Especificações de chassis para o Volvo FMX

  • Alturas dos chassis
  • Carga máxima sobre o eixo dianteiro
  • Suspensão traseira
  • Travessas-de-reboque
  • Depósitos de combustível
  • Pratos de engate
  • Direção Dinâmica Volvo
  • Elevação do eixo Tandem
  • Controlo Automático de Tração
  • Eixos "mortos"
  • Eixos pusher
  • Travões

Alturas dos chassis

Médio  aprox. 900 mm
Alto aprox. 1000 mm
Extra alto  aprox. 1200 mm
Extra-Extra Alto  aprox. 1240 mm

Carga máxima sobre o eixo dianteiro (toneladas)

  Pneumática  Molas 
Médio  10 
Alto  10/20*
Extra alto    10/20*
Extra-Extra Alto    10/20*
* Com eixos dianteiros duplos (FAA20/FAA21)

Carga Máxima Sobre o Eixo Dianteiro (Toneladas)

FA-LOW Eixo dianteiro baixo para altura de chassis média, carga no eixo até 9 toneladas.
FA-MED Eixo dianteiro médio para altura de chassis média, carga no eixo até 10 toneladas.
FA-HIGH Eixo dianteiro alto para altura de chassis alta, carga no eixo até 10 toneladas.
FA-XHIGH Eixo dianteiro extra alto para altura de chassis extra alta, carga no eixo até 10/18* toneladas.
FA-XXHIGH Eixo dianteiro motriz, carga no eixo até 9/18* toneladas.
Eixos dianteiros duplos – FA-HIGH/FA-XHIGH Disponível com as configurações 8×2 e 8×4, carga no eixo até 18 toneladas.

Suspensão Traseira

Designação Configuração Tipo de suspensão Carga sobre o eixo/bogie Redução Outros eixos
Simples           
RAD-L90 4×2 Parabólica/Multi-folha 13 t Simples/cubo  
RAD-GR 4×2 Pneumática  13 t Simples/cubo  
RAD-G2 4×2 Pneumática  13 t Simples/cubo  
RAD-L90 4×4 Parabólica/Multi-folha 13 t Cubo   
           
Bogie           
RADT-AR 6×2 Parabólica 19/21 t Simples/cubo Eixo morto fixo
RADT-GR 6×2/8×2 Pneumática 19/20,5/22,5/23 t Simples/cubo Fixo/direcionável/direcionável automático
RAPD-GR 6×2 Pneumática 19/22 t Simples/cubo Eixo pusher fixo/direcionável
RADD-G2 6×4/8×4 Pneumática 21/23/26 t Simples/cubo  
RADD-BR 6×4/8×4 Parabólica 21 t Simples/cubo  
RADD-TR1 6×4/8×4 Molas Parab./Convencionais 23/26 t Simples/cubo  
RADD-TR2 6×4/8×4 Molas convencionais 26/32 t Cubo  
RADD-GR 6×4/8×4 Pneumática 21/23/26 t Simples/cubo  
RADD-BR 6×6 Parabólica 21 t Cubo  
RADD-TR1 6×6 Molas Parab./Convencionais 26 t Cubo  
RADD-TR2 6×6 Molas convencionais 26/32 t Cubo  
RAPDT-GR 8×2 Pneumática 27/30/30,5/31,5/32 t Simples/cubo 3 eixos/pusher direcionável e eixo morto direcionável ou fixo
RADDT-GR 8×4 Pneumática 27/33/36 t Simples/cubo 3 eixos/eixo morto direcionável
RAPDD-GR 8×4 Pneumática 27/30,5/32/35 t Simples/cubo 3 eixos/eixo pusher direcionável
RADDT-G2 8×4 Pneumática 27/33/36 t Simples/cubo 3 eixos/eixo morto direcionável
RADD-BR 8×6 Parabólica 21 t Cubo  
RADD-TR1 8×6 Molas Parab./Convencionais 26 t Cubo  
RADD-TR2 8×6 Molas convencionais 26/32 t Cubo  

Travessas de reboque
Travessas de reboque montadas ao centro, a meia altura ou sob o chassis para engate em reboques de eixo central. As travessas de reboque podem ser montadas em posições com intervalos de 25 milímetros. 

Depósitos de combustível
Depósitos em alumínio ou aço com volumes que variam entre os 150 e os 900 litros. O volume de combustível máximo é de 1.480 litros para um trator 4×2. 

