Especificações de linha motriz para o Volvo FE

  • Gama de motores
  • Caixas de velocidades manuais
  • Eixos traseiros
  • Desmultiplicações do eixo traseiro
  • Tomadas de força

Motores

  D7E
N.º de cilindros 6
Cilindrada 7,2 dm3
Curso 130 mm
Diâmetro 108 mm
Taxa de compressão 18:1
Regime económico 1200–1700 r/min
Efeito de travagem de escape (2800 r/min) 130 kW
Potência do travão de compressão (2800 r/min) 188 kW
Filtros de óleo 1
Volume de mudança de óleo, incluindo filtro 27,5 l
Sistema de refrigeração, volume total 21,5 l

Intervalo de mudança do óleo
Até 100.000 km ou uma vez por ano (Longo curso): 75.000 quilómetros ou uma vez por ano (Distribuição) com VDS4.

Tomada de força montada no motor
Desmultiplicação 1:1, 600 Nm de binário disponível durante a condução e parado.


 

D7E – Potência/binário

D7E – Potência/binário

Potência de acordo com: EC 582/2011

D7E – Potência/binário

D7E – Potência/binário

Potência de acordo com: EC 582/2011

  D7E240 (177 kW)  
  Potência máxima às 2300 r/min 240 cv
  Binário máximo às 1200–1700 r/min 920 Nm
  D7E280 (206 kW)  
  Potência máxima às 2300 r/min 280 cv
  Binário máximo às 1200–1700 r/min 1050 Nm
  D7E320 (235 kW)  
  Potência máxima às 2300 r/min 320 cv
  Binário máximo às 1200–1700 r/min 1200 Nm

Caixas de velocidades manuais

As caixas de velocidades manuais são acionadas com assistência servo. A alavanca das mudanças curta, posicionada no túnel, é isenta de vibrações e o movimento da alavanca das mudanças é curto e preciso. A transmissão automática é controlada através de botões. Todas as caixas de velocidades podem ser especificadas com uma tomada de força.

Caixas de velocidades manuais

Designação   Número de velocidades Binário máximo Peso bruto de conjunto
ZTO1006 Manual 6 1050 Nm 32 toneladas
ZTO1109 Manual 9 1200 Nm 44 toneladas

Caixas de Velocidades Automáticas

Designação   Número de velocidades Binário máximo Peso bruto de conjunto
AL306 Automático 6 1300 Nm 32 toneladas

Eixos traseiros

Designação Eixo Engrenagem Binário máximo Carga máxima sobre o eixo Peso bruto de conjunto
Redução simples          
RSS1344C Simples Hipóide 2600 Nm 13 toneladas 44 toneladas
RTS2370A Tandem Hipóide 3550 Nm 23 toneladas 70 toneladas
Redução nos cubos          
RSH1370F Simples Hipoidal 3550 Nm 13 toneladas 70 toneladas
RTH2180C Tandem Hipóide 1200 Nm 21 toneladas 80 toneladas

Desmultiplicações do eixo traseiro

RSS1344C RTS2370A RSH1370F RTH2180C
2.64:1 3.09:1 3.76:1 2.96:1
2.85:1 3.40:1 4.12:1 3.08:1
3.08:1 3.78:1 4.55:1 3.22:1
3.36:1 4.13:1 4.67:1 3.36:1
3.70:1 4.50:1 5.41:1 3.52:1
4.11:1 5.14:1 6.18:1 3.70:1
4.63:1 5.67:1 7.21:1 3.89:1
5.29:1 6.17:1   4.12:1
6.17:1     4.35:1
      4.62:1
      4.82:1
      5.12:1
      5.43:1
      5.86:1
      6.31:1

Tomadas de força

  Variante de PTO Designação Desmultiplicação de velocidade Binário máximo (Nm) Rotação
ZTO1006 PTR-ZF4 Flange 1:1.699 320 Igual 
  PTR-ZF5 Bomba 1:1.699 320 Igual
  PTR-FH5 Flange 1:0.963 450 Igual
  PTR-PH4 Bomba 1:0.963 450 Igual
           
ZTO1109 PTR-ZF2 Flange 1:1.903 410 Igual
  PTR-ZF3 Bomba 1:1.903 410 Igual
  PTR-FH1 Flange 1:0.970 800 Inversa 
  PTR-PH1 Bomba 1:0.970 800 Inversa 
  PTR-FH2 Flange 1:1.253 430 Igual
  PTR-PH2 Bomba 1:1.253 430 Igual
  PTR-FH5 Flange 1:1.778 450 Igual
  PTR-PH4 Bomba 1:1.778 450 Igual
  PTRA-PH1* Bomba 1:0.970 600 Inversa 
  PTRA-PH2* Bomba 1:1.253 430 Igual
           
AL306 PR-HP4T Bomba 1:1.401 400 Igual
  PR-HP4TL Bomba 1:1.139 400 Igual
  PR-HP6TH Bomba 1:1.401 600 Igual
  PR-HP6TL Bomba 1:1.139 600 Igual
*PTO adicional opcional para PTR-ZF2/ZF3

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