Especificações de chassis para Volvo FH

  • Alturas dos chassis
  • Carga máxima sobre o eixo dianteiro
  • Suspensão traseira
  • Alturas de acoplamento, tratores
  • Travessas de reboque
  • Depósitos de combustível
  • Depósitos de AdBlue
  • Pratos de engate
  • Suspensão dianteira independente
  • Direção Dinâmica Volvo
  • Eixos "mortos"
  • Eixos pusher
  • Travões

Alturas dos chassis

Extra-baixo (trator) aprox. 810 mm
Baixo aprox. 850 mm
Médio aprox. 900 mm
Alto aprox. 1000 mm
Extra alto aprox. 1200 mm

Carga máxima sobre o eixo dianteiro (toneladas)

  Pneumática Molas
Extra-baixo 7.5 -
Baixo 8 -
Médio 9* 9
Alto 9 10/18**
Extra alto - 10/20**
* Com Suspensão Dianteira Independente 8.5
** Com eixos dianteiros duplos (FAA20/FAA21)

Suspensão traseira

Designação Eixos Suspensão Carga sobre o eixo/bogie Redução Eixos mortos/pusher
Simples          
RAD-L90 4×2 Parabólica/Multi-folha 13 t Simples/cubo  
RAD-GR 4×2 Pneumática 11,5/13 t Simples/cubo  
RAD-G2 4×2 Pneumática (para construção) 13 t Cubo  
           
Bogie          
RADT-AR 6×2/8×2 Parabólica 19/21 t Simples/cubo Eixo morto (fixo)
RADT-GR 6×2/8×2 Pneumática 19/20,5/22,5/23 t Simples/cubo Eixo morto (fixo/direcional/direcional automático)
RAPD-GR 6×2 Pneumática 19/22 t Simples/cubo Eixo Pusher (fixo/direcional)
RADD-G2 6×4/8×4 Pneumática (para construção) 21/23/26 t Simples/cubo  
RADD-BR 6×4/8×4 Parabólica 21 t Simples/cubo  
RADD-TR1 6×4/8×4 Molas Parab./Convencionais 23/26 t Simples/cubo  
RADD-TR2 6×4/8×4 Molas convencionais 26/32 t Cubo  
RADD-GR 6×4/8×4 Pneumática 21/23/26 t Simples/cubo  
RAPDT-GR 8×2 Pneumática 27/30/30,5/31,5/32 t Simples/cubo Eixo Pusher (direcional) + eixo morto (fixo/direcional)
RADDT-GR 8×4/10×4 Pneumática 27/33/36 t Simples/cubo Eixo morto (direcional)
RAPDD-GR 8×4 Pneumática 27/30,5/32/35 t Simples/cubo Eixo pusher (direcional)
RADDT-G2 8×4/10×4 Pneumática (para construção) 27/33/36 t Simples/cubo Eixo morto (direcional)

Alturas de acoplamento do prato de engate

Transmissão Altura do chassis Suspensão Altura da estrutura do chassis Altura do prato de engate* Pneu Altura de acoplamento mínima Altura nominal dos eixos**
4×2 Extra-baixo RAD-GR 266 140 295–55 867 912
  Extra baixo RAD-GR 266 140 295–60 887 932
  Baixo RAD-GR 266 140 315–60 955 1015
  Médio RAD-GR 266 140 315–70 1014 1075
  Médio RAD-GR 300 140 315–70 1031 1092
  Alto RAD-GR 266 140 315–80 1056 1147
  Alto RAD-GR 300 140 315–80 1090 1164
6×2 Baixo RADT-GR 266 160 315–60 975 1035
  Médio RADT-GR 266 160 315–70 1034 1095
  Médio RADT-GR 300 160 315–70 1051 1112
  Alto RADT-GR 300 150* 315–80 1160 1234
  Médio RAPD-GR 266 160 315–70 1034 1095
  Médio RAPD-GR 300 160 315–70 1051 1112
  Alto RAPD-GR 266 160 315–80 1076 1167
  Alto RAPD-GR 300 160 315–80 1110 1184
6×4 Alto RADD-GR 300 150* 315–80 1173 1234
8×4 Alto RAPDD-GR 300 160 315-80 1137 1207
* Altura de montagem +60 milímetros
** Alturas aproximadas

Travessas de reboque
Travessa de reboque montada ao centro, a meia altura ou sob o chassis para engate em reboque de eixo central. As travessas de reboque podem ser montadas em posições com intervalos de 25 milímetros.