Pratos de engate
Consoante o tipo de montagem e o prato utilizado, a carga vertical sobre o prato pode chegar até às 36 toneladas. A gama inclui um prato de engate ISO com perfis em L de diferentes alturas. O prato de engate montado em flange é uma variante de baixo peso, dado que não necessita de uma placa de fixação. A altura mínima do prato de engate acima do chassis é de aproximadamente 140 milímetros. Está disponível como opção, para variantes específicas, um indicador integrado de lubrificação e ligação do reboque.

Travões
O EBS (Sistema de Travagem Controlado Eletronicamente) permite ter uma resposta, um desempenho e uma sensação de travagem superior, com acesso a várias funcionalidades práticas. O EBS está agora disponível para travões de disco e travões de tambor com came Z (para uma gama específica de configurações de eixo e alturas de chassis). Atualize o seu sistema de travagem adicionando o pack EBS Médio ou qualquer uma das opções adicionais.

Direção Dinâmica Volvo
Sistema de direção ativo com binário extra. Fornece mais potência de direção a baixas velocidades, reduz os esticões da direção e mantém o volante na posição a direito ao travar em superfícies de atrito misto. O volante volta automaticamente à posição neutra ao conduzir em frente e ao fazer marcha-atrás.

A Direção Dinâmica Volvo está agora disponível para todas as configurações de eixos, exceto com eixo dianteiro motriz (4×4, 6×6, 8×6 e 10×6).

Elevação do Eixo Tandem
Permite desengatar e elevar o eixo motriz mais recuado do bogie tangem, reduzindo o consumo de combustível e o raio de viragem. Pressionando um botão no painel de instrumentos, o motorista pode elevar o eixo quando o camião está descarregado. Quando o camião está carregado, o eixo baixa e é engatado automaticamente.

A Elevação do Eixo Tandem está disponível para configurações 6×4 e 8×4 (com bogie tandem) equipadas com travões de disco.

Controlo Automático de Tração (ATC)
Ativa automaticamente o eixo dianteiro motriz quando necessário, desativando-o quando o terreno permite, poupando combustível e melhorando a capacidade de manobra. O ATC é equipado de série em todas as configurações do Volvo FMX com eixo dianteiro motriz (4×4, 6×6, 8×6 e 10×6).

Eixos "mortos"
Disponíveis em várias configurações – fixos com rodado simples ou duplo, direção ativa ou passiva. Carga sobre o eixo: 7,5, 9,5 ou 10 toneladas. 

Eixos pusher
Disponível nas variantes fixa e de direção ativa, tanto para tratores como para rígidos. Carga sobre o eixo: 7,5 ou 9 toneladas.

EBS MÉDIO

Para além de incluir o pack EBS Standard, o pack EBS Médio acrescenta as seguintes características:

Controlo de Estado do EBS
Monitorização do estado do EBS através do sistema eletrónico do veículo TEA2+ e da Volvo Tech Tool.

Ajuda ao Arranque em Subida
Os travões só são libertados quando o binário disponibilizado pelo motor for suficiente para fazer avançar o camião sem que este descaia.

Autonomia das Pastilhas
calcula o número de quilómetros restantes até ser necessária a substituição das pastilhas dos travões. (Apenas para travões de disco.)

Libertação Automática do Travão de Estacionamento
O travão de parque é automaticamente libertado quando o motorista pressiona o pedal do acelerador e seleciona uma mudança (apenas com a caixa de velocidades I-Shift).

OPÇÕES ADICIONAIS

Para além dos packs de software, existem as seguintes opções:

Prevenção de Efeito Tesoura
Esta inovadora função do sistema de travagem permite travar o reboque. O travão é automaticamente ativado e o risco de efeito tesoura é minimizado.

ESP (Electronic Stability Program)
O ESP consegue gerir individualmente os travões de cada roda, mantendo a estabilidade do conjunto e contrariando o efeito tesoura, o capotamento e oscilações do reboque ou semirreboque. O ESP cumpre a legislação em termos de Controlo Eletrónico da Estabilidade do Veículo, estando disponível para veículos de 2 e 3 eixos.

Luz de Travagem de Emergência
Em caso de travagem de emergência a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes dos travões acendem e apagam de forma intermitente, quatro vezes por segundo. 

Retardador hidráulico
Retardador compacto montado na caixa de velocidades com potência máxima de travagem de 440 kW.

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