O sistema é incrivelmente rápido; demora menos de meio segundo a ativar o engate estriado. Isso garante sempre a máxima tração e mobilidade.

Jonas Odermalm

Diretor do segmento de construção, Volvo Trucks

Vídeo do Teste ao Vivo do Controlo Automático de Tração

Sophie, 4 anos de idade, em

O nosso teste de condução mais exigente de sempre

O ATC é ativado automaticamente

Funcionamento

Quando está escorregadio, o Controlo Automático de Tração ativa e desativa automaticamente a tração às rodas dianteiras, exatamente quando necessário. Sensores nas rodas traseiras detetam quando se começa a perder tração, sendo imediatamente ativada a tração integral. Um engate estriado transfere depois a potência para o eixo dianteiro motriz e o camião continua sem perder binário nem velocidade. O eixo dianteiro motriz fica ativado até que motorista solte o pedal do acelerador.

O ATC não requer interação do motorista – simplesmente funciona. Contudo, um interruptor no painel de instrumentos permite ativar manualmente o eixo dianteiro ou, quando as condições de condução são extremamente difíceis, ativar todos os bloqueios de diferencial.

Este sistema comprovado foi uma funcionalidade da Volvo Construction Equipment durante anos. Somos o primeiro fabricante a introduzir este sistema revolucionário num camião de construção.

O ATC só é utilizado quando necessário, para poupar combustível e desgaste

Poupe combustível precioso

A nossa investigação mostra que a maioria apenas precisa de tração integral 5% do tempo. Isso significa que 95% do tempo um eixo dianteiro motriz é um desperdício de combustível. O Controlo Automático de Tração ajuda-o a maximizar a eficiência de combustível. Quando não é necessária a tração adicional, o sistema desativa automaticamente o eixo dianteiro, reduzindo o consumo de combustível até 2% (com base num ciclo de condução de transporte regional). A desativação automática do eixo dianteiro também reduz o desgaste.

O ATC proporciona toda a tração, quando necessário

Sem cedências

Um eixo dianteiro motriz ajuda-o a evitar problemas. Mas quando ativado, prejudica a manobrabilidade. Ao contrário do sistemas de tração integral permanente, o ATC proporciona-lhe o melhor dos dois mundos. Quando o eixo dianteiro motriz está ativado, tem ao seu dispor toda a tração de que precisa. E quando está desativado (o que acontece a maior parte do tempo), melhora a monobrabilidade do camião.

O chassis do Volvo FMX é concebido para proteger todas as peças vitais.

Tudo está protegido

O chassis do Volvo FMX foi concebido para proteger todas as peças vitais. As barras paralelas e de ligação estão alinhadas com o eixo, no interior da bainha do eixo. As câmaras dos travões e os depósitos de combustível também estão bem protegidos.

O eixo dianteiro motriz tem a mesma posição de um eixo não motriz, proporcionando um ângulo de aproximação muito melhor quando subir inclinações íngremes (28° com eixo dianteiro motriz e pneus 13R22.5). O eixo dianteiro motriz está agora disponível com suspensão pneumática traseira, permitindo uma distância ao solo de 300 milímetros.

Saiba mais sobre a suspensão pneumática traseira
Configurações disponíveis para FMX com controlo automático de tração

Configurações disponíveis

  • 4×4 rígido
  • 4×4 trator
  • 6×6 rígido
  • 6×6 trator
  • 8×6 rígido

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O controlo é seu

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