Especificações de chassis para o Volvo FM

 

  • Alturas dos chassis
  • Carga máxima sobre o eixo dianteiro
  • Suspensão traseira
  • Alturas de acoplamento do prato de engate
  • Travessas de reboque
  • Depósitos de combustível
  • Depósitos de AdBlue
  •  

     

  • Pratos de engate
  • Direção Dinâmica Volvo
  • Elevação do Eixo Tandem
  • Eixos "mortos"
  • Eixos pusher
  • Travões 
  •  

    Alturas dos chassis

    Extra-baixo (trator) aprox. 810 mm
    Baixo aprox. 850 mm
    Médio aprox. 900 mm
    Alto aprox. 1000 mm

    Carga máxima sobre o eixo dianteiro (toneladas)

      Pneumática Molas
    Extra-baixo 8
    Baixo 8
    Médio 9 9
    Alto 9 10/20*
    * Com eixos dianteiros duplos (FAA20).

    Suspensão traseira

    Designação Eixos Suspensão Carga sobre o eixo/bogie Redução Eixos pusher/mortos
    Simples
    RAD-L90 4×2 Parabólica/Multi-folha 13 t Simples/cubo  
    RAD-GR 4×2 Pneumática 11,5/13 t Simples/cubo  
    Bogie
    RADT-AR 6×2 Parabólica 19/21 t Simples/cubo Eixo morto (fixo)
    RADT-GR 6×2/8×2 Pneumática 19/20,5/22,5/23 t Simples/cubo Eixo morto (fixo/direcional/direcional automático)
    RAPD-GR 6×2 Pneumática 19/22 t Simples/cubo Eixo pusher (fixo/direcional)
    RADD-BR 6×4/8×4 Parabólica 21 t Simples/cubo  
    RADD-TR1 6×4/8×4 Molas Parab./Convencionais 23/26 t Simples/cubo  
    RADD-TR2 6×4/8×4 Molas convencionais 26/32 t Cubo  
    RADD-GR 6×4/8×4 Pneumática 21/23/26 t Simples/cubo  
    RADDT-GR 8×4/10x4 Pneumática 27/33/36 t Simples/cubo Eixo morto (direcional)
    RAPDD-GR 8×4 Pneumática 27/30,5/32/35 t Simples/cubo Eixo pusher (direcional)
    RAPDT-GR 8x2 Pneumática 27/30/30,5/31,5/32 t Simples/cubo Eixo Pusher (direcional) + eixo morto (fixo/direcional)

    Alturas de acoplamento do prato de engate

    Transmissão Chassis Suspensão Altura da estrutura do chassis Altura do prato de engate* Pneu Altura de acoplamento mín.** Altura nominal dos eixos**
    4×2 Extra-baixo RAD-GR 266 140 295/55 867 912
      Extra baixo RAD-GR 266 140 295/60 887 932
      Baixo RAD-GR 266 140 315/60 955 1015
      Médio RAD-GR 266 140 315/70 1014 1075
      Médio RAD-GR 300 140 315/70 1031 1092
      Alto RAD-GR 266 140 315/80 1056 1147
      Alto RAD-GR 300 140 315/80 1090 1164
    6×2 Baixo RADT-GR 266 160 315/60 975 1035
      Médio RADT-GR 266 160 315/70 1034 1095
      Médio RADT-GR 300 160 315/70 1051 1112
      Alto RADT-GR 300 150* 315/80 1160 1234
      Médio RAPD-GR 266 160 315/70 1034 1095
      Médio RADT-GR 300 160 315/70 1051 1112
      Alto RAPD-GR 266 160 315/80 1076 1167
      Alto RAPD-GR 300 160 315/80 1110 1184
    6×4 Alto RADD-GR 300 150* 315/80 1173 1234
    8x4 Alto RAPDD-GR 300 160 315/80 1137 1207
    * Altura de montagem +60 mm.
    ** Alturas aproximadas.

    Travessas de reboque
    Travessas de reboque montadas ao centro, a meia altura ou sob o chassis para engate em reboques de eixo central. As travessas de reboque podem ser montadas em posições com intervalos de 25 milímetros.

    Depósitos de combustível
    Depósitos em alumínio ou aço com volumes que variam entre os 150 e os 900 litros. O volume de combustível máximo é de 1480 litros para um trator 4×2.

