       7.21:1  
5.29:1     5.67:1          
      6.17:1          
* Para RSS1344D.

Combinações de linha motriz

  D11A330 D11A370 D11A430 D13A400 D13A440 D13A480 D13A520
Caixa de velocidades manual              
VT2009B          
VT2214B    
VTO2214B    
VT2514B      
VTO2514B      
VT2814B            
VTO2814B            
               
Powertronic              
PT2106        
PT2606      
               
I-Shift              
AT2412F    
AT2612F
ATO2612F
               
Eixos de redução simples              
RSS1344C
RSS1344D
RSS1356
RSS1360
RTS2370A
               
Eixos de redução nos cubos              
RSH1365  
RSH1370F
RTH2610F
RTH3210F
RTH3312
               
Eixo dianteiro motriz/Caixa de velocidades de distribuição              
FAA11/FAA21/V2501TB

Tomadas de força

MONTADA NO MOTOR

PTER-DIN
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

PTER1400
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

PTER100
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

MONTADA NA CAIXA DE VELOCIDADES

PTR-F
Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.

PTR-FL/FH
Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.

PTR-D/PTR-DM/PTR-DH
Baixa, média ou alta velocidade com ligação DIN para instalação direta de uma bomba hidráulica.

PTRD-F
Alta velocidade com ligação por flange para acoplamento direto de veio de transmissão.

PTRD-D
Alta velocidade com duas ligações. Ligação DIN à frente e atrás para montagem direta de bombas hidráulicas.

PTRD-D1
Alta velocidade com duas ligações. Ligação por flange atrás e ligação DIN à frente.

PTRD-D2
Alta velocidade com duas ligações atrás e uma ligação à frente. Duas ligações por flange atrás e uma ligação DIN à frente.  

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