Depósitos de combustível
Depósitos em alumínio ou aço com volumes que variam entre os 150 e os 900 litros. O volume de combustível máximo é de 1480 litros para um trator 4×2.

Depósitos de AdBlue
Volumes entre 32 e 100 litros. A bomba de AdBlue está integrada no módulo do depósito de AdBlue. Plástico.

Pratos de engate
Consoante o tipo de montagem e o prato utilizado, a carga vertical sobre o prato pode chegar até às 36 toneladas. A gama inclui um prato de engate ISO com perfis em L de diferentes alturas. O prato de engate montado em flange é uma variante de baixo peso, dado que não necessita de uma placa de fixação. A altura mínima do prato de engate acima do chassis é de aproximadamente 140 milímetros. Está disponível como opção, para variantes específicas, um indicador integrado de lubrificação e ligação do reboque.

Travões
O EBS (Sistema de Travagem Controlado Eletronicamente) permite ter uma resposta, um desempenho e uma sensação de travagem superior, com acesso a várias funcionalidades práticas. O EBS está agora disponível para travões de disco e travões de tambor com came Z (para uma gama específica de configurações de eixo e alturas de chassis). Atualize o seu sistema de travagem adicionando o pack EBS Médio ou qualquer uma das opções adicionais.

Suspensão dianteira independente
A suspensão dianteira independente permite que as rodas dianteiras se movam verticalmente e de forma independente entre si, o que permite ter excelentes características de manuseamento. Está disponível para configurações 4×2 e 6×2 e tem uma capacidade de carga de 8,5 toneladas. A suspensão dianteira independente pode agora ser combinada com a Direção Dinâmica Volvo.

Direção Dinâmica Volvo
Sistema de direção ativo com binário extra. Fornece mais potência de direção a baixas velocidades, reduz os esticões da direção e mantém o volante na posição a direito ao travar em superfícies de atrito misto. O volante volta automaticamente à posição neutra ao conduzir em frente e ao fazer marcha-atrás.
A Direção Dinâmica Volvo está agora disponível para todas as configurações de eixos, incluindo camiões com eixos dianteiros duplos. Está disponível também em conjunto com suspensão dianteira independente.

Elevação do Eixo Tandem
Permite desengatar e elevar o eixo motriz mais recuado do bogie tangem, reduzindo o consumo de combustível e o raio de viragem. Pressionando um botão no painel de instrumentos, o motorista pode elevar o eixo quando o camião está descarregado. Quando o camião está carregado, o eixo baixa e é engatado automaticamente.
A Elevação do Eixo Tandem está disponível para configurações 6×4 e 8×4 (com bogie tandem) equipadas com travões de disco.

Eixos "mortos"
Disponíveis em várias configurações – fixos com rodado simples ou duplo, direção ativa ou passiva. Carga sobre o eixo: 7,5, 9,5 ou 10 toneladas.

Eixos pusher
Disponível nas variantes fixa e de direção ativa, tanto para tratores como para rígidos. Carga sobre o eixo: 7,5 ou 9 toneladas.

EBS MÉDIO

Controlo de estado do EBS
Monitorização do estado do EBS através do sistema eletrónico do veículo TEA2+ e da Volvo Tech Tool.

Ajuda ao arranque em subida
Os travões só são libertados quando o binário disponibilizado
pelo motor for suficiente para fazer avançar o camião sem que este descaia.

Autonomia das pastilhas
calcula o número de quilómetros restantes até ser necessária a substituição das pastilhas dos travões. (Apenas para travões de disco.)

Libertação automática do travão de estacionamento
O travão de parque é automaticamente libertado quando o motorista pressiona o
pedal do acelerador e seleciona uma mudança (apenas com a caixa de velocidades I-Shift).

OPÇÕES ADICIONAIS

Prevenção de Efeito Tesoura
Esta inovadora função do sistema de travagem permite travar o reboque. O travão é automaticamente ativado e o risco de efeito tesoura é minimizado.

ESP (Electronic Stability Program)
O ESP consegue gerir individualmente os travões de cada roda, mantendo a estabilidade do conjunto e contrariando o efeito tesoura, o capotamento e oscilações do reboque ou semirreboque. O ESP cumpre a legislação em termos de Controlo Eletrónico da Estabilidade do Veículo, estando disponível para veículos de 2 e 3 eixos.

Luz de travagem de emergência
Em caso de travagem de emergência a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes dos travões acendem e apagam de forma intermitente, quatro vezes por segundo.

Retardador hidráulico
Retardador compacto montado na caixa de velocidades com potência máxima de travagem de 680 kW.

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