    Depósitos de AdBlue
    Plástico. Volumes entre 32 e 90 litros. A bomba de AdBlue está integrada no módulo do depósito de AdBlue.

    Pratos de engate
    Consoante o tipo de montagem e o prato utilizado, a carga vertical sobre o prato pode chegar até às 36 toneladas. A gama inclui um prato de engate ISO com perfis em L de diferentes alturas. O prato de engate montado em flange é uma variante de baixo peso, dado que não necessita de uma placa de fixação. A altura mínima do prato de engate acima do chassis é de aproximadamente 140 milímetros. Está disponível como opção, para variantes específicas, um indicador integrado de lubrificação e ligação do reboque.

    Direção Dinâmica Volvo
    Sistema de direção ativo com binário extra. Fornece mais potência de direção a baixas velocidades, reduz os esticões da direção e mantém o volante na posição a direito ao travar em superfícies de atrito misto. O volante volta automaticamente à posição neutra ao conduzir em frente e ao fazer marcha-atrás.

    A Direção Dinâmica Volvo está agora disponível para todas as configurações de eixos, incluindo camiões com eixos dianteiros duplos.

    Elevação do Eixo Tandem
    Permite desengatar e elevar o eixo motriz mais recuado do bogie tangem, reduzindo o consumo de combustível e o raio de viragem. Pressionando um botão no painel de instrumentos, o motorista pode elevar o eixo quando o camião está descarregado. Quando o camião está carregado, o eixo baixa e é engatado automaticamente. 

    A Elevação do Eixo Tandem está disponível para configurações 6×4 e 8×4 (com bogie tandem) equipadas com travões de disco.

    Eixos "mortos"
    Disponíveis em várias configurações – fixos com rodado simples ou duplo, direção ativa ou passiva. Carga sobre o eixo: 7,5, 9,5 ou 10 toneladas.

    Eixos pusher
    Disponíveis nas variantes fixa e de direção ativa, tanto para tratores como para rígidos. Carga sobre o eixo: 7,5 ou 9 toneladas.

    Travões

    O EBS (Sistema de Travagem Controlado Eletronicamente) permite ter uma resposta, um desempenho e uma sensação de travagem superior, com acesso a várias funcionalidades práticas. O EBS está agora disponível para travões de disco e travões de tambor com came Z (para uma gama específica de configurações de eixo e alturas de chassis). Atualize o seu sistema de travagem adicionando o pack EBS Médio ou qualquer uma das opções adicionais.

    EBS MÉDIO

    Para além de incluir o pack EBS Standard, o pack EBS Médio acrescenta as seguintes características.

    Controlo de Estado do EBS

    Monitorização do estado do EBS através do sistema eletrónico do veículo TEA2+ e da Volvo Tech Tool.

    Ajuda ao Arranque em Subida

    Os travões só são libertados quando o binário disponibilizado pelo motor for suficiente para fazer avançar o camião sem que este descaia.

    Autonomia das Pastilhas

    Havendo a possibilidade de conhecer a cada instante o desgaste das pastilhas de travão, é possível calcular o número de quilómetros restantes até ser necessária a sua substituição. (Apenas para travões de disco.)

    Libertação Automática do Travão de Parque

    O travão de parque é automaticamente libertado quando o motorista pressiona o pedal do acelerador e seleciona uma mudança (apenas com a caixa de velocidades I-Shift).

    OPÇÕES ADICIONAIS

    Para além dos packs de software, existem as seguintes opções:

    Prevenção de Efeito Tesoura

    Esta inovadora função do sistema de travagem permite travar o reboque. O travão é automaticamente ativado e o risco de efeito tesoura é minimizado.

    ESP (Electronic Stability Program)

    O ESP consegue gerir individualmente os travões de cada roda, mantendo a estabilidade do conjunto e contrariando o efeito tesoura, o capotamento e oscilações do reboque ou semirreboque. O ESP cumpre a legislação em termos de Controlo Eletrónico da Estabilidade do Veículo, estando disponível para veículos de 2 e 3 eixos.

    Luz de Aviso de Travagem de Emergência

    Em caso de travagem de emergência a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes dos travões acendem e apagam de forma intermitente, quatro vezes por segundo.

    Retardador hidráulico

    Retardador compacto montado na caixa de velocidades com potência máxima de travagem de 440 kW.

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    Especificações de chassis

    Transfira as especificações completas dos chassis em PDF. Transferir(PDF, 2.7 MB)
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