Especificações de chassis para o Volvo FE

  • Alturas dos chassis
  • Distâncias entre eixos
  • Depósitos de combustível
  • Depósitos de AdBlue
  • Eixos dianteiros
  • Eixos "mortos"
  • Suspensão traseira
  • Preparações para superstruturas
  • Pratos de engate
  • Travões

Alturas dos chassis

  Pneu Altura (mm)
Baixo 315/60R22.5" 880
Médio 315/70R22.5" 950
Alto 315/80R22.5" 1050

Distâncias entre eixos

Distância entre os eixos (mm) 4×2 trator 4×2 rígido 6×2 rígido 6×4 rígido
3200      
3500
3700  
3850      
3900  
4100    
4200      
4300    
4500  
4750    
5000  
5250    
5500  
5800    
6100    
6450    
6800      

Depósitos de combustível
Os depósitos de combustível estão disponíveis em plástico, aço ou alumínio. O volume de combustível varia entre 160 e 630 litros. Existem duas alturas para os depósitos em forma de D – 560 milímetros e 710 milímetros.

Depósitos de AdBlue
O depósito de AdBlue é em plástico e tem um volume de 32 litros. A bomba de AdBlue está integrada no módulo do depósito. Existe uma variante para veículos com depósito de combustível montado do lado direito (ADTP-R) e uma para veículos com depósito montado do lado esquerdo (ADTP-L).

Eixos dianteiros
As cargas sobre os eixos dianteiros variam entre 7,1 e 8 toneladas.

Eixos "mortos"
Estão disponíveis em várias configurações – fixos com rodado simples ou duplo, ou com eixo morto fixo ou direcional. Carga sobre o eixo de 6,7, 7,1, 7,5, 9,5 ou 10,5 toneladas.

Suspensão Traseira

Designação Combinações de eixos Tipo de suspensão  Carga sobre o eixo/bogie (toneladas)  Tipo de eixo  Eixos "Mortos" 
Eixo simples           
RAD-L90  4x2  Parabólica/parabólica de mola em S 13  Simples/cubo  
RAD-KR  4x2  Pneumática  13  Simples/cubo  
Bogie           
RADT-KR  6x2  Pneumática  19/20  Simples/cubo Fixo/direcional 
RADD-BR  6x4  Parabólica  21  Simples/cubo  

Preparações para superstruturas

Furação para Fixação de Superstruturas no Chassis
A linha de furos superior está reservada para a superstrutura. Todos os suportes utilizados na linha de furos superior têm um espaçador de 8 milímetros. Não são utilizados rebites na linha de furos superior.

Preparação para montagem de grua
As placas de fixação para instalação de grua no chassis podem ser montadas de fábrica.

Kit de preparação para montagem de grua
As placas de fixação para instalação de grua no chassis podem ser montadas de fábrica. A caixa das baterias passa mais para trás e as placas de fixação são montadas atrás da cabina, em ambos os lados do chassis. Um kit de preparação elétrica – ELCRANE – incluído.

Pratos de engate
A gama inclui um prato de engate ISO com perfis em L de diferentes alturas. O prato de engate montado em flange é uma variante de baixo peso, dado que não necessita de uma placa de fixação. A altura mínima do prato de engate acima do chassis é de aproximadamente 150 milímetros. Está disponível como opção, para variantes específicas, um indicador integrado de lubrificação e ligação do reboque.

Travões

O Volvo FE dispõe de travões pneumáticos com discos ventilados à frente e atrás. O sistema de travões de disco antibloqueio EBS (Sistema de Travagem Controlada Eletronicamente) proporciona uma resposta de travagem mais rápida e mais segura, com menos desgaste dos travões. O sistema inclui características como ABS, bloqueio do diferencial e Travagem Combinada. Com a Travagem Combinada, o sistema utiliza os diversos travões do veículo para uma aplicação de travagem mais uniforme e um menor desgaste dos travões das rodas e dos pneus. O pack de EBS avançado inclui uma função que facilita o arranque em declives. Os discos dos travões estão disponíveis em tamanhos diferentes, consoante a aplicação.

ESP (Electronic Stability Program)
O ESP (ESP-BAS1) ajuda a manter a estabilidade direcional (controlo de guinada) em condições difíceis e ajuda também a prevenir o capotamento.

Retardador hidráulico para caixas de velocidades AL306
O retardador hidráulico integrado compacto (variantes RET-HYDR e RET-TPT) é montado na caixa de velocidades.

O retardamento com binário de travagem máximo é de 1490 Nm entre 800 e 1900 r/min.

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Especificações de chassis

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