Volvo FH numa estrada de floresta

Dá-lhe tranquilidade. E dá descanso ao seu pé esquerdo.

Conduzir com a I-Shift é um verdadeiro prazer. Sem o pedal da embraiagem, pode recostar-se em segurança e concentrar-se nos outros dois. A I-Shift com utiliza a sua inteligência incorporada para escolher sempre a mudança certa, de forma rápida e automática. E o software permite ter capacidades de mudança de velocidades impossíveis de igualar, mesmo pelos melhores motoristas. Ainda assim, se quiser estar mais envolvido, também pode. Os botões do seletor de velocidades permitem-lhe intervir e mudar de velocidade manualmente.

Volvo FH16 com I-Shift Dual Clutch na estrada

Simplesmente, conduza

A I-Shift torna a condução mais fácil, segura e confortável. Sem embraiagem pesada e nenhuma manete a dificultar. Cada mudança de velocidade é perfeitamente temporizada. A simplicidade do sistema diminui a fadiga do motorista, ajudando-o a concentrar-se na estrada e no tráfego à sua volta. E se realmente quiser mudanças manuais, o botão na manete das mudanças permite-lhe controlar diretamente cada mudança.

O módulo de redutora acrescenta apenas 120 mm ao comprimento da I-Shift.

Poupe no combustível

A I-Shift foi concebida para poupar combustível – até 5%. As perdas de energia internas são mais baixas do que em caixas de velocidades manuais, mas é a componente eletrónica que realmente faz a diferença. Cada mudança de velocidade é temporizada de forma precisa. Isso garante que o motor funciona com o regime de rotações mais eficiente, seja em modo de economia ou performance. Além disso, em descidas, o I-Roll desengata o motor, maximizando o ímpeto do camião e poupando até 2% adicionais de combustível.

Raio X da caixa de velocidades I-Shift

Como funciona...

Poderá parecer estranho. Debaixo da superfície da I-Shift, o baluarte das transmissões modernas, esconde-se uma caixa de velocidades manual e não sincronizada à moda antiga (o que explica o design compacto e as baixas perdas internas). Claro está, a I-Shift é muito mais do que isso. O segredo está na unidade de controlo eletrónica inteligente. É responsável pelo controlo do sistema pneumático que controla a embraiagem e as mudanças de velocidade. Recebendo constantemente informações relativas à velocidade do veículo, aceleração, peso, inclinação da estrada, exigência de binário e muito mais, pode proceder a cada mudança de velocidade com extrema precisão. Também está em estreita comunicação com o motor, o qual, por sua vez, ajusta o regime de rotações e o efeito de travagem do motor para proporcionar uma mudança de velocidades rápida e confortável.

Reforçada para aplicações muito pesadas

Reforçada para aplicações muito pesadas

Se conduzir em condições extremamente difíceis, irá adorar a I-Shift reforçada. Foi concebida exclusivamente para ambientes em que a transposição de inclinações superiores a 10% é frequente, bem como para condução em terrenos extremamente difíceis. Isso significa que a I-Shift está agora disponível para condições em que uma caixa de velocidades manual ou a Powertronic automática costumavam ser as únicas opções.

Melhor capacidade de arranque em terrenos acidentados

Melhor capacidade de arranque em terrenos acidentados

A I-Shift ficou ainda mais versátil e fácil de conduzir. A caixa de velocidades automática está agora disponível com opção de uma ou duas redutoras, para além da opção de marchas-atrás adicionais. Se transportar cargas pesadas, sabe que arrancar pode ser difícil, especialmente em terrenos inclinados ou maus pisos. Em último caso, poderá ter de descarregar ou até pedir um reboque, com efeitos devastadores ao nível do período operacional e da produtividade. Equipe o seu Volvo FH com I-Shift com redutoras e isso será uma preocupação do passado. A sua capacidade de arranque será drasticamente melhorada, e a pressão sobre a embraiagem será reduzida até 75 por cento, evitando reparações desnecessárias.

Menor consumo de combustível

Redutora lenta, funcionamento ágil

Conseguirá a I-Shift com redutoras ajudar realmente a melhorar a sua economia de combustível? Claro que sim. Dado que anteriormente era costume ter de sacrificar a economia de combustível em favor da capacidade de arranque. Mas graças às redutoras, pode agora especificar o seu camião com uma desmultiplicação do eixo traseiro mais rápida, o que permite manter a velocidade de cruzeiro em regimes de rotações muito mais baixos quando se conduz em pisos aceitáveis. Isso reduz o consumo de combustível até dois pontos percentuais.

Controlo perfeito a velocidades muito baixas

Controlo perfeito em qualquer direção

A capacidade de manobra a baixa velocidade é um dos aspetos mais difíceis do trabalho. Graças a uma desmultiplicação de transmissão até 32:1 (e até 37:1 em marcha-atrás), a I-Shift com redutoras permite-lhe conduzir a velocidades mínimas de 0,5-2 km/h. Tem sempre total controlo, simplificando um estacionamento com precisão quando está prestes a carregar ou descarregar e para evitar acidentes que podem estragar o seu dia e a sua produtividade.

O módulo de redutora acrescenta apenas 120 mm ao comprimento da I-Shift.

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A I-Shift com redutoras contribui para a versatilidade do camião, permitindo utilizar o mesmo camião para diferentes condições de condução e serviços. Conduz em estrada ou fora dela? Precisa de transportar cargas extremas? Trabalha em altitudes elevadas? Aplicações especiais a baixas velocidades? Sem problema. O módulo de redutora acrescenta apenas 120 mm ao comprimento e 48 kg ao peso da I-Shift.

Como gostaria de ter a sua I-Shift? Personalize-a de acordo com as suas condições de condução.

Como gostaria de ter a sua I-Shift?

O software possibilita a personalização da I-Shift de acordo com as suas condições de condução. Opte entre quatro pack complementares – Construção, Distribuição, Longo Curso ou Trabalhos Pesados – bem como várias opções como o I-See, redutoras e tomada de força adicional.